Blog da Univittá

O que temos no mercado hoje paratratar a diarreia de nossos animais?

O que temos no mercado hoje paratratar a diarreia de nossos animais?

Estando com todo esse cenário traçado, começamos a ponderar como está a microflora intestinal desse animal, se ela está devastada por completa, se é viável ou não entrar com um antibiótico, ou se somente um ajuste no manejo e a inclusão de diferentes tipos de probióticos resolverão o caso.

Basicamente temos no mercado dois tipos de probióticos, as leveduras vivas (fungos) e as bactérias, e diversos tipos de ingredientes que atuam com ação prebiótica, mas que no momento citaremos somente um o MOS.

Quando utilizamos as bactérias objetivamos a colonização do intestino com as cepas que temos em mãos, ou melhor, com as bactérias que temos no produto que pretendemos administrar. Já quando aderimos às leveduras vivas (onde encontramos no mercado com o nome de Pro-Sacc), buscamos a alteração do ambiente gastrointestinal, a mudança física, química e metabólica de todo trato digestivo.

A levedura viva (Saccharomyces cerevisiae, Pro-Sacc) entra no trato gastrointestinal do animal e é ativada com a presença de umidade e substrato que lá existe. Uma vez ativada ela inicia uma ação imediata e mais importante para o sintoma em questão que é a absorção de oxigênio, onde uma vez que isso ocorre o meio tende a ficar mais próximos do anaerobismo (sem oxigênio) fator esse determinante para a sobrevida das bactérias patogênicas.

A levedura Pro-Sacc além de alterar o ambiente depois de morta sua estrutura (parede celular) exerce a mesma função do MOS (mananoligossacarideo, parece celular de levedura), ela se liga as bactérias patogênicas impedindo que as mesma se fixem na para gastrointestinal, fazendo com que o próprio fluxo intestinal expulse essas bactérias do organismo.

Por isso em muitos casos a associação do MOS com o Pro-Sacc cria uma simbiose e respalda ainda mais os resultados no controle da diarreia do animais. Então é só juntar os dois e pronto? Como trato? Meu animal está com diarreia há muito tempo, o que faço? Muitas vezes essas duas associações logo acima citadas resolve, mas nem sempre. Por isso, entender mais do caso como um todo poderá ajudar a complementar esse tratamento.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Compartilhe este post:

Postado Por: Allan Rômulo

Allan Rômulo
Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Leia Também:

Gostou deste post? Deixe seu comentário