Blog da Univittá

Por que o MOS Pet® é capaz de melhorar a imunidade do seu animal?

Por que o MOS Pet® é capaz de melhorar a imunidade do seu animal?
O MOS Pet® é um prebiótico (ingrediente não digestível que afeta beneficamente o hospedeiro, pois estimula o crescimento e/ou atividade de bactérias benéficas) derivado da levedura Saccharomyces cerevisiae, onde o MOS representa 25-50% da parede celular da levedura. Os benefícios básicos desse produto são baseados em modificar a flora intestinal e modulação do sistema imune. Por conta disso, a parede celular da levedura tem sido muito estudada e não se pode definir um único mecanismo de ação, mas vários que vão gerar benefícios ao animal. 
Para isso, ocorre a modificação do ecossistema bacteriano, aumentando o número de Bifidobacterium e Lactobacillus, que suprimem a atividade de bactérias putrefativas; além disso, a fermentação aumenta a produção de ácidos graxos de cadeia curta, diminuindo o pH da digesta. O baixo pH reduz a habilidade de patógenos entéricos colonizarem o intestino, pois o crescimento de organismos oportunistas, como a E. coli e salmonelas é favorecido pelo pH neutro, ao contrário de bactérias residentes, como os lactobacilos, que se beneficiam de um pH menor.
O MOS Pet® é responsável pela adsorção de bactérias patogênicas que possuem fimbrias do tipo I. Importante lembrar que aproximadamente 70% das E. coli e 53% de Salmonella sp possuem fimbria tipo I. Assim, as bactérias patogênicas não vão conseguir se ligar a mucosa intestinal, dando espaço para que as bactérias benéficas para o animal consigam colonizar esse ambiente. Além disso, as células de defesa do tecido linfoide do intestino do animal, conseguem detectar a presença de microrganismos por reconhecimento da molécula da parede celular da levedura, então estando a bactéria patogênica ligada ao MOS, o sistema imune do animal é capaz de reconhecê-la e começar a agir para eliminá-la do organismo. 
Além disso, o principal componente estrutural do MOS Pet®, o betaglucano, é capaz de servir de imunoestimulante, pois estimula a função imunológica, ajudando na proteção do organismo. Isso porque ele estimula células imunocompetentes (tendo maior produção de imunoglobulinas, principalmente IgA e IgG), mediadores químicos e ativam macrófagos, tendo maior atividade fagocitária, conseguindo uma maior taxa de fagocitose dos microrganismos patogênicos. 
O fato da parede da levedura se ligar as micotoxinas, impede que essas sejam absorvidas pelo organismo do animal, sendo eliminadas do trato gastrointestinal. 
Tais propriedades desse prebiótico ajudam a retirar as bactérias entéricas patogênicas e estimular o crescimento e colonização das bactérias benéficas no intestino do animal, fazendo assim um fortalecimento do seu sistema imune, o que é ótimo para o seu animal, visto que animais com baixa imunidade ficam mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças oportunistas, além de ajudar animais já imunossuprimidos na recuperação do seu sistema imune, trazendo melhor qualidade de vida a eles. 

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Compartilhe este post:

Postado Por: Mariana Spada Zamaioli

Mariana Spada Zamaioli
Médica Veterinária, atualmente tecnica em vendas da Univitta saúde animal.

Leia Também:

Gostou deste post? Deixe seu comentário