A importância da água para os equinos

A importância da água para os equinos
A água é um elemento muito importante na nutrição dos equinos, porém pouca lembrada da sua qualidade, em potros a ingestão de água se inicia entre 2 a 3 semanas de vida, porém seu consumo ainda é reduzido, já que é predominante a ingestão de leite. A água é rica em sais mineiras de suma importância para os equinos tais como Cálcio, Fósforo, Ferro, Iodo, Cloro, Potássio, Magnésio, Flúor e Sódio. Além disso compõe grande parte do organismo e está presente em todas as reações enzimáticas e no metabolismo do animal.

Um equino em condições normais de saúde e em repouso, apresenta um consumo de 45 litros de água por dia, isso pode variar de acordo com alimentação, temperatura e condições ambientais. O feno, o sal mineral e dietas com alto nível de proteínas podem aumentar significativamente o consumo de água.

O feno quando muito seco leva um desvio de água do corpo do animal para o intestino, na intenção de umidificar as fezes; O sal mineral por sua vez aumenta a concentração de minerais no organismo e isso propicia um aumento no consumo de água na intenção de manter o equilíbrio fisiológico para o bom funcionamento do organismo, já as dietas com alto nível proteico também aumentam o consumo de água, pois há uma produção excessiva de nitrogênio, que é eliminado pela urina, ou seja, é necessário aumentar a produção de urina para conseguir excretar este excesso de nitrogênio.

Nos dias de temperatura elevada os animais perdem muito liquido para o meio externo, pela transpiração, pela respiração, e pelos exercícios durante o dia, esta perda pode se agravar se o animal apresentar sudorese intensa e ficar ofegante por muito tempo, já nos dias de temperaturas baixas o animal tende a diminuir o consumo de água, então neste caso  a suplementação com sal mineral próprio para equinos se faz mais necessária.

Também devemos dobrar a atenção ao fazer o transporte dos animais. Fornecer água antes, durante e depois do transporte caso seja muito longo, é de fundamental importância para que o animal não fique desidratado durante percurso. Durante atividades de longos períodos, como cavalgadas e romarias deve-se fornecer água para o cavalo durante o trajeto, porém em quantidade moderadas e o consumo à vontade de água deve ser fornecido uma hora após o termino das atividades.
A desidratação no equinos pode levar a morte se chegar à 10% de perda de água no organismo, nos casos menos graves de desidratação o animal tem uma queda no seu desempenho em competições e trabalhos, diminuição no consumo de ração e diminuição na motilidade intestinal, o que pode levar a quadros de cólica por compactação.

Então devemos sempre lembrar de fornecer uma água de ótima qualidade, isso é tão importante quanto a dieta oferecida para os equinos, já que para um bom resultado do metabolismo, homeostase, digestão e desempenho do animal ele necessariamente precisa estar muito bem hidratado, com água de boa qualidade, cochos limpos e de fácil acesso! 
Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Gabriel Fernandes
Gabriel Fernandes

Estudante de medicina veterinária, amante dos cavalos e atualmente trabalha no departamento de marketing e relacionamento com o cliente na Univittá Saúde Animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Descubra os Surpreendentes Benefícios da Lisina na Suplementação
Descubra os Surpreendentes Benefícios da Lisina na Suplementação

Descubra os incríveis benefícios da lisina na suplementação e como ela pode auxiliar no crescimento, fornecer equilíbrio corporal e dar uma performance surpreendente. Saiba mais neste artigo informativo da Univittá.

O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados
O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados

O aminoácido vem se tornando essencial para uma alimentação excelente!

Gostou deste post? Deixe seu comentário