Blog da Univittá

A importância do magnésio na dieta dos equinos

A importância do magnésio na dieta dos equinos

O Magnésio e os Equinos

O Magnésio está envolvido em várias funções corporais dos equinos. Para começar, ele é um dos principais minerais ósseos - até 60% do magnésio do corpo está no esqueleto e está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas, incluindo a geração de energia celular e a descodificação da informação genética.

Trabalhando em conjunto com o cálcio na transmissão nervosa e contração muscular, seu papel no relaxamento muscular é a chave para compreender os sintomas que indicam o porquê a sua suplementação pode ser necessária.

O magnésio é encontrado em quantidades variáveis em forrageiras e grãos. Os suplementos de magnésio podem conter sulfato de magnésio, óxido de magnésio ou quelato de magnésio. O óxido de magnésio é, talvez, o mais amplamente utilizado, e tem uma taxa de absorção de energia de cerca de 50%.

A vantagem do óxido de magnésio é que ele não será absorvido se não houver deficiência, por isso, não é possível uma overdose.

O oxido de magnésio ajuda a proteger os animais contra os danos dos radicais livres e contra os problemas causados por endotoxinas. Dessa forma, cavalos com cólica, que liberam grande quantidade de endotoxinas, ou em laminites, condição em que com frequência os animais apresentam baixos níveis de magnésio no sangue, a suplementação com magnésio se mostra uma promissora ferramenta no campo da medicina veterinária.

O Magnésio e a saúde muscular equina

A falta de magnésio pode levar à espasmos musculares. Apesar de haver casos onde os baixos níveis no tecido muscular sejam devido a uma desordem genética, e não de baixos valores vindos da dieta, há relatos de cavalos que responderam bem à suplementação de magnésio para o tratamento de doenças crônicas de miopatia.

Suplementos de magnésio são usados também para acalmar, devido ao seu papel na excitabilidade de contração do nervo e músculo. Há suspeitas de que o nervosismo pode ser causado por níveis baixos de magnésio na dieta.

Cálcio e magnésio tem um ato de equilíbrio no corpo, por isso devem estar na dieta. Os dois minerais devem manter uma proporção de 3 : 1 de cálcio e de magnésio.

Nota Univittá

Analisando a importância do magnésio na vida dos cavalos e em sua performance a Univittá lançou o FREE ACTION, um produto com base de magnésio, mas enriquecido com inúmeros outras vitaminas e nutrientes. Vitaminas C e E com ação antioxidantes, levedura viva de Saccharomyces cerevisiae para ajudar no sequestro de Ac. Lático liberado durante o processo de digestão o MOS que atua sobre as micotoxinas, a lisina e Glicina entre outros ingredientes. Seu animal necessita muito mais que Selênio para combater as dores normais dos treinamentos.

Fonte: 

www.nutricionequina.com

05 de maio de 2015

Adaptado por: Allan Rômulo



Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Compartilhe este post:

Postado Por: Allan Rômulo

Allan Rômulo
Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Leia Também:

Gostou deste post? Deixe seu comentário