A raça Andaluz é uma das mais comuns no Brasil e tem a maior concentração de animais no estado de São Paulo, eles apresentam um temperamento nobre, dócil e uma marcha vigorosa e alta. É originário de dois países diferentes e por isso pode receber nomes distintos.
Os animais de Andaluzia na Espanha recebem o nome de Pura Raça Espanhola (PRE) ou Puro Sangue Espanhol e os de Portugal recebem o nome Puro Sangue Lusitano (PSL).
História
O Andaluz é o resultado do cruzamento de cavalos selvagens ibéricos com os berberes durante o século VIII e posteriormente, com a adição da raça de cavalo árabe à sua genética. É considerado o cavalo de sela mais antigo do mundo, tanto que se diz que impérios caíram e foram construídos através desta raça.
Está presente na formação de muitas outras raças de cavalo, como o puro sangue inglês, o campolina, o quarto de milha e o alter real. Em Andaluzia, o animal é encontrado em pinturas rupestres de 25.000 anos atrás.
A primeira evidência da raça está em obras de artes datadas há 20.000 a.c. Considerado o cavalo da realeza, era exigido pela monarquia francesa, sendo retratado em obras de artes de Francis I e Louis XVI, além disso devido ao fato de que puxavam carruagens reais.
Uma das primeiras raças a ser trazida para o Brasil por Tomé de Sousa em 1549, quase entrou em extinção, mas graças a um toureiro isso não aconteceu ele trouxe novamente a raça para o Brasil no ano de 1996.
Por muito tempo foi uma raça de cavalo muito amada, mas que perdeu certa popularidade em razão das corridas de cavalos e caçadas desportivas que requerem animais mais leves e rápidos.
Morfologia
São animais de porte médio, com altura entre 1,55 m e 1,68 m. Sua cabeça tem formato retangular, comprimento médio, perfil subconvexo a reta. Testa um pouco arqueada, olhos vivos e que emitem um semblante brilhante, intenso e cheio de expressividade, orelhas médias, ganachas com formato de arco suave. O pescoço é de tamanho médio, suavemente arqueado, musculoso, forte e rígido.
A cernelha destacada comprida e musculosa. Sua espádua é oblíqua, cumprida e musculada. O tronco bem desenvolvido, o costado elíptico, dorso retilíneo, sólido curto, largo e bem musculado e levemente convexo. se une de forma harmoniosa ao dorso e garupa que deve ter um bom comprimento, arredondada e com largura média
Admite-se todas as pelagens como castanho, tordilho, alazão, preto, baio, rosilho, mouro e pampa, exceto a albina. Antigamente apenas três pelagens eram aceitas os de pelagem preta, os tordilhos e castanhos.
Havia até um mito relacionado às suas cores, dependendo da marca era considerado se era sinal de boa ou má sorte, ou se o animal era de boa ou má índole, sendo que a cor branca representava luz ou bem, enquanto a cor escura as trevas ou o mal. O local da cor tinha influência sobre essa determinação.
Aptidão
Se destacavam por sua coragem e bravura durante as guerras e até os dias atuais nas típicas touradas espanholas. São animais inteligentes, resistentes, valentes e versáteis. Apresentam uma boa flexibilidade sendo utilizado para provas de salto como hipismo, para adestramento, enduro, atrelagem e até mesmo apenas para passeio.
Tamires Lima
Estudante de medicina veterinária, apaixonada por animais e que atualmente trabalha na equipe técnica e de relacionamento com os clientes da Univittá Saúde Animal.
Mais artigos deste autor
Leia Também
Puro-sangue Lusitano: tudo o que você precisa saber sobre essa raça
A raça de cavalo Puro-sangue Lusitano é considerada pelos pesquisadores como a primeira raça de sela do mundo. São animais nobres, dóceis, generosos e ardentes.
Conheça o Paint Horse, cavalo versátil e de beleza exuberante
A raça americana Paint Horse é relativamente nova, o que não significa que não seja valorizada. Muito pelo contrário. Nos Estados Unidos está entre as mais populares, as mais comercializadas e também as mais caras.
Gostou deste post? Deixe seu comentário