Brasileiro de Hipismo

Brasileiro de Hipismo
    O cavalo Brasileiro de Hipismo, conhecido como BH, é um animal de boa estrutura física e conformação, com grande aptidão para os esportes equestres olímpicos. Raça formada no Brasil com cruzamentos entre as mais importantes linhagens europeias de cavalos de adestramento e salto, como Hanoverana, Oldenburger, Holsteiner e Sela Francesa, junto a cavalos Puro Sangue Inglês (considerado indispensável na formação da raça) e Árabes. 

    O BH possui a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Hipismo (ABCCH), que é uma fundação sem fins lucrativos, que foi fundada em novembro de 1977, com a finalidade de criar e desenvolver uma raça de cavalo com aptidão para os esportes hípicos, dando início á formação da raça. O maior plantel de animais registrados na ABCCH encontra-se no estado de São Paulo. Com todo o trabalho da Associação, o nome da raça foi elevado ao topo das premiações e participações em eventos de grande porte, como os Jogos Pan Americanos, garantindo medalhas para as equipes. Além da fomentação, a Associação orienta e incentiva os cruzamentos de alto valor genético e incorpora novas técnicas de reprodução e treinamento, querendo como resultado um cavalo nacional que atenda com perfeição as diversas modalidades equestres. O desenvolvimento dessa criação nacional tem despertado muito interesse nos alemães, franceses e americanos, que consideram o rebanho brasileiro como um dos melhores do mundo. A Associação também é responsável por criar e administrar o Stud Book da raça.

    O BH é um cavalo alto, com altura superior a 1,65 m. Mas que apesar disso, é considerado um cavalo leve e ágil, pesando em média 550 kg. Tem cabeça expressiva, nobre e com todos os contornos ósseos bem destacados.  Possui pescoço médio, que fica bem destacado do seu peito e espáduas. O conjunto cabeça-pescoço funciona como um balanceador de equilíbrio juntamente com seu peso e mecânica dos movimentos. Os membros são fortes e extensos, com excelente biomecânica para o salto. São considerados animais de forte esqueleto ósseo. Seu lombo é largo e forte, fazendo uma ligação perfeita com a garupa. 

    Animal com características de comportamento de coragem, inteligência e elegância. Apesar de ser uma raça energética e determinada, seu temperamento é muito dócil e fácil de lidar. Além de cavalos muito carinhosos.

    São admitidas todas as pelagens, com destaque nas alazã, castanha, preta e tordilha.

    Uma outra utilidade desses animais, além do seu destaque nas modalidades de salto, adestramento e concurso completo de equitação,  é que eles são os que melhores atendem as exigências e necessidades para trabalho na Polícia Militar, por melhor padrão racial para realizar policiamento montado, tanto por conta da imposição e seu tamanho, como também pelo seu temperamento dócil e de fácil interação com o ser humano. 

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Mariana Spada Zamaioli
Mariana Spada Zamaioli

Médica Veterinária, atualmente tecnica em vendas da Univitta saúde animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Puro-sangue Lusitano: tudo o que você precisa saber sobre essa raça
Puro-sangue Lusitano: tudo o que você precisa saber sobre essa raça

A raça de cavalo Puro-sangue Lusitano é considerada pelos pesquisadores como a primeira raça de sela do mundo. São animais nobres, dóceis, generosos e ardentes.

Conheça o Paint Horse, cavalo versátil e de beleza exuberante
Conheça o Paint Horse, cavalo versátil e de beleza exuberante

A raça americana Paint Horse é relativamente nova, o que não significa que não seja valorizada. Muito pelo contrário. Nos Estados Unidos está entre as mais populares, as mais comercializadas e também as mais caras.

Gostou deste post? Deixe seu comentário