Blog da Univittá

Como devo cuidar de meu cavalo a pasto?

Como devo cuidar de meu cavalo a pasto?

Muito se fala da necessidade que os cavalos têm de viverem em liberdade e de quão favorável é isso para suas vidas. No entanto, você deve ficar atento às várias particularidades, naturais e artificiais de que você deve protegê-lo.

Antes de soltar seu animal em uma pastagem certifique-se de que o cavalo tenha acesso  a água fresca e sombra. É comum nos esquecemos de nos certificamos que há essa fonte para os animais, um equino bebe de 95 a 110 litros e assegurar-se que iram beber água limpa e fresca será fundamental para garantir a saúde dos animais.

Os minerais são fundamentais para o bom funcionamento do organismo do animal, pois são responsáveis pela produção de inúmeras enzimas e pelo funcionamento harmonioso do organismo. Dessa forma, é importante que estude bem em qual suplemento mineral será utilizado, se certificando que o mesmo vai atender todas as necessidades dos animais. No início caso o animal não tenha sido suplementado o consumo pode ser elevado, mas tende a baixar e se regular num consumo médio de 60g/dia.

A vermifugação e o controle de ectoparasitas como moscas e carrapatos é de fundamental importância pois além de serem vetores de inúmeras doenças o mesmo prejudica muito o desenvolvimento, produção e permanência saudável do animal. O controle na vermifugação deve ser periódico se possível se baseando em à OPGs de tempo em tempo. Já o controle de ectoparasitas, estes devem ser estratégico, respeitando todo ciclo do parasita para que o combate seja efetivo.

O fato de manter um animal livre a pasto não isenta nossa responsabilidade no cuidado dos mesmo referente aos cascos, o casqueamento preventivo e por vezes corretivo deve ser uma preocupação mensal e o aporte através de suplementação estratégica  pode ser um importante ferramenta.

Um animal livre está sujeito a variações nutricionais assim como os estabulados, onde dependendo da época do ano ou disponibilidade do capim vão interferir diretamente em sua vida esportiva, saúde, produtiva ou reprodutiva. Dessa forma, usar aditivos funcionais que diminuem os impactos da queda de qualidade do volumoso e propiciam a melhoria da digestibilidade e absorção dos nutrientes da dieta é fundamental.

Pro-Sacc é um aditivo funcional que otimiza o funcionamento do organismo do animal, promovendo a melhoria da microflora intestinal reduzindo o impacto negativos que antibióticos, anti-helmínticos, vermífugos e antinflamatórios que comumente utilizamos nos animais. Além disso, a utilização do Pro-Sacc propicia o aumento das bactérias benéficas do animal gerado pela neutralização das bactérias patogênicas. Fácil administração, baixa inclusão e alto custo benefício, com um investimento que gira em torno de 15 reais por mês, você propicia para seu animal a melhoria da qualidade de vida e saúde intestinal, aumento da performance atlética e reprodutiva e principalmente diminui a prevalência de inúmeras doenças.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Compartilhe este post:

Postado Por: Allan Rômulo

Allan Rômulo
Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Leia Também:

Gostou deste post? Deixe seu comentário