As exigências nutricionais das éguas aumentam muito após o parto. Além de precisarem recuperar toda a energia gasta para gerar e parir suas crias, elas agora têm que sustentar um potro com aquilo que têm de melhor.
Por isso, boa condição sanitária e nutrição adequada são fundamentais tanto para saúde da mãe quanto para o desenvolvimento do potro. Estamos falando em ter um volumoso de qualidade, uma suplementação mineral adequada e o acesso a uma ração balanceada.
Isso poderia ser suficiente para os animais, mas as condições que temos disponíveis muitas vezes não são ideais por todo o tempo, o que nos leva a pensar em utilizar suplementos para otimizar esses resultados. E isso não é nada mau.
Nutrição ideal para a água recém-parida
Para a nutrição de uma égua recém-parida, a sugestão é que o animal seja vermifugado e que a melhor fonte de volumoso seja disponibilizada com fartura – junto ao acesso à água.
A suplementação mineral também é fundamental tanto para a mãe quanto para o potro e, por isso, deve ser misturada na ração. Assim, fica garantida a ingestão forçada de uma quantidade mínima pela fêmea.
É fato que porcionar rações comerciais poderá sair barato lá na frente, mas é importante frisar que, quando misturamos, não estamos balanceando adequadamente ou limitamos ingredientes que podem ser fundamentais para o desenvolvimento do potro e para garantir a saúde da égua. Então é preciso ter bastante atenção!
O que posso fazer para garantir a saúde da égua recém-parida e do potro?
Usar aditivos como o Pro-Sacc nessa fase pode ajudar muito, pois eles auxiliam no funcionamento do organismo: melhoram a absorção dos nutrientes e vitaminas, fazendo com que qualquer variação de fonte nutricional seja imperceptível pelo animal.
No período pós-parto da mãe, o Pro-Sacc propicia o aumento da passagem de imunidade e a produção de leite, característica essa documentada em inúmeros trabalhos sobre a levedura viva Saccharomyces cerevisiae.
Nos potros, o efeito do Pro-Sacc é conter distúrbios gastrointestinais como as diarreias e fazer com que os animais antecipadamente se alimentem de alimentos sólidos, melhorando assim o aproveitamento dos nutrientes e, consequentemente, seu desenvolvimento.
Agora, se a égua ainda apresentar uma carência no consumo de energia expressada pela perda de peso ou pela dificuldade de atingir o peso ideal para o momento, o uso de suplementos funcionais energéticos se faz necessário. O E-Power é uma fonte altamente calórica e de excelente palatabilidade que também funciona como estimulador voluntário de alimento.
O GamaRice, por sua vez, é um um suplemento funcional à base óleo degomado de arroz. É um produto muito bem metabolizado pelos equinos e que vem enriquecido de vitamina E, prebióticos e probióticos.
Como pode ver, ferramentas não faltam. Desenvolver seu animal de forma saudável só depende realmente de você!
Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.
Mais artigos deste autorMuito conhecido na suplementação humana como uma importante e eficaz fonte de proteína suplementar. A proteína do soro do leite (WHEY PROTEIN), possui aminoácidos essenciais que o corpo precisa para construir e reparar tecidos musculares.
A creatina funciona como um tipo de combustível para o corpo. E sua principal função é fornecer energia para os músculos, além de favorecer o desenvolvimento das fibras musculares, saiba mais...
Gostou deste post? Deixe seu comentário