Cuidado com o garanhão para garantir uma boa reprodução, e consequentemente um potro campeão.

Cuidado com o garanhão para garantir uma boa reprodução, e consequentemente um potro campeão.

O fato de estarmos em um país de clima tropical garante à estação de monta certa flexibilidade. Os cios das éguas se distribui durante todo ano, permitindo ao criador planejar a estação de monta para o período que mais o convém, em virtude do calendário de provas, e até mesmo de momentos de maior disponibilidade de alimento. Na região sudeste as estações de monta são mais concentradas em um único período, proporcionando um maior descanso para o garanhão.

Quando falamos em saúde e manutenção física e mental de um garanhão, é importante salientarmos alguns aspectos que podem provocar um declínio na fertilidade, onde no período de descanso se não houver a prática de uma dieta nutricional equilibrada e exercícios físicos regulares muitos desses fatores podem interferir nos índices reprodutivos, são eles:

  • Doenças infecciosas;
  • Infestações verminóticas;
  • Desequilíbrios nutricionais;
  • Enfermidades diversas; e
  • Obesidade.

No ponto de quesito comportamental, o garanhão deve ser condicionado para cobrir a égua dentro de procedimentos corretos de condução da monta, evitan­do-se acidentes e a ocorrência de distúrbios ejaculatórios. Utilizando nas primeiras experiências sexuais, uma égua mansa, com sinais evidentes de cio, bem receptiva ao garanhão.

Sempre quando falamos de baixo índices reprodutivos, tendemos a associar o problema à fêmea, mas nem sempre é assim. Dessa forma em torno de 3 meses antes de iniciar a estação de monta, exames devem ser realizados, para buscar possíveis causas de sub-fertilidade.

De forma básica os exames reprodutivos devem envolver:

  1. Órgãos genitais;

Para esse exame os testículos devem ser apalpados, pois há uma correlação positiva entre o tamanho e a produção de espermatozoides. Dessa forma, observando qualquer anormalidade como tamanho reduzido, a presença de somente de um testículo ou a ausência dos dois, o médico veterinário deve ser consultado para avaliar possíveis intervenções ou viabilidade da monta desse garanhão.

  1. Características morfológicas;

Os aspectos físicos listados abaixo são diretamente ligados ao garanhão. Por isso, devem ser observados com maior atenção na avaliação física prévia do garanhão. 

  1. Presença de cegueira;
  2. Prognatismo;
  3. Pescoço invertido;
  4. Lordose;
  5. Dorso selado demais; e
  6. Desvios de aprumos; fator esse que pode interferir na capacidade de monta.
  1. Lesões ou injurias;

Mais comundo do que se espera, lesões nos cascos pode gerar perdas consideráveis nos índices zootécnicos. A presença de brocas ou fragilidade dos cascos podem gerar dores que durante as coberturas, e podem desestimular a cobertura do garanhão.

Dessa forma, com avaliação um  tempo antes do inicio da estação de monta, muitos desses problemas poderão ser tratados.

Importante observar a presença de possíveis lesões nos testículos ou pênis, mais diretamente ligadas à performance sexual, podendo apresentar o mesmo impecilho das lesões nos cascos, e até mais graves. 

  1. Temperamento;

Animais que apresentam vícios e outros indicativos de temperamento indócil herdado, deverão ser eliminados do processo reprodutivo. Os pricipais motivos são as dificuldades de manejo, e riscos de injúrias nas éguas e/ou tratadores. É importante distinguir os vícios herdados daqueles adquiridos, visto que estes últimos não serão transmitidos para o potro, e poderão ser cor­rigidos com a educação.

  1. Avaliação do sêmen;

Esse exame reprodutivo pré-estação de monta envolve o exame fisiológico e bacteriológico da amostra seminal. Juntamente com o modo pelo qual o garanhão executa a monta, este parâmetro compreende o exame de fertilidade propriamente dito e deve contemplar:

  1. Libido; esta deve ser vigorosa, resultando na ereção imediata do pênis, na presença da égua em cio.
  2. Qualidade seminal; determinada pelo volume do ejaculado, concentração espermática, motilidade e morfologia.

Importante lembrar que a fertilidade aparente de um garanhão pode ser boa, mas altamente influenciada pelas éguas. Caso sejam “éguas problemas”, sua real fertilidade será mascarada, ou se é um número grande de éguas, todas em excelente estado clínico-fisiológico, mas o operador não conduz correta­mente o manejo reprodutivo, ou até mesmo se usamos um garanhão com pou­cas éguas / estação de monta, ficando difícil estimar o verdadeiro potencial reprodutivo deste garanhão, mesmo que ele enxerte estas poucas éguas.

Assim, podemos contemplar as principais causas de infertilidade como: ­

  1. Falhas de manejo;
  2. Deficiências nutricionais;
  3. Higiene e idade inadequadas;
  4. Distúrbios ejaculatórios;
  5. Indiferença sexual;
  6. Anormalidades espermáticasl
  7. Infecções genitais;
  8. Anormalidades testiculares; e
  9. Sobre uso na reprodução; onde definimos:
    1. Um cavalo jovem, entre 2,5 a 4,0 anos de idade, pode cobrir até 20 éguas na estação de monta com, no máximo, 1,0 salto / dia.
    2. Um cavalo adulto, acima de 4,0 anos de idade, pode servir 40 éguas na estação de monta com, no máximo, uma média de 1,5 saltos / dia durante a semana.

Dessa forma, podemos concluir que muitos são os fatores que influenciam a criação de um potro campeão, pois além de tudo isso temos a genética como fator determinante da escolha de um garanhão. Uma vez feito isso, não podemos esquecer da parte nutricional,  que deve ser olhada com carinho e acompanhada antes e durante toda a estação de monta.

Existem inumemos produtos no mercado que podem ajudar para ajustes rápidos no score corporal dos garanhões, mas uma coisa jamais deve faltar; a utilização de aditivos, em especial os probióticos, podem melhorar o aproveitamento de toda a dieta do animal e garantir a saúde intestinal dos animais durante todo período de trabalho, além de proporcionar aos animais envolvidos uma melhor qualidade de vida.

A linha de equinos da univittá é composta pro produtos que garantem cuidados pontuais, para uma melhora global na saúde do seu animal. Clique aqui e confira mais! 

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Descubra os Surpreendentes Benefícios da Lisina na Suplementação
Descubra os Surpreendentes Benefícios da Lisina na Suplementação

Descubra os incríveis benefícios da lisina na suplementação e como ela pode auxiliar no crescimento, fornecer equilíbrio corporal e dar uma performance surpreendente. Saiba mais neste artigo informativo da Univittá.

O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados
O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados

O aminoácido vem se tornando essencial para uma alimentação excelente!

Gostou deste post? Deixe seu comentário