Desmame de potros

Desmame de potros

    Quando o desmame pode ser feito? Como tenho que tratar a mãe e o potro? O que posso fazer para não atrasar o desenvolvimento de meu potro? Sabendo disso, o importante a ser dito é que o desmame é uma fase que envolve a égua antes mesmo de seu parto, a dieta da mãe e do potro e como todo o manejo ocorre.

    Ou seja, o desmame deve ser pensado ainda com a égua gestante. Durante a gestação? Sim, ainda durante a gestação (que nos equinos é de aproximadamente 340 dias) . Devemos estar atentos ao escore corporal da fêmea, mais especificamente no terço final de gestação onde o desenvolvimento do potro chega ao ápice. Nesse período a égua tem uma grande necessidade de energia e nutrientes, mas pouco espaço para consumir grandes volumes de alimento. Dessa forma, muitas vezes ela se alimenta pouco e com alimentos de baixa qualidade.

    Uma égua bem nutrida principalmente no terço final de gestação promove inúmeros benefícios para um potro: proporciona um bom desenvolvimento garantindo um bom peso ao nascimento, uma eficiente passagem de imunidade prevenindo doenças neonatais, diminui índices de diarreias nos potros e garante o aporte adequado de leite ao potro, principalmente nas primeiras semanas de vida.

Como são os 3 primeiros meses de vida de um potro

    Geralmente muitos desmames acontecem dentro do sexto e oitavo mês  de vida de um potro e este deve ser bem planejado pois diferente da fase adulta nesse período é onde o desenvolvimento e o ganho de peso serão mais significativos.

    Até o terceiro mês de vida do animal a produção de leite das éguas é bem suficiente, tanto que  é a partir desse momento que a produção de leite da égua tende a diminuir e as exigências nutricionais do potro aumentam. Após esse período a suplementação com ração ou suplementos comerciais pode ser bem interessante, pois não só o volume do leite da égua diminui como também os nutrientes do leite.

    Para não haver dificuldade na introdução dessa suplementação é importante que o potro já tenha contato com a ração desde os 30 dias de vida, onde 100g por dia é mais que suficiente para essa adaptação. Essa suplementação pode ir aumentando aos poucos, e quando a produção de leite diminuir o potro deverá estar comendo de 800g a 1Kg de ração dia, de preferência fracionado várias vezes ao dia.

    Um cuidado importante a se tomar é com relação à quantidade do suplemento, pois tanto a falta quanto o excesso pode ser muito danoso para o potro.O excesso pode acelerar a taxa de crescimento ao ponto de ocasionar problemas ortopédicos e de sobrepeso. 

   A partir de 3 meses de vida

    A partir do terceiro mês de vida podemos dizer que um potro bem suplementado e criado já está independente, ao ponto de não depender exclusivamente da mãe, por isso que não é raro alguns criadores desmamarem seus potros por volta do quarto mês de vida.

    Nessa fase a digestão de fibras do capim pelo potro não é tão eficiente, por isso o consumo de concentrado se faz tão necessário para que o animal atinja o momento do desmame em boas condições corporais. Nessa fase de crescimento o animal está com um elevado desenvolvimento de tecidos, por isso nesse período um concentrado contendo de 18 a 20% de proteína é importante.

    A suplementação mineral é importante para todos os equinos em qualquer fase, um sal mineral é de fundamental importância e o potro ter acesso a isso pode ser um divisor de águas no seu desenvolvimento.

   É importante também realizar uma eficiente escrituração zootécnica na criação de potros, e ela consiste em anotar as medidas morfométricas do animal, como: peso, altura de cernelha, perímetro torácico, etc. Através dessas anotações o criador estará apto a tomar decisões sobre  a escolha de manejo e sobre a nutrição do animal.

Na fase de desenvolvimento do animal 90% da altura é determinada até os 18 meses de idade e nesse período ele vai adquirir 70% de seu peso adulto.

    Para se obter bons cavalos toda uma criação tem que ser levada em conta, fêmeas que se encontram magras no período pós-desmame demoram para ciclar e  retornar para sua atividade reprodutiva. Se o manejo do desmame for realizado corretamente não apenas a saúde do potro se beneficia, mas também a da égua e o sucesso na gestação seguinte desta matriz será maior.

    O desafio para se obter excelentes cavalos não se restringe a uma boa genética e/ou treinamento, o sucesso se inicia na fase de gestação, estendendo-se até seu desenvolvimento corporal por completo.

    Alguns suplementos existentes podem contribuir muito para essas fases. O Pro-SACC é uma levedura viva que auxilia significativamente a digestibilidade por proporcionar ao um seleção da microbiota intestinal que possibilita que a égua no terço final de gestação possa digerir melhor a fibra do capim aumentando a produção de leite, ganhando mais peso e passando mais imunidade ao potro. Já no potro o Pro-SACC faz com que o animal passe a pastar mais cedo, promovendo um amadurecimento mais rápido do intestino e contribuindo ainda mais para o desenvolvimento.

    Já com diversas pesquisas no mercado existe também o CRESCER, um suplemento para potros que além de melhorar a flora intestinal proporciona um aporte de proteínas importantes e fundamentais para o desenvolvimento de muitas funções metabólicas e hormonais.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Descubra os Surpreendentes Benefícios da Lisina na Suplementação
Descubra os Surpreendentes Benefícios da Lisina na Suplementação

Descubra os incríveis benefícios da lisina na suplementação e como ela pode auxiliar no crescimento, fornecer equilíbrio corporal e dar uma performance surpreendente. Saiba mais neste artigo informativo da Univittá.

O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados
O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados

O aminoácido vem se tornando essencial para uma alimentação excelente!

Gostou deste post? Deixe seu comentário