Frisio - A raça dos filmes medievais e uma das mais antigas da Europa

Frisio - A raça dos filmes medievais e uma das mais antigas da Europa
A raça de cavalo Frísio é uma das raças mais antigas que existem na Europa. São animais deslumbrantes, robustos e com um temperamento dócil.  Apresentam uma passada elegante e harmoniosa, com uma certa elevação ao caminhar. Mas não se engane com tanta beleza, pois para que resistissem até os dias atuais passaram por muitas situações como sua quase extinção por duas vezes,  provaram ser verdadeiros guerreiros.


História

Originário da Frísia, localizado no litoral norte dos países baixos (Holanda), o que torna evidente o porquê do nome. Sua história é complexa, existem relatos de que a cavalaria da Inglaterra durante o século IV era formada por frísios.  Os animais eram usados devido sua força, porte e agilidade. Estavam presentes em  diferentes obras de arte durante a idade média, como em um retrato de Don Juan, da Áustria de 1958.

Apresentam um trote esplêndido o que fez com o que o considerasse como um animal para trabalhos leves e por isso ele não era usado para agricultura o que reduziu drasticamente o número de animais durante o século XX e que quase entrou em extinção. Assim como durante a segunda guerra mundial em que eram usados para transportar canhões. O que fez com que sobrasse poucos animais, restando algumas poucas éguas e garanhões.

Graças a alguns moradores da região que se comoveram com a situação decidiram se unir para preservar a raça. O local onde o povo se estabeleceu e a raça se desenvolveu, era próximo de um mar que também se chamava Frísio. Suspeita-se de que em sua genética possa se ter sangue de cavalos da raça árabe, além do cavalo espanhol que assim como o frísio era usado em escolas equestres.


Morfologia

Animais que medem entre 1,65m a 1,75m de altura, podendo pesar de 600 a 900 Kg. Apresentam pelagem abundante por ser originado de uma região fria, na cor preto ou castanho bem escuro. Seu rabo, crina e sedosa franja de cor preto são longos, além dos pelos longos e característicos nas patas cobrindo os cascos. 

São musculosos, corpo compacto, com as costas largas ligeiramente inclinadas, com seu pescoço largo. A cabeça tem uma boa proporção em relação ao corpo, geralmente alongada, com olhos profundos e orelhas pontudas que são ligeiramente voltadas para o interior. Para que os machos inteiros sejam aprovados como garanhões devem passar por 4 aprovações diferentes para que recebam uma licença temporária para reprodução. 

Na segunda fase os animais aprovados recebem o título de Ster, que significa estrela, pois apresentam uma morfologia e andamento acima da média. Na quarta fase é um teste de alta exigência e tem duração de 70 dias. No mundo, a cada 4 animais que participam, apenas 1 consegue a aprovação. E para que recebam sua licença definitiva, é necessário a verificação de sua progênie.


Aptidão

Animais que podem ser usados tanto para selagem, quanto para atrelagem. A rainha da Holanda, que é uma das maiores incentivadoras da raça, mostra essa versatilidade do animal em suas cavalgadas e passeios de carruagens. 

São ágeis, elegantes, de grande presença, ativos, dispostos e possuem um magnífico trote. Além disso, são muito inteligentes, aprendem rápido e por isso são usados no adestramento e também já foram vistos como atrações de circo.

Cada vez mais populares, estão bem presentes na indústria do cinema, marcando presença em diferentes filmes e séries. Em especial os que contêm cenas medievais das quais a maioria são gravadas na Holanda e pelo fato do animal ter feito parte da idade média e ser originário do país facilita a raça ser escolhida.  




Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Tamires Lima
Tamires Lima

Estudante de medicina veterinária, apaixonada por animais e que atualmente trabalha na equipe técnica e de relacionamento com os clientes da Univittá Saúde Animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Puro-sangue Lusitano: tudo o que você precisa saber sobre essa raça
Puro-sangue Lusitano: tudo o que você precisa saber sobre essa raça

A raça de cavalo Puro-sangue Lusitano é considerada pelos pesquisadores como a primeira raça de sela do mundo. São animais nobres, dóceis, generosos e ardentes.

Conheça o Paint Horse, cavalo versátil e de beleza exuberante
Conheça o Paint Horse, cavalo versátil e de beleza exuberante

A raça americana Paint Horse é relativamente nova, o que não significa que não seja valorizada. Muito pelo contrário. Nos Estados Unidos está entre as mais populares, as mais comercializadas e também as mais caras.

Gostou deste post? Deixe seu comentário