Blog da Univittá

O que são os Oligoelementos? Qual a consequência de sua ausência para os equinos?

O que são os Oligoelementos? Qual a consequência de sua ausência para os equinos?

Os Oligoelementos são um conjunto de elementos químicos inorgânicos que em pequenas quantidades desempenham funções metabólicas no organismo, principalmente na formação de enzimas, funcionando como cofatores nas reações enzimáticas, trabalhando na regulação do equilíbrio hídrico, trabalhando em processos bioquímicos realizados pelas células e em muitas reações que permitem transformar alimentos em energia.

Os Oligoelementos entram na composição do organismo em proporções ínfimas e o intervalo entre dose útil e dose tóxica é muito estreito. Dentre os Oligoelementos essenciais estão o Cromo, o Ferro, o Flúor, o Iodo, o Cobre, o Magnésio, o Níquel, o Selênio, o Vanádio, o Zinco e o Estanho. E temos os Oligoelementos acessórios que são o Alumínio, o Arsênico, o Bário, o Bromo, o Silício, a Prata e o Titânio.

Como já dito, os Oligoelementos fazem parte de um grupo de nutrientes importantes para inúmeras funções no organismo dos animais e suas carências mesmo que moderadas podem afetar drasticamente o desempenho do animal, seu desenvolvimento e principalmente seu estado de saúde.

Os Oligoelementos são adquiridos pelo animal através de dietas diversificadas de pastejo, na ausência disso a suplementação mineral bem feita e a inserção de rações de qualidade se faz muito necessário. Segue abaixo os Oligoelementos presentes no Foot Balance, suas funções e algumas consequências por sua carência.

ZINCO

Função: Síntese de proteínas (na parede do casco: colágeno, queratinas, proteínas de envelope celular e substância de cimentação intercelular), participando da divisão celular apoia o crescimento e reparo das paredes dos cascos, utilização da vitamina A, manter a integridade do tecido epitelial, atua no sistema imunológico e na reprodução.

Carência: Pele e cascos anormais, problemas ósseos e articulares, cicatrização deficiente e problemas de fertilidade.

MANGANÊS

Função: responsável por promover a síntese de tecido ósseo e cartilagem, ele participa do sistema enzimático, na reprodução e no sistema imune. Além desses benefícios o manganês tem atividade antioxidante responsável por proteger a membrana celular.

Carência: Ossos anormais e anormalidades no desenvolvimento articular, além de ter a capacidade de fabricar e reparar a cartilagem articular prejudicada, problemas e anormalidades na pele, pelos e cascos. Problemas reprodutivos também são bem diagnosticados.

COBRE

Função: Participa da síntese e manutenção do colágeno (na ligação cruzada do colágeno e a elastina), participa da síntese e manutenção dos tecidos elásticos, função enzimática, da maturação das células vermelhas do sangue, trabalha na formação de ligações em proteínas da parede do casco para rigidez, na reprodução e atua no sistema imune auxiliando a resposta imune do animal.

Carência: Promove deformidades ósseas e articulares, prejudica a capacidade de fabricar e/ou reparar a cartilagem articular, causa anormalidades na pele, pelos e cascos, e diminui os índices reprodutivos.

COBALTO

Função: É essencial para síntese das vitaminas do complexo B principalmente a vitamina B12 por parte das bactérias intestinais e auxilia a fermentação das fibras pelas bactérias intestinais.

Carência: Os níveis baixos provocam o baixo nível de vitamina B12, deficiência no desenvolvimento e queda de rendimento e do estado físico.

Os Minerais presentes no Foot Balance, por exemplo, apoiam o aumento do crescimento e melhoram o desenvolvimento dos cascos e pelos dos animais. Eles consistem em um íon metálico inserido a uma molécula de aminoácido. Esta ligação estável permite que os minerais de alta performance do Foot Balance permaneçam intactos à medida que passam pelo ambiente volátil do estômago, para que possam alcançar o intestino delgado, onde são facilmente absorvidos pela corrente sanguínea e depois transportados para os tecidos e órgãos para utilização.

Os minerais comuns previnem deficiências e proporcionam também crescimento e desenvolvimento normais para o animal. Quando um mineral comum como sulfato de zinco ou óxido de zinco é ingerido, há três resultados possíveis:

  1. O mesmo está ligado a um antagonista e não é absorvido. Antagonistas são outros componentes da dieta que podem interferir na absorção de minerais.
  2. O mineral comum permanece em sua forma original bruta e é excretado.
  3. O mineral comum é ligado a um agente complexante, que serve como veículo para impulsionar a absorção no intestino delgado.

Dessa forma, o fator primordial que precisa ser considerado para diferenciar os Oligoelementos normais dos presentes no Foot Balance é a biodisponibilidade, ou seja, o quanto esse mineral é absorvido e utilizado em um animal. O Foot Balance foi projetado para uma absorção ideal, de modo que eles entram facilmente na corrente sanguínea e agem rapidamente em inúmeras funções metabólicas.

 

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Compartilhe este post:

Postado Por: Administrador

Administrador

Leia Também:

Gostou deste post? Deixe seu comentário