Absorção na química é um fenômeno ou processo físico ou químico em que átomos, moléculas ou íons introduzem-se em alguma outra fase. O processo pode se dar quimicamente pela fixação de um gás por um sólido ou um líquido, ou a fixação de um líquido por um sólido, ou até mesmo em processos biológicos no momento que determinados nutrientes transpassam barreiras como a do intestino e atingem o interior do organismo dos seres vivos.
Na absorção, a substância absorvida se infiltra em outra, e a grande condição para que isso ocorra eficientemente é o volume que se disponibiliza de substância para absorção, assim a absorção é basicamente quando algo toma lugar em outra substância mudando muitas vezes sua forma física. Esse processo se difere da adsorção que depende da eficiência de difusão na superfície, onde quanto mais difundido maior será a adsorção (adesão de uma molécula a uma superfície).
Dessa forma, o que é determinante para absorção não é a forma física que ele se apresenta, mas sim a concentração do nutriente que objetivamos que seja absorvido, pois quanto maior sua concentração ou biodisponibilidade maior será a concentração do nutriente absorvido.
Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.
Mais artigos deste autorMuito conhecido na suplementação humana como uma importante e eficaz fonte de proteína suplementar. A proteína do soro do leite (WHEY PROTEIN), possui aminoácidos essenciais que o corpo precisa para construir e reparar tecidos musculares.
A creatina funciona como um tipo de combustível para o corpo. E sua principal função é fornecer energia para os músculos, além de favorecer o desenvolvimento das fibras musculares, saiba mais...
Gostou deste post? Deixe seu comentário