Por que o sal mineral é tão importante para meu cavalo?

Por que o sal mineral é tão importante para meu cavalo?

Quando falamos em sal mineral para equinos, nem todo mundo sabe quão importante é uma suplementação bem feita. Há quem utilize a mesma mineralização dos bovinos, quem compre o produto mais barato e até aqueles que usam somente sal branco.

Outros simplesmente se esquecem da suplementação e há ainda os que não veem nenhuma importância no uso de sais minerais. Fato é que a suplementação para equinos é indispensável e tem mais: deve ser diária.

No clima tropical, tanto o solo quanto as forragens apresentam deficiência de alguns minerais — ou excesso de outros. Esse desbalanço nutricional proporciona baixa de produtividade e/ou desempenho, problemas reprodutivos, além de sérios problemas de saúde e desenvolvimento.

A suplementação de sal mineral bem feita vem, então, para garantir a ingestão diária de macro e microminerais na medida certa. Mas é importante salientar que as exigências para suplementação com sal mineral variam de acordo com as demandas fisiológicas, como: estado de lactação, fase de desenvolvimento, atividade física e até mesmo as condições ambientais nas quais o animal está vivendo.

Confira neste artigo o risco da falta de suplementação mineral e informações cruciais de como ela deve ser feita.

Riscos da falta de sais minerais para equinos

A falta da suplementação mineral nos equinos gera inúmeros problemas, que podem vir isoladamente ou simultaneamente. Ela pode refletir na má formação dos ossos e tendões, reduzir os índices reprodutivos, provocar o baixo rendimento no esporte e no trabalho e até mesmo gerar problemas de saúde ou de desenvolvimento.

Os minerais participam de diversas reações químicas e hormonais, são importantes para o aproveitamento da energia e imprescindíveis para absorção de diversas vitaminas e nutrientes.

Existem duas fontes de minerais:

1º) os minerais orgânicos, que são ligados a um aminoácido e comumente encontrados em rações de alto desempenho. Eles se apresentam para absorção de forma natural no organismo e são prontamente transportados para os tecidos corporais através de carreadores de aminoácido e peptídeos;

2º) os minerais inorgânicos, que são transportados por clássicos transportadores de minerais.

Os minerais são fundamentais para formação de células sanguíneas, para muitas atividades bioquímicas do metabolismo corporal e são de extrema importância para manter o equilíbrio dos fluídos corporais, a atividade normal da tireoide e do metabolismo muscular.

Os solos brasileiros são deficientes de muitos minerais e os animais criados extensivamente são dependentes exclusivos das forrageiras para atender suas exigências minerais. Dessa forma, para uma suplementação adequada de uma criação, a análise do solo é primordial para suprir as deficiências e atingir o máximo de eficiência na suplementação mineral.

Diversos pesquisadores e clínicos reconhecem a importância de uma boa suplementação mineral. Mas essa preocupação deve se estender aos proprietários, pois os equinos sofrem em seu trabalho grandes perdas minerais pelo suor — principalmente nas regiões de clima quente.

Mas como deve ser feita a suplementação mineral de um cavalo?

Para responder essa pergunta, seguem algumas medidas que contribuem para uma suplementação mineral bem feita:

1. O sal mineral tem que ser específico para suplementação de equinos. Apesar de existirem diversos produtos no mercado, a escolha por marcas sérias e confiáveis é um grande diferencial;

2. O cocho deve ser exclusivo para os cavalos. Assim, evita-se que haja competições com outras espécies, o que poderia resultar em acidentes;

3. Deve-se disponibilizar cochos de acordo com a categoria do animal que se deseja suplementar para evitar competições entre os animais e, consequentemente, baixa no consumo da suplementação. Exemplo: cocho para potros, para éguas gestantes, para garanhões, etc.;

4. A suplementação deve ser fornecida à vontade, observando o consumo. O excesso pode ser sinal de deficiência nutricional;

5. O ideal é que a suplementação seja fornecida através de formulações prontas, sem o acréscimo de sal comum;

6. Para qualquer suplementação mineral, a composição é de fundamental importância, bem como suas características físicas (forma de apresentação). É isso que indicará a qualidade e a quantidade que o animal irá consumir — ou será exigida para que a suplementação ocorra;

7. O sal mineral deve ter uma boa relação cálcio e fósforo, que não deve ser inferior a 1:1 e nem exceder 3:1;

8. O produto deve ser formulado com elementos de alta biodisponibilidade;

9. Deve ser avaliada a aceitabilidade, pois o produto deve permitir um consumo adequado em relação à exigência;

10. O produto deve possuir partículas de tamanhos aceitáveis. Isso para que seja possível uma mistura homogênea e sem problemas de segregação;

11. Consultar o médico veterinário pode ser muito importante, pois ele indicará marcas que estão mostrando melhores resultados ou que tenham melhor custo-benefício para seu animal;

12. O produto deve ser devidamente registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Como em qualquer outra suplementação, o sal mineral deve ser usado com critério para que os resultados sejam efetivos. O consumo de sal mineral de um cavalo adulto gira em torno de 60 g por dia, mas esse montante pode variar de produto para produto, de acordo com o estado de deficiência nutricional do animal ou até mesmo a fase de desenvolvimento.

É comum acontecer de um animal privado de mineralização consumir altíssimas concentrações de produto em alguns dias e pouquíssimas em outros. Isso ocorre porque o cavalo está regulando suas necessidades, o que deve ser normalizado em poucos dias.

O importante é que a suplementação mineral seja feita — do mamando ao caducando. A associação dessa suplementação com aditivos funcionais pode gerar benefícios jamais vistos no ganho de massa muscular, no desempenho atlético, no ganho de peso, na melhora dos índices reprodutivos, na prevenção e tratamento de enfermidades e, principalmente, na melhora da saúde intestinal e na qualidade de vida do animal.

Alguns aditivos funcionais como o Pro-SACC garantirão a melhora da digestibilidade e o aproveitamento da dieta total do animal, possibilitando melhora da pelagem, ganho de peso e qualidade dos cascos.

Já o MOS, um aditivo funcional prebiótico, auxilia na melhoria da imunidade, na neutralização de bactérias patogênicas e na adsorção de micotoxinas, responsável por diversas perdas de produtividade e do desempenho atlético dos equinos.

O que estamos dizendo é que há vários suplementos e aditivos no mercado, mas poucos são realmente funcionais.


Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Descubra os Surpreendentes Benefícios da Lisina na Suplementação
Descubra os Surpreendentes Benefícios da Lisina na Suplementação

Descubra os incríveis benefícios da lisina na suplementação e como ela pode auxiliar no crescimento, fornecer equilíbrio corporal e dar uma performance surpreendente. Saiba mais neste artigo informativo da Univittá.

O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados
O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados

O aminoácido vem se tornando essencial para uma alimentação excelente!

Gostou deste post? Deixe seu comentário