Atualmente quando falamos em probióticos para cavalos ou aditivos funcionais probióticos como é o caso do Pro-SACC, não é raro pensar que os mesmos só são eficientes ou devem ser usados em distúrbios gastrointestinais como: diarreias, desconfortos e casos de coprofagia (ingestão de fezes). Esse conceito inclusive é bastante comum e defendido inclusive por alguns profissionais como veterinários e treinadores.
Mas não é bem assim! Os probióticos para cavalos, são organismos vivos que dentro de um hospedeiro beneficiam a microflora intestinal, sendo assim, proporcionam inúmeros benefícios que na maioria das vezes transcendem nossos olhos. Em criações de bovinos, suínos e aves a utilização desse tipo de suplementação é imprescindível para a melhoria da produtividade e desenvolvimento dos animais. Agora, porque não pensamos da mesma forma na equinocultura ou até mesmo na criação de animais PET?
A resposta é simples: cultura. Os criadores de animais de estimação, onde os cavalos se enquadram, não tem a cultura e não veem a importância na utilização desse tipo de ferramenta diariamente. Os probióticos para cavalos, probióticos para cães e probióticos para gatos beneficiam e fornecem para os nossos animais uma melhor qualidade de vida e principalmente minimizam algumas praticas de manejo extremamente agressivas para integridade do trato gastrointestinal deles. Dentre essas práticas podemos citar:
- - vermifugações periódicas,
- - troca de alimentação repentina,
- - utilização de fontes alternativas de alimentação de baixo valor nutricional,
- - viagens periódicas e repentinas, provocando queda na imunidade e dificuldade de manter um padrão definido da alimentação e
- - manejo de alimentações que não condizem com a fisiologia natural do animal, fazendo com que ele se alimente em pequenos períodos definidos durante o dia.
Visto isso, a utilização de probióticos para cavalos a base de levedura viva Saccharomyces cerevisiae (Pro-SACC) propicia benefícios à microbiota intestinal do animal favorecendo as bactérias da própria flora do animal, baseada no perfil alimentar que ele é alimentado.
Em equinos, com o aumento das bactérias da própria flora intestinal , a capacidade fermentativa que ocorre no ceco aumenta e a fibra do volumoso (capim) é melhor digerida fazendo com que o ele tenha maior acesso aos nutrientes, vitaminas e fontes de energia contida no capim. Assim, quando vermifugamos os animais os mesmos respondem melhor à recolonização do trato gastrointestinal, não sendo raro observarmos o ganho de peso e melhoria da pelagem após essa prática.
Com uma flora intestinal reforçada, ao trocarmos a dieta mesmo que de forma intencional, o animal tem maior capacidade de adaptação devido ao baixo nível de bactérias patogênicas e o maior número de bactérias naturais do animal. Em momentos onde somos obrigados a alimentar nossos animais em horários definidos, como é o caso dos animais encocheirados, a utilização de leveduras vivas como o Pro-SACC auxilia no fluxo gastrointestinal proporcionando assim a melhoria da qualidade de vida do animal, saúde intestinal, diminuição da ansiedade e melhor conforto térmico como já é comprovado em bovinos de leite no regime de freestall.
Atualmente está fácil! A Univittá disponibiliza o Pro-SACC, um aditivo funcional probiótico para cavalo composto por leveduras vivas de Saccharomyces cerevisiae que pode e deve ser usado continuamente nos animais devido a inúmeros benefícios já documentados nas literaturas técnicas. Garantir a saúde intestinal é garantir a vida, e garantir a superação de suas expectativas tanto na performance quanto na relação com seu animal.
Muito conhecido na suplementação humana como uma importante e eficaz fonte de proteína suplementar. A proteína do soro do leite (WHEY PROTEIN), possui aminoácidos essenciais que o corpo precisa para construir e reparar tecidos musculares.
A creatina funciona como um tipo de combustível para o corpo. E sua principal função é fornecer energia para os músculos, além de favorecer o desenvolvimento das fibras musculares, saiba mais...
Gostou deste post? Deixe seu comentário