Blog da Univittá

Porque usar probiótico para cavalo de levedura na forma contínua em meu cavalo?

Porque usar  probiótico para cavalo de levedura na forma contínua em meu cavalo?

Atualmente quando falamos em probióticos para cavalos ou aditivos funcionais probióticos como é o caso do Pro-SACC, não é raro pensar que os mesmos só são eficientes ou devem ser usados em distúrbios gastrointestinais como: diarreias, desconfortos e casos de coprofagia (ingestão de fezes). Esse conceito inclusive é bastante comum e defendido inclusive por alguns profissionais como veterinários e treinadores.

Mas não é bem assim! Os probióticos para cavalos, são organismos vivos que dentro de um hospedeiro beneficiam a microflora intestinal, sendo assim, proporcionam inúmeros benefícios que na maioria das vezes transcendem nossos olhos. Em criações de bovinos, suínos e aves a utilização desse tipo de suplementação é imprescindível para a melhoria da produtividade e desenvolvimento dos animais. Agora, porque não pensamos da mesma forma na equinocultura ou até mesmo na criação de animais PET?

A resposta é simples: cultura. Os criadores de animais de estimação, onde os cavalos se enquadram, não tem a cultura e não veem a importância na utilização desse tipo de ferramenta diariamente. Os probióticos para cavalos, probióticos para cães e probióticos para gatos beneficiam e fornecem para os nossos animais uma melhor qualidade de vida e principalmente minimizam algumas praticas de manejo extremamente agressivas para integridade do trato gastrointestinal deles. Dentre essas práticas podemos citar:

  • -  vermifugações periódicas,
  • -  troca de alimentação repentina,
  • -  utilização de fontes alternativas de alimentação de baixo valor nutricional,
  • - viagens periódicas e repentinas, provocando queda na imunidade e dificuldade de manter um padrão definido da alimentação e
  • - manejo de alimentações que não condizem com a fisiologia natural do animal, fazendo com que ele se alimente em pequenos períodos definidos durante o dia.

Visto isso, a utilização de probióticos para cavalos a base de levedura viva Saccharomyces cerevisiae (Pro-SACC) propicia benefícios à microbiota intestinal do animal favorecendo as bactérias da própria flora do animal, baseada no perfil alimentar que ele é alimentado.

Em equinos, com o aumento das bactérias da própria flora intestinal , a capacidade fermentativa que ocorre no ceco aumenta e a fibra do volumoso (capim) é melhor digerida fazendo com que o ele tenha maior acesso aos nutrientes, vitaminas e fontes de energia contida no capim. Assim, quando vermifugamos os animais os mesmos respondem melhor à recolonização do trato gastrointestinal, não sendo raro observarmos o ganho de peso e melhoria da pelagem após essa prática.

Com uma flora intestinal reforçada, ao trocarmos a dieta mesmo que de forma intencional, o animal tem maior capacidade de adaptação devido ao baixo nível de bactérias patogênicas e o maior número de bactérias naturais do animal. Em momentos onde somos obrigados a alimentar nossos animais em horários definidos, como é o caso dos animais encocheirados, a utilização de leveduras vivas como o Pro-SACC auxilia no fluxo gastrointestinal proporcionando assim a melhoria da qualidade de vida do animal, saúde intestinal, diminuição da ansiedade e melhor conforto térmico como já é comprovado em bovinos de leite no regime de freestall.

Atualmente está fácil! A Univittá disponibiliza o Pro-SACC, um aditivo funcional probiótico para cavalo composto por leveduras vivas de Saccharomyces cerevisiae que pode e deve ser usado continuamente nos animais devido a inúmeros benefícios já documentados nas literaturas técnicas. Garantir a saúde intestinal é garantir a vida, e garantir a superação de suas expectativas tanto na performance quanto na relação com seu animal.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Compartilhe este post:

Postado Por: Administrador

Administrador

Leia Também:

Gostou deste post? Deixe seu comentário