Standardbred é uma raça de cavalo Americana que tem ganhado evidência em virtude de sua habilidade de manter altas velocidades de trote por longos períodos de tempo confortavelmente. Por enquanto uma raça pouco difundida no Brasil, mas que tem ganhado grande visibilidade e apoio para a criação nacional, além de incentivo para que se tenha investimentos na genética da raça por meio da importação de animais de raça pura dos EUA.
História
A raça originou-se de um garanhão puro sangue inglês chamado Messenger que era criado na Inglaterra por volta do ano de 1780, até que este foi importado pelo Estados Unidos da América onde houve a contribuição de outras raças para a genética como Narragansett Pacer, Canadian Pacer, Thoroughbred, Norfolk Trotter, Hackney e Morgan.
O seu nome surgiu devido ao fato que para que os animais fossem registrados no livro de registros chamado em inglês de Stud book, eles precisavam correr uma milha de distância, cerca de 1,6 Km em um tempo padrão chamado em inglês de Standard , que era de 2 minutos e 30 segundos. Atualmente o tempo foi reduzido para 1 min e 50 s para que os animais sejam admitidos.
Morfologia
Acredita-se que sua capacidade de trote esteja ligada a uma mutação em um ponto do gene DMRT3 que está relacionado a medula espinhal e coordenação motora do animal. Os animais da raça pesam entre 400 Kg a 500 Kg e têm entre 1,60m a 1,70m de altura em média. Apresenta como as pelagens mais comuns o baio, preto, castanho e alazão.
Apresentam cabeça refinada, reta e a testa larga. O pescoço é levemente arqueado, forte e musculoso assim como seus ombros o que permite passadas longas e firmes. Possuem o corpo longo e definido, com membros fortes e sólidos.
Aptidão
São animais inteligentes e com isso fáceis de serem treinados, com grande vitalidade, bom temperamento, dóceis, sendo mais calmos, fortes e pesados que os animais da raça Puro Sangue Inglês. É considerada uma boa raça para saltos devido sua força e que também é usada em shows de adestramentos devido ao seu excelente temperamento.
Populares no enduro equestre na Austrália, participam de corridas de 20 km a 80 km de distância. No Brasil participam de corridas com arreios que recordam o esporte praticado na Grécia antiga, as corridas de bigas. Os animais são conduzidos em todo o percurso pelos jóqueis sentados em charretes desenvolvidas especialmente para o esporte.
Esporte que tem ganhado força no Brasil, com diferentes eventos de competições como Copas e campeonatos nacionais. Além de uma Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Trotador.
Tamires Lima
Estudante de medicina veterinária, apaixonada por animais e que atualmente trabalha na equipe técnica e de relacionamento com os clientes da Univittá Saúde Animal.
Mais artigos deste autor
Leia Também
Puro-sangue Lusitano: tudo o que você precisa saber sobre essa raça
A raça de cavalo Puro-sangue Lusitano é considerada pelos pesquisadores como a primeira raça de sela do mundo. São animais nobres, dóceis, generosos e ardentes.
Conheça o Paint Horse, cavalo versátil e de beleza exuberante
A raça americana Paint Horse é relativamente nova, o que não significa que não seja valorizada. Muito pelo contrário. Nos Estados Unidos está entre as mais populares, as mais comercializadas e também as mais caras.
Gostou deste post? Deixe seu comentário