Colostro para bezerros e potros

Colostro para bezerros e potros

Saiba o porque é essencial o recém nascido ingerir o colostro nas primeiras horas de vida



Colostro é o primeiro leite secretado após o parto, com duração produzido em média entre 3 a 4 dias. Está diretamente relacionado ao crescimento e desenvolvimento dos filhotes, por ser rico em vitaminas A, E e B12, minerais, proteínas e as imunoglobulinas como IgG, IgM e IgA. A reserva energética dos recém nascidos é constituída pela gordura proveniente do colostro, que junto com a lactose permite que o filhote regule sua temperatura corporal. 

 


As éguas e as vacas apresentam um tipo de placenta que não permite a passagem de anticorpos para o feto durante a gestação, o que torna os seus filhotes dependentes do colostro até o momento em que seus organismos produzam seus próprios. Com tudo para que a transferência de imunidade passiva seja eficaz é necessário que os filhotes permaneçam com a mãe no período mínimo de 12 horas e mamem em até 3 horas de vida. Visto que não apresentam atividade gástrica o que impede que os anticorpos sejam digeridos antes de alcançar o intestino delgado, onde são absorvidos intactos, o que reduz conforme o tempo passe até que se torne nulo e ficando totalmente ineficaz. 



O colostro é responsável por induzir a secreção de hormônio de crescimento, insulina,  gastrina, secretina, polipeptídeo pancreático e colecistocinina. Contém também substâncias com efeito laxativo para auxiliar os recém nascidos na defecação de suas primeiras fezes, o mecônio. A falha na ingestão ou colostro de má qualidade, pode resultar em retenção de mecônio, incidências de diarreias, onfalite, artrites, doenças respiratórias, menor ganho de peso e dependendo da gravidade do quadro pode levar o animal à óbito. 



Existe uma forma de analisar a qualidade do colostro produzido pelas fêmeas, com um equipamento chamado colostrômetro que correlaciona a quantidade de anticorpos presentes os quais apresenta maior peso molecular, para que possa ser classificado de acordo com um qualidade sendo considerado intermediária (amarelo) necessário 20 a 50 mg/ml e superior (verde) de 50 a 140 mg/ml, sendo que em Brix (índice de refração) é 21% e com densidade acima de 1.056. A produção se inicia algumas semanas antes do parto, por isso partos prematuros, distocia pode interferir na qualidade do colostro produzido pela fêmea.



É possível armazenar o colostro para gerar um banco de colostro através do congelamento, que impede o crescimento bacteriano de forma significativa permitindo a conservação por mais tempo, mas o ideal é que seja apenas o do primeiro dia após o parto. O descongelamento deve ser realizado de forma correta em banho-maria com temperatura adequada para que as propriedades imunológicas não sejam destruídas durante o processo. No entanto há um efeito sobre a imunidade celular porque os cristais de gelo formados são responsáveis por romper a membrana das células.


Para a produção de um colostro de qualidade é essencial um manejo sanitário  apropriado, com um  protocolo vacinal para imunização das fêmeas no período gestacional para que estas possam produzir antígenos e fornecer aos seus filhos por meio do colostro e o manejo alimentar também influencia. As fêmeas mais velhas e multíparas, por ter terem tido mais contato com microrganismo ao longo da vida e passado por mais desafios sanitários podem produzir o colostro de melhor qualidade e com maior concentração de imunoglobulinas.


Sem dúvida nenhum esse período é importante na vida de um animal, e estar atento aos detalhes faz toda diferença tanto na vida da égua ou vaca quanto para vida do potro e/ou bezerro.


A Univittá vem desenvolvendo produtos que auxilia o tratamento em todas essas fases. O MOS e o Pro-SACC que proporciona maior digestibilidade e passagem de imunidade ao potro ou bezerro no terço final de gestação. O Unilac, um concentrado lácteo que supre as necessidades proteica, energética e mineral do neonato nos primeiros dias de vida. O FLEET PLEX, um fleet enema que administrado no orifício anal do feto nas primeiras horas do dia auxilia a evacuação e a não retenção do mecônio. A Glutamyna, um suplemento proteico que auxilia o desenvolvimento e a nutrição de células intestinais, promovendo assim uma precoce maturidade do sistema digestivo do neonato, e o CRESCER, um suplemento ara potros destinados aos animais com déficit de desenvolvimento e que pode auxiliar o crescimento de potros durante seu desenvolvimento.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Tamires Lima
Tamires Lima

Estudante de medicina veterinária, apaixonada por animais e que atualmente trabalha na equipe técnica e de relacionamento com os clientes da Univittá Saúde Animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Botulismo bovino (doença da vaca caída)
Botulismo bovino (doença da vaca caída)

Botulismo bovino também conhecido como doença da vaca caída é uma enfermidade causada pela toxina da bactéria Clostridium botulinum.

A vitamina A na dieta de bovinos
A vitamina A na dieta de bovinos

Neste post será abordado tópicos sobre a vitamina A, como sua função no organismo, as consequências de sua deficiência para os bovinos e o porquê e quando suplementar os animais.

Gostou deste post? Deixe seu comentário