Blog da Univittá

Como os minerais podem beneficiar a qualidade dos cascos

Como os minerais podem beneficiar a qualidade dos cascos
Importância e absorção dos minerais:

Segundo Primiano (2010), minerais são importantes para o aproveitamento da energia e do alimento, para saúde dos tendões, cascos, articulações, musculatura, circulação e respiração. Os minerais orgânicos ou quelatados são muito utilizados em rações de alta performance. Esses minerais são combinações de um mineral mais um aminoácido. Ao invés de sua absorção ser de forma natural no organismo ele é absorvido pelo sitio de absorção do aminoácido. Esses minerais orgânicos são prontamente transportados para os tecidos corporais através dos carreadores de aminoácidos e peptídeos. Isso evita competição entre os minerais inorgânicos pelos transportadores clássicos de minerais (Antonello & Araldi, 1999).

Manganês, Magnésio e Zinco:

O zinco favorece a integridade dos cascos pois acelera a cicatrização das feridas, aumenta a velocidade de reparação do tecido epitelial e mantem a integridade celular. Este mineral é necessário para a síntese e maturação da queratina (Whitaker et al., 1997; Smart & Cymbaluk, 1997). O zinco foi identificado como mineral fundamental no processo de queratinização (Smart & Cymbaluk, 1997; Mülling et al., 1999; Mülling, 2000), porque possui funções de catalisador de algumas enzimas como a RNA transferase, formação de proteínas estruturais filamentosas e regulador do processo de queratinização (Cousins, 1996). 
O manganês e o zinco são cofatores para sistemas de enzimas antioxidantes, conhecidos por serem importantes para a saúde do casco do cavalo. As dietas de equinos, geralmente, contêm níveis insuficientes de Manganês. Por isso a suplementação deste mineral é tão necessária. 
Em equinos, os traços de minerais podem participar da cicatrização das feridas. Entre eles inclui-se o magnésio, o qual é necessário para a síntese de proteínas. 


FOOT BALANCE contém os ingredientes essenciais para o crescimento e manutenção da integridade dos cascos, pelos, crina e cauda. Biotina, Zinco e Cobre participam ativamente das reações de queratinização e formação da matriz extracelular epidérmica, enquanto que o aminoácido Metionina é muito importante para a integração das proteínas estruturais, conferindo rigidez ao tecido. A fórmula contém ainda outros componentes como levedura viva Saccharomyces cerevisiae, MOS, Cobalto e Oxido de Magnésio que além de melhorar a capacidade de absorção dos nutrientes tem ação precursora de muitas vitaminas, pró e prebiótica.

Os minerais existentes no FOOT BALANCE são ligados a dois aminoacidos o que multiplica os níveis de absorção garantindo o mínimo balanco mineral para a manutenção da integridade dos cascos.
Foot Balance é um suplemento mineral vitamínico para cascos com produtos de elevada biodisponibilidade e eficácia. É indicado para equinos e bovinos em qualquer fase de desenvolvimento. 
Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Compartilhe este post:

Postado Por: Letícia Simões

Letícia Simões
Estudante de Medicina Veterinária USP Pirassununga FZEA , estagiária no laboratório de pesquisa em saúde digestiva e desempenho de equinos, atualmente envolvida em um experimento sobre nutrição do casco equino e trabalha no marketing da Univitta Saúde Animal.

Leia Também:

Gostou deste post? Deixe seu comentário