O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados

O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados

A glutamina, formada através do ácido glutâmico, é usada como fonte de energia e pode auxiliar a promover a saúde do intestino delgado, principalmente em casos de equinos criticamente doentes.

Além disso, também é muito usada para trazer eficácia às células do sistema imunológico do animal.

Explicamos com mais detalhes a seguir!

O que é Glutamina

O aminoácido é uma fonte de energia para células de crescimento rápido, assim como os enterócitos e linfócitos. Também é responsável pelo transporte de nitrogênio e é precursora da glutationa.

É ideal para animais que apresentam altos quadros de estresse oxidativo, inflamatórios, sepse e um nível sérico do aminoácido menor do que o acostumado. Ou seja, sem a quantidade suficiente para suprir a demanda de seu organismo.

Quando devo usar a Glutamina?

A glutamina pode ser usada nos primeiros dias de vida do animal, em animais expostos a cargas muito intensas ou horas de trabalho, animais que possuem o sistema imunológico baixo ou com alterações gastrointestinais, além de animais em desenvolvimento e fêmeas prenhas.

O aminoácido é um excelente promotor no ganho de massa muscular e na rápida recuperação após exercícios, estimulando o sistema imunológico e melhorando a saúde do equino.

Papel na dieta do animal

Cerca de 80% do total da Glutamina estão presentes no músculo esquelético, enquanto isso, a maior parte usada durante a dieta é usada em prol do sistema digestivo, sendo um dos principais nutrientes das células intestinais.

Em situações de jejum, o organismo do animal usa a proteína do próprio corpo para a geração de energia, o que chamamos de catabolismo muscular.

Além de liberar aminoácidos, o processo também produz amônia, uma substância tóxica. Nesse caso, a Glutamina é a principal responsável para levá-la ao fígado e rins do animal, podendo ser excretada e evitar que os seus efeitos tóxicos sejam liberados no organismo.

Contudo, ainda possuem a capacidade de proteger o animal contra lesões durante as atividades e melhorar a sua performance.

Aqui na Univittá, contamos com o suplemento Glutamyna, desenvolvido para equinos, bovinos, caprinos e outras espécies. A solução conta com uma alta concentração de glutamina e ácido glutâmico, fazendo com que seus efeitos sejam ainda mais significativos para a vida do animal.

O uso de um bom suplemento, auxilia na manutenção da saúde intestinal, recuperação rápida e ganho de massa muscular, contribuindo na dor após os exercícios realizados pelo animal.

Deve ser usada duas medidas do suplemento por dia para animais adultos, já para jovens é indicado o uso de apenas uma medida. Para os demais, o recomendado é o uso de apenas 0,5 a 5% da dieta total, de acordo com a solicitação do médico veterinário.

Para finalizar, não podemos deixar de contar sobre a resistência contra infecções, visto que auxilia na formação de anticorpos e na prevenção de doenças.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Desvende os Segredos da Equinocultura e Nutrição Animal com o Univittá Podcast!
Desvende os Segredos da Equinocultura e Nutrição Animal com o Univittá Podcast!

Descubra o mais novo lançamento da Univittá Saúde Animal: o Univittá Podcast! Conecte-se com especialistas, desvende os segredos da equinocultura e nutrição animal, e mantenha-se atualizado com o que há de mais relevante no universo dos cavalos e animais. Saiba mais!

3 dicas de como hidratar os cascos do seu cavalo
3 dicas de como hidratar os cascos do seu cavalo

Para garantir a saúde dos cascos do cavalo, é importante hidratá-los adequadamente. Isso porque, se estiverem desidratados – ou hidratados em excesso – ficam suscetíveis a sofrer rachaduras.

Gostou deste post? Deixe seu comentário