3 dicas de como hidratar os cascos do seu cavalo

3 dicas de como hidratar os cascos do seu cavalo
Para garantir a saúde dos cascos do cavalo, é importante hidratá-los adequadamente. Isso porque, se estiverem desidratados – ou hidratados em excesso – ficam suscetíveis a sofrer rachaduras.

E é bem provável que você tenha ouvido falar sobre produtos milagrosos para a hidratação dos cascos dos cavalos. Mas será que há um produto realmente capaz de devolver a hidratação adequada aos cascos dos animais? 

A resposta para essa pergunta é NÃO. Como a qualidade dos cascos dos equinos envolve inúmeros fatores, não há um único produto que possa contemplar todos eles. Mas há medidas que, se realizadas em conjunto, contribuem para a hidratação dos cascos dos cavalos. 

Confira nesse artigo 3 dicas de como hidratar os cascos do seu cavalo.

1. Condições de higiene das baias

Claro que manter uma cama sem resíduos de fezes é importante para garantir uma baia limpa, mas só isso não basta para a saúde dos cascos dos cavalos. É também preciso mantê-la seca

Uma baia que fique vários dias sem trocar concentra um alto nível de umidade proveniente da urina dos animais. Isso faz com que os cacos permaneçam úmidos e sirvam, consequentemente, como porta de entrada para microrganismos. 

Dessa forma, dependendo do produto de cama utilizado, o prazo de troca total pode chegar a até 30 dias – é o caso das camas feitas com maravalha grossa.

2. Fornecimento de sal mineral

Os minerais estão presentes em centenas de reações enzimáticas, na formação de células, no balanço eletrolítico do animal e, consequentemente, no sistema circulatório do animal. Por isso, a suplementação mineral dos equinos não pode ser negligenciada.

O ideal é que haja um produto específico para equinos, fornecido em um cocho separado e servido de forma que o animal tenha o consumo voluntário (à vontade) em qualquer hora do dia. Assim, fica garantida a suplementação do animal.

Quando utilizamos um produto de qualidade e próprio para equinos, garantimos a ingestão mínima dos micro e macro minerais necessários para a qualidade de vida de um animal.

3. Produto para passar nos cascos

Você já se perguntou qual produto é o mais indicado para passar nos cascos de seu animal? Há várias receitas milagrosas que prometem a hidratação ideal, mas, para saber se elas realmente funcionam, é importante entender que a base da hidratação dos cascos dos equinos ocorre de dentro para fora. 

Por isso, quando passamos um produto superficialmente nos cascos ou na sola dos animais, o principal objetivo é que esse produto sirva como um impermeabilizante. Ou seja, faz com que a umidade não prejudique ou interfira na hidratação promovida pela própria circulação sanguínea do animal.

Sendo assim, é possível usar qualquer produto? Não! Tente priorizar produtos naturais e não químicos, produtos que tenham uma base oleosa e que apresentem maior resíduo ou ação repelente à água por mais tempo. A periodicidade das aplicações deve ser, inclusive, maior.

Muito se fala sobre a utilização do sebo de carneiro que, de fato, é um bom produto: é natural e dura por um bom tempo na superfície dos cascos, impermeabilizando e protegendo da umidade que porventura possa estar presente em suas instalações.

Mas um fator importante é garantir que o produto escolhido não seja (ou tenha) algum substrato para a proliferação de microrganismos no casco. Entendido isso fica mais fácil avaliar o produto certo para a impermeabilização dos cascos dos animais – bem como sua periodicidade.

Os produtos da Univittá que contribuem para a saúde dos cascos

A Univittá lançou em sua linha o sebo de carneiro: um produto natural que pode contribuir – e muito! – para o manejo dos cascos dos cavalos. 

Na parte de suplementação, o Kronus é um sal mineral próprio para equinos que vem sendo uma importante ferramenta para uso diário. Isso porque o produto apresenta minerais orgânicos, fator que garante absorção de quase a totalidade do produto. 

Por sua vez, o Foot Balance é um produto próprio para o casco. Além de conter minerais quelatados, tem aminoácidos importantes não somente para o desenvolvimento dos cascos, mas principalmente para garantir a qualidade dos que estão nascendo. Conheça os produtos da Univittá!

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Confira quais são as recomendações atuais sobre o uso da silagem de milho como fonte de volumoso na alimentação de equinos
Confira quais são as recomendações atuais sobre o uso da silagem de milho como fonte de volumoso na alimentação de equinos

Este artigo faz uma síntese das informações e ideias geradas na mesa-redonda batizada de “Recomendações Atuais sobre o Uso da Silagem de Milho em Equinos”, um assunto de extrema relevância aos criadores e proprietários de equinos.

Como aumentar a energia do meu cavalo? 4 pontos para se atentar
Como aumentar a energia do meu cavalo? 4 pontos para se atentar

É bastante comum que um atleta do meio equestre, com o passar do tempo e dos dias de treinamentos de uma pré-temporada, sinta que seu animal está com pouca energia nos treinamentos ou nas primeiras competições.

Gostou deste post? Deixe seu comentário