O que é glutamina?
Glutamina é o aminoácido livre mais abundante no corpo dos animais, está associada a importantes processos metabólicos como a síntese de proteína, é uma fonte de energia para células de crescimento rápido como os enterócitos e linfócitos, além disso também transporta nitrogênio e é precursora da glutationa, um antioxidante.
Quando é necessário ser realizado a suplementação de glutamina?
Animais que apresentam quadros de estresse oxidativo, inflamatórios, sepse, injúrias apresentam o nível sérico do aminoácido menor do que o habitual e a quantidade insuficiente para suprir a demanda do organismo, torna a suplementação necessária para que o animal tenha acesso por meio da dieta.
A glutamina é constituinte do muco e atua no co - transporte de líquidos pelo intestino, modula a resposta inflamatória do intestino por meio da síntese de glutationa e células de defesa, auxilia na preservação e manutenção da integridade da barreira intestinal e é precursora de nucleotídeos que promove a saúde intestinal.
O que podemos esperar da suplementação com glutamina:
- Promoção da saúde intestinal;
- Auxilio no ganho de massa muscular e na recuperação rápida após exercícios;
- Estimulo do sistema imunológico.
Para quais animais eu utilizo?
- Animais nos primeiros dias de vida;
- Animais expostos à intensa carga esportiva ou de trabalho;
- Animais com baixa no sistema imunológico ou com alterações gastrointestinais;
- Fêmeas prenhes;
- Animais em desenvolvimento.
Glutamyna é um suplemento desenvolvido pela Univittá para equinos, bovinos, caprinos e ovinos e muitas outras espécies. É um produto que trás com sigo altíssima concentração de glutamina e ácido glutâmico o que faz seus efeitos ainda mais significativos.
O auxilio na manutenção da saúde intestinal, ganho de massa muscular, recuperação rápida do músculo reduzindo a dor após o exercício, aumento da reserva de glicogênio porque não permite que o animal queime massa muscular para gerar energia, redução do estresse oxidativo, aumento da resistência contra infecções, pois ajuda na formação de anticorpos e a na prevenção de doenças
Tamires Lima
Estudante de medicina veterinária, apaixonada por animais e que atualmente trabalha na equipe técnica e de relacionamento com os clientes da Univittá Saúde Animal.
Mais artigos deste autor
Leia Também
Botulismo bovino (doença da vaca caída)
Botulismo bovino também conhecido como doença da vaca caída é uma enfermidade causada pela toxina da bactéria Clostridium botulinum.
A vitamina A na dieta de bovinos
Neste post será abordado tópicos sobre a vitamina A, como sua função no organismo, as consequências de sua deficiência para os bovinos e o porquê e quando suplementar os animais.
Gostou deste post? Deixe seu comentário