Como em qualquer ramo da agricultura e pecuária, tudo para na balança, seja na produção de grãos por hequitar ou qualquer outro tipo de indice de produtividade. Dessa forma, na ovinocultura terminar cordeiro com alta produtividade e um excelente custo benefício é fundamental para a viabilidade do negócio.
Para explicar melhorr a complexidade de se terminar um cordeiro, é necessário que deixemos alguns pontos claros uma vez que “terminar um cordeiro” não é somente alimentar o animal, mais sim saber o alimento que será dado em seus diferentes períodos, até o momento de seu sacrifício e conhecer o mercado que o mesmo irá atender e suas variações. Para isso é essencial definir: o que é terminar um cordeiro? Entende-se que terminação é a adequação de um produto às necessidades do mercado que atende.
Sendo assim quando falamos em confinamento e terminação não podemos deixar de firmar a importância de se utilizar animais de genética aptos a apresentarem respostas condizentes com esse sistema que por si só requer investimentos consideráveis. Alem disso fica inviabilizada a utilização de nutrientes inferiores, pois isso acarretará indubitavelmente em um aumento na proporção de concentrado. A utilização de palhas de cereais na dieta de cordeiros confinados se torna um eficiente ferramenta para se evitar problemas de acidose e paraqueratose bem como aparecimento de carcaças com gordura branca. No entanto o valor energético dessas palhas é praticamente nulo inviabilizando o uso por outro motivo sem ser referido a esses problemas.
Dessa forma, altos níveis de concentrado na dieta de cordeiros no confinamento aumenta a proporção de acido propiônico no rumem, que em situação normal é metabolizado no fígado, se encontra em baixas concentrações na corrente sangüínea, em situações adversas ultrapassam a capacidade do fígado aparecendo em altos níveis no sangue, ocorrendo assim uma interferência na síntese normal de gordura afetando na aceitabilidade do produto.
Sabendo que cordeiros em terminação requerem alimentos de fermentação rápida para garantir a eficiência na produção, elaborou-se uma solução muito simples que inclusive diminuiu o custo de alimentação, a de fornecer grãos inteiros a fim de diminuir o ritmo de fermentação.
Para tanto em cordeiros geneticamente eficientes, o NRC disposto na tabela abaixo se torna uma ferramenta importante para elaboração das dietas nutricionalmente eficazes. Esta é a regra a ser adotada nos modernos sistemas de produção de carne como ocorre nas áreas mais avançadas do planeta.
Com tudo sabe-se que o tipo de terminação usada pode afetar a composição da carcaça, e historicamente já sabemos que a carcaça de um animal terminado a pasto tem um menor teor de gordura, sendo uma carne relativamente mais saudável, no entanto se paga um preço caro para obter essa carcaça uma vez que os animais mantidos nesse sistema tem um ganho de peso 40-60% inferior dos mantidos em confinamento.
A utilização de aditivos tem se tornado uma ferramenta interessando não somente na terminação, mas também na criação como um todo. O Pro-SACC (aditivo probiótico) criado pela Univittá Saúde Animal ajuda a controlar os disturbios gastrointestimas e também no aumento da digestibilidade de tudo que é ofertado para o animal. Ademais, o controle das intoxicações por micotoxinas pode ser um problema quase que inesistente, pois co Pro-SACC é enriquecido com adsorventes de micotoxinas.
Assim resta ao produtor se adaptar as características agrícolas de cada região, buscando fontes ainda mais promissoras para alimentação dos animais como: cana-de-açucar, silagens, fenos etc.
REFERENCIAS
250 MANEIRA DE PREPERAR RAÇÕES BALANCEADAS PARA OVINOS, AUTOR: CLAUDIO CID VALVERDE, EDITORA:APRENDA FACIL, VIÇOSA – MG 2000 PAG. 121.Osório, J.C.S., Osório, M.T.M. Produção de Carne Ovina: Técnicas de Avaliação “in vivo” e na Carcaça. Editado por José Carlos da Silveira Osório. 2003. 73 páginas.
PRODUÇÃO DO CORDEIRO DE CORTE EM SISTEMA DE CONSORCIAÇÃO, AUTOR: Helio Carlos Rocha, Elci Lotar Dickel, Sergio Aladin Messina EDITORA: UNIVERCITÁRIA, UNIVERCIDADE DE PASSO FUNDO 2003 PAG. 48
Exigências nutricionais de ovinos e estratégias de alimentação.
Allan Rômulo
Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.
Mais artigos deste autor
Leia Também
Manejo Sanitário e Nutricional da Ovelha Gestantes
O manejo sanitário e nutricional dos ovinos devem fazer parte de toda sua vida, mas ter uma atenção especial nos períodos pré parto e pós parto faz a total diferença na criação, saiba mais...
Receita de tinta marcadora para ovinos e caprinos
Nesse artigo damos uma fórmula simples e muito usual para marcação de coberturas no rebanho ovino.
Gostou deste post? Deixe seu comentário