Descubra os Surpreendentes Benefícios da Lisina na Suplementação

Descubra os Surpreendentes Benefícios da Lisina na Suplementação

De fato, assim como na alimentação humana, a nutrição do animal vem se evoluindo a cada dia. Os alimentos ricos em proteína, que antes foram alvos de muitas críticas, hoje são superados por um novo modelo de proteína ideal.

Mas, o que seria essa “proteína ideal”?

Seu princípio é baseado no aminoácido lisina, que se mostrou bem promissor em relação a diminuição da redução de massa muscular e altas concentrações de nitrogênio. Esse novo conceito fornece o equilíbrio entre os aminoácidos essenciais e os não essenciais.

O que é Lisina?

A Lisina é um aminoácido essencial não produzido naturalmente pelo organismo, dessa forma, deve ser obtido através da nutrição.

É o principal aminoácido considerado durante a formulação de alimentos, para que as concentrações de todos sejam balanceadas, deixando a lisina fixada em 100% de seu perfil ideal.

A falta desse aminoácido na dieta do animal, pode ocasionar na recuperação mais lenta de animais doentes, cascos frágeis e com crescimento lento, além da fadiga persistente.

Para cada cavalo é oferecida a quantidade ideal, levando sempre em consideração a sua idade e a carga de trabalho. Entretanto, antes de dar início a essa suplementação, é preciso balancear a dieta dos animais de forma correta.

Vantagens da Lisina

Dentre as principais vantagens, ela é capaz de:

  • auxiliar no desenvolvimento dos cavalos, especialmente em relação ao seu crescimento;
  • e ao ganho de massa muscular dos animais mais jovens.

O aminoácido é responsável pelo ganho de peso diário apenas com uma pequena adição. Também tem como benefício o acréscimo de proteína corporal, complementando dietas que possuem baixa ingestão proteica.

A Lisina induz um melhor desempenho, auxiliando na recuperação física enquanto os equinos estão em treinamento e melhora a produção e característica do leite em éguas lactantes.

Ela é responsável por tornar os potros mais fortes e maiores em um período essencial de suas vidas, além de ajudá-los a ter um bom desempenho e serem mais saudáveis, chegando no equilíbrio corporal e uma performance surpreendente.

Suplementos que contam com Lisina

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse aminoácido, vamos te mostrar alguns produtos da Univittá que conta com ele em sua formulação, trazendo todos os benefícios para a saúde do animal.

HEMOVITTÁ

O Hemovittá é um suplemento alimentar que auxilia no fornecimento de nutrientes importantes durante os períodos de grandes exigências nutricionais.

A alta biodisponibilidade dos minerais, das vitaminas e da nutrição, contribui para as importantes atividades do organismo, assim, proporcionando resultados benéficos para as fases de crescimento, reprodução, gestação e períodos de estresse.

Além de conter Lisina em sua formulação, ainda possui ácido fólico, ácido nicotínico, cobalto, cobre, colina, vitamina A, B1, B12, B2, B2, entre outros ingredientes importantes para a saúde animal.

CRESCER PASTA

Esse suplemento foi desenvolvido para auxiliar o crescimento de potros, sendo indicado para todos os equídeos em desenvolvimento.

Além da Lisina, podemos ver em sua composição: alanina, arginina, cálcio, cistina, extrato etéreo, glicina, proteína bruta, ômega 3, 6 e 9, serina, entre outros.

AMINO V

O Amino V é um complemento nutricional de aminoácidos, vitaminas e microminerais para a alimentação de equinos, muares, asininos, bovinos e suínos.

Ele contém todos os nutrientes essenciais para a alimentação dos animais e reúne os ingredientes necessários, buscando sempre estimular o apetite. Assim, promovendo a saúde intestinal e melhorando a condição corporal como um todo do animal.

Em sua composição, podemos ver o ácido fólico, ácido glutâmico, alanina. arginina, extrato de levedura, ferro amino quelato, valina, vitamina A, B1, B12, B2, B6, D3 e E.

UNILAC

O suplemento concentrado lácteo para equino e bovinos, é criado para melhorar o balanço nutricional dos potros e bezerros em seus primeiros dias de vida, garantindo uma alimentação completa para essa fase.

Sua composição é formada por cálcio, soro de leite, soja micronizada, dextrose, óleo de soja, metionina, glutamina, cobre, entre outros que auxiliam no melhor desenvolvimento animal.

FORT HORSE

Por último, vamos citar o Fort Horse, um suplemento para equídeos desenvolvido com alta tecnologia de pronto uso. Ele é indicado para todas as fases de desenvolvimento, principalmente para animais em treinamentos intensos e que necessitam de um melhor desempenho atlético.

Extrato de leveduras, óleo de farelo de arroz degomado e neutralizado, proteína concentrada de soro de leite, parede celular de levedura e isoleucina são alguns dos componentes presentes em sua formulação.

São suplementos essenciais para garantir o desempenho do cavalo e garantir a satisfação e fidelidade de seu cliente!

Continue acessando o nosso blog para conhecer mais produtos e não perder mais dicas. 

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados
O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados

O aminoácido vem se tornando essencial para uma alimentação excelente!

3 dicas de como hidratar os cascos do seu cavalo
3 dicas de como hidratar os cascos do seu cavalo

Para garantir a saúde dos cascos do cavalo, é importante hidratá-los adequadamente. Isso porque, se estiverem desidratados – ou hidratados em excesso – ficam suscetíveis a sofrer rachaduras.

Gostou deste post? Deixe seu comentário