Nutrição de potros: tudo o que você precisa saber

Nutrição de potros: tudo o que você precisa saber
Os cavalos, assim como os humanos, estão abertos a tudo o que há de novo enquanto jovens. O organismo do potro está disposto e preparado para absorver e aproveitar nutrientes, minerais, aminoácidos e diferentes fontes de energia. É aí que mora o perigo.

Com o que devo nutrir ou alimentar um compartimento tão pequeno e ainda em formação? Qual seria o momento certo para isso? Existem produtos capazes de otimizar o aproveitamento do que está sendo dado?

Se você tem uma dessas dúvidas, saiba que o mais importante é se preocupar com a qualidade do volume ofertado, já que o potro é um animal herbívoro. Mas acompanhe este artigo que vamos ajudar a sanar suas dúvidas.

A partir de quando devo me preocupar com a nutrição dos potros? 

A preocupação com a nutrição de potros deve começar desde muito cedo, ou seja, quando ainda estão sendo gestados. É importante que a égua tenha um bom suporte nutricional, principalmente no último terço da gestação – quando ocorre cerca de 70% do desenvolvimento do feto. 

A falta de acesso da égua a um balanceamento de cálcio e fósforo é uma das falhas mais comuns e responsável pelas doenças ortopédicas do desenvolvimento, que podem ser observadas já no nascimento do potro. Uma das soluções para que não ocorra o desbalanceamento de cálcio e fósforo durante a gestação é fornecer sal mineral de livre acesso para as éguas, que irão utilizá-lo de acordo com suas exigências. 

Vale lembrar que o sal mineral é importante para cavalos em qualquer fase da vida, mas suas exigências variam de acordo com a demanda fisiológica, como estado de lactação e fase de desenvolvimento.

Quando devo começar a fornecer ração? 

Assim que o potro nasce, o leite materno deve garantir a nutrição e sua qualidade em minerais, como cálcio e fósforo, terá papel fundamental no desenvolvimento de estruturas de sustentação, ossos e ligamentos. 

A partir dos 3 meses, os nutrientes do leite deixam de ser suficientes para o crescimento dos potros. Então, mesmo que ainda sejam amamentados, deve-se iniciar o fornecimento de ração.

No entanto, essa dieta necessita de cuidados. Quando o fornecimento energético é muito alto, a diferenciação de cartilagem em osso não consegue acompanhar o crescimento, provocando falha na ossificação endocondral e deixando a placa metafisária espessa. 

Em outras palavras: a cartilagem, que deveria se transformar em tecido ósseo e permitir o crescimento dos ossos dos potros, faz isso em uma velocidade menor que a do crescimento. Isso faz com que a região próxima às extremidades dos ossos fique espessa e menos densa. Além disso, os tecidos moles não acompanham o crescimento ósseo.

Quais os prejuízos de uma nutrição inadequada e como evitá-la?

Todo esse processo que ocorre erroneamente provoca as doenças ortopédicas de desenvolvimento, conhecidas pela sigla DODs. Elas são uma das maiores dificuldades encontradas pelos criadores de cavalos por prejudicarem o desenvolvimento atlético dos cavalos. As mais comuns são: 

  • Fisites;
  • Osteocondrose;
  • Deformidades Angulares;
  • Deformidades Flexurais. 

O cálcio, por ser fundamental para o processo de ossificação, pode prevenir as DODs em potros. Mas além de fornecer cálcio, é preciso estar atento à quantidade de fósforo na dieta, já que ele imobiliza a utilização do cálcio pelo organismo e promove sua deficiência. Isso acontece porque o fósforo é um controlador da concentração sérica de cálcio.

Os criadores, portanto, devem saber que é preciso balancear fósforo e cálcio. A proporção ideal fica entre 2 a 1,5 de cálcio para 1 de fósforo (Ca:P). Em nenhuma situação, o fósforo pode estar em maior concentração que o cálcio. 

O CRESCER é um suplemento da Univittá rico em cálcio que auxilia no crescimento de equídeos, possui MOS e leveduras vivas que auxiliam na imunidade e na saúde digestiva, além de proteínas de alta qualidade que irão ajudar no crescimento sem causar prejuízos ósseos.

Para animais que necessitam de uma suplementação à base de cálcio, a Univittá lançou o New Algas, um composto de Lithothamnium calcarium – fonte nobre de cálcio.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Letícia Simões
Letícia Simões

Estudante de Medicina Veterinária USP Pirassununga FZEA , estagiária no laboratório de pesquisa em saúde digestiva e desempenho de equinos, atualmente envolvida em um experimento sobre nutrição do casco equino e trabalha no marketing da Univitta Saúde Animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Desvende os Segredos da Equinocultura e Nutrição Animal com o Univittá Podcast!
Desvende os Segredos da Equinocultura e Nutrição Animal com o Univittá Podcast!

Descubra o mais novo lançamento da Univittá Saúde Animal: o Univittá Podcast! Conecte-se com especialistas, desvende os segredos da equinocultura e nutrição animal, e mantenha-se atualizado com o que há de mais relevante no universo dos cavalos e animais. Saiba mais!

O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados
O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados

O aminoácido vem se tornando essencial para uma alimentação excelente!

Gostou deste post? Deixe seu comentário