CRESCER é um suplemento desenvolvido para auxiliar o crescimento de potros, mantendo o equilíbrio corpóreo esquelético e muscular. Indicado para todos os equídeos em desenvolvimento e principalmente para aqueles com atraso ou déficit do crescimento.
Composto por BCAA (sigla em que traduzido significa aminoácidos de cadeia ramificada), Leucina, Isoleucina e Valina são aminoácidos essenciais para os equídeos, onde cerca de 35% dos músculos estriados são constituídos por esses 3 aminoácidos. Os Aminoácidos de Cadeia Ramificada ajudam a diminuir a destruição de proteínas intracelulares para uso em energia. Dessa forma, muitos defendem a suplementação desses aminoácidos para a construção de massa muscular magra.
Segundo Jarige e Tisserand, 1984, a quantidade e a qualidade das proteínas corporais precisam ser adequadas nos tecidos para que o animal possa crescer e se desenvolver, sejam eles as fibras musculares, o epitélio intestinal, a pele...É a partir desses aminoácidos livres, presentes em todos os tecidos e em todos os líquidos do organismo, que a síntese proteica é realizada. Assim, o teor em aminoácidos essenciais reflete a qualidade das proteínas dietéticas, a qual é substancialmente melhorada com uma suplementação de lisina à alimentação (Reitnour e Salbury, 1976).
A lisina no CRESCER busca, segundo as observações de Brever e Golden (1971) que o crescimento de potros desmamados passe de 370 g/dia para 730 g/dia quando com o incremento de lisina na ração.
Analisando a influência da cultura de S. cerevisae (presente no CRESCER) na digestibilidade e na taxa de passagem de alimentos em cavalos alimentados com concentrado e volumoso em proporções iguais, estudos concluem que a suplementação com levedura melhora a digestibilidade e consequentemente a conversão alimentar. Com isso, a suplementação dos equinos resulta em uma melhor condição corporal, além de otimizar processos tanto produtivos quanto reprodutivos, e redução dos transtornos metabólicos como cólicas e laminites (Medina et al., 2002).
Buscando aumentar a segurança e garantir o desenvolvimento dos animais, incluímos na formulação o MOS, um aditivo prebiótico que desempenha uma excepcional função de adsorção de micotoxina, minimizando a ação dos fungos que são responsáveis por uma perda de aproximadamente 35% da produtividade, e seu crescimento consome grande parte dos nutrientes que seriam voltados ao desenvolvimento do animal, mudando assim as características dos alimentos, fator de rejeição a ingesta, além de acarretar perdas desde as taxas reprodutivas até o desempenho atlético (GARCIA, 2007).
Benefícios:
- Auxilia no desenvolvimento corpóreo de potros
- Auxilia no ganho de massa muscular
- Complementa dietas com baixa ingestão proteica
- Auxilia na recuperação fisica de animais em treinamento
Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.
Mais artigos deste autorSe você busca suplementar o seu cavalo, antes de tudo precisa ter em mente que ele é um animal herbívoro, ou seja, que a presença de volumoso (capim/feno) na dieta é fundamental.
Nesse artigo falamos sobre o papel do exercício físico na mantença da performance de seu cavalo.
Gostou deste post? Deixe seu comentário