É de pequeno que se faz um campeão. Saiba como desenvolver seu potro!

É de pequeno que se faz um campeão. Saiba como desenvolver seu potro!

CRESCER é um suplemento desenvolvido para auxiliar o crescimento de potros, mantendo o equilíbrio corpóreo esquelético e muscular. Indicado para todos os equídeos em desenvolvimento e principalmente para aqueles com atraso ou déficit do crescimento.

Composto por BCAA (sigla em que traduzido significa aminoácidos de cadeia ramificada), Leucina, Isoleucina e Valina são aminoácidos essenciais para os equídeos, onde cerca de 35% dos músculos estriados são constituídos por esses 3 aminoácidos. Os Aminoácidos de Cadeia Ramificada ajudam a diminuir a destruição de proteínas intracelulares para uso em energia. Dessa forma, muitos defendem a suplementação desses aminoácidos para a construção de massa muscular magra.

Segundo Jarige e Tisserand, 1984, a quantidade e a qualidade das proteínas corporais precisam ser adequadas nos tecidos para que o animal possa crescer e se desenvolver, sejam eles as fibras musculares, o epitélio intestinal, a pele...É a partir desses aminoácidos livres, presentes em todos os tecidos e em todos os líquidos do organismo, que a síntese proteica é realizada.  Assim, o teor em aminoácidos essenciais reflete a qualidade das proteínas dietéticas, a qual é substancialmente melhorada com uma suplementação de lisina à alimentação (Reitnour e Salbury, 1976).

A lisina no CRESCER busca, segundo as observações de Brever e Golden (1971) que o crescimento de potros desmamados passe de 370 g/dia para 730 g/dia quando com o incremento de lisina na ração.

Analisando a influência da cultura de S. cerevisae (presente no CRESCER) na digestibilidade e na taxa de passagem de alimentos em cavalos alimentados com concentrado e volumoso em proporções iguais, estudos concluem que a suplementação com levedura melhora a digestibilidade e consequentemente a conversão alimentar.  Com isso, a suplementação dos equinos resulta em uma melhor condição corporal, além de otimizar processos tanto produtivos quanto reprodutivos, e redução dos transtornos metabólicos como cólicas e laminites (Medina et al., 2002).

Buscando aumentar a segurança e garantir o desenvolvimento dos animais, incluímos na formulação o MOS, um aditivo prebiótico que desempenha uma excepcional função de adsorção de micotoxina, minimizando a ação dos fungos que são responsáveis por uma perda de aproximadamente 35% da produtividade, e seu crescimento consome grande parte dos nutrientes que seriam voltados ao desenvolvimento do animal, mudando assim as características dos alimentos, fator de rejeição a ingesta, além de acarretar perdas desde as taxas reprodutivas até o desempenho atlético (GARCIA, 2007).

Benefícios:

  1. Auxilia no desenvolvimento corpóreo de potros
  2. Auxilia no ganho de massa muscular
  3. Complementa dietas com baixa ingestão proteica
  4. Auxilia na recuperação fisica de animais em treinamento

 

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
O que considerar na hora de escolher um suplemento para cavalos? Veja 2 fatores importantes!
O que considerar na hora de escolher um suplemento para cavalos? Veja 2 fatores importantes!

Se você busca suplementar o seu cavalo, antes de tudo precisa ter em mente que ele é um animal herbívoro, ou seja, que a presença de volumoso (capim/feno) na dieta é fundamental.

Saiba mais sobre a importância do exercício físico para seu cavalo
Saiba mais sobre a importância do exercício físico para seu cavalo

Nesse artigo falamos sobre o papel do exercício físico na mantença da performance de seu cavalo.

Gostou deste post? Deixe seu comentário