Efeitos da alimentação de Saccharomyces cerevisiae para vacas leiteiras em produção de leite e componentes do leite.

Efeitos da alimentação de Saccharomyces cerevisiae para vacas leiteiras em produção de leite e componentes do leite.

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de levedura sobre o desempenho vacas leiteiras em condições mediterrânicas. 240 vacas da raça Holandesa, de um rebanho leiteiro comercial em Kairouan, Tunísia, foram divididos em dois grupos. Um grupo controle recebeu ração composta de alimentos volumosos e concentrados (> 50% com base na matéria seca). O grupo experimental recebeu a mesma dieta suplementada com 5 g de levedura de cerveja (Saccharomyces cerevisiae) por vaca por dia. Concentrado foi distribuído em três refeições. A cada 21 dias de lactação, produção de leite foi avaliada individualmente e foram retiradas amostras para determinação dos teores de gordura, proteína e uréia. Levedura tiveram efeito significativo sobre a produção de leite no início da lactação, meio da lactação eo aleitamento total (P <0,001). Efeito foi maior no início da lactação (22%). Efeito levedura foi semelhante para vacas primíparas e multíparas. Além disso, o efeito de levedura na produção de leite durante a lactação precoce foi maior para as vacas pariram na estação quente (julho-outubro) (3.546,5 kg vs 2342,6 kg de fermento e grupo controle, respectivamente). Porcentagens de gordura e proteína foram menores quando a levedura alimentar (p <0,001). No entanto, a produção de gordura e proteína foram maiores com a suplementação de levedura e durante a estação quente. Em conclusão, a levedura parece ter um efeito espectacular na produção de leite em vacas alimentadas com alta quantidade de concentrado, especialmente para vacas submetidas ao calor.

L Majdoub-Mathlouthi, K Kraiem  e M Larbier

Institut Supérieur Agronomique de Chott Mariem-, 4042 Sousse, Tunísia

 

Institut National de Recherches Agronomiques, Nouzilly, Tours, França

 

Veja na íntegra um Trabalho Técnico realizado sobre o assunto. 

Clique aqui

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Univittá Saúde Animal
Univittá Saúde Animal

Somos um grupo criado através da união de duas empresas, Univittá e Pharmacêutica, comprometidas e empenhadas em aplicar conhecimentos técnicos e científicos em benefício da prevenção e da cura de doenças animais, fazendo o novo para gerar soluções.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Botulismo bovino (doença da vaca caída)
Botulismo bovino (doença da vaca caída)

Botulismo bovino também conhecido como doença da vaca caída é uma enfermidade causada pela toxina da bactéria Clostridium botulinum.

A vitamina A na dieta de bovinos
A vitamina A na dieta de bovinos

Neste post será abordado tópicos sobre a vitamina A, como sua função no organismo, as consequências de sua deficiência para os bovinos e o porquê e quando suplementar os animais.

Gostou deste post? Deixe seu comentário