Blog da Univittá

O que são leveduras? O que é Saccharomyces cerevisiae?

O que são leveduras? O que é Saccharomyces cerevisiae?

Leveduras são organismos unicelulares eucariotos pertencentes ao reino dos fungos. Em outras palavras, são micro-organismos fermentadores ativos de carboidratos que se reproduzem por esporulação. A espécie de levedura mais utilizada na nutrição de ruminantes e monogástricos é a Saccharomyces cerevisiae. Atualmente existem mais de duas mil cepas registradas no Instituto Luis Pasteur (França). Essa levedura é comumente encontrada no ambiente ruminal dos ruminantes, porém não possui capacidade de colonizar o trato digestivo devido a uma limitação do ambiente ruminal quanto à temperatura e à composição do fluido ruminal. Por isso, a ingestão diária de levedura torna-se necessária. Diante disso, várias empresas de nutrição animal incluem essa levedura em seus produtos de uso diário.

De maneira geral, os produtos comerciais que contêm leveduras são compostos de leveduras vivas e meio de cultivo que passam por um processo de desidratação com o objetivo de manter a capacidade fermentativa desses micro-organismos. Alguns produtos trabalham com o conceito de leveduras mortas. Seu mecanismo de ação envolve mecanismos não relacionados a processos metabólicos exercidos pelas leveduras vivas. Tais mecanismos não serão explorados neste artigo.

Os produtos disponíveis no mercado variam quanto a cepas específicas e o número variável de células vivas expressas por ufc/g (unidade formadora de colônia por grama). Um ponto muito importante a ser analisado pelos produtores e nutricionistas diz respeito à escolha de produtos que contêm leveduras comprovadas experimentalmente, pois nem todas as espécies de Saccharomyces cerevisiae apresentam resultados positivos.

 

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Compartilhe este post:

Postado Por: Allan Rômulo

Allan Rômulo
Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Leia Também:

Gostou deste post? Deixe seu comentário