O que usar para tratar diarreia?

O que usar para tratar diarreia?

A diarreia é um sintoma e vem sendo considerada uma das principais causas de perdas de bezerros na bovinocultura brasileira, com alta mortalidade em bezerros neonatos, as diarreias merecem a atenção especial do produtor e técnicos, uma vez que sua persistência pode culminar em grandes prejuízos econômicos e sanitários ao rebanho. Tendo em vista a solução do problema, é importante saber que:

  • As bactérias estão entre os principais agentes, principalmente Salmonela e E.Coli;
  • Dentre as diarreias virais, o vírus mais comumente encontrado é o rotavírus, com casos relatados em todo Brasil;
  • As diarreias causadas por protozoários, como a coccidiose ou eimeriose (Eimeria sp), é conhecida como “curso negro”, geralmente afeta bezerros até os seis meses de idade. As fezes apresentam-se líquidas e escuras, com muco, sangue e com odor fétido.
  • Alguns fatores favorecem a presença e proliferação de microrganismos patogênicos e devem ser levados em consideração para o controle desta doença, como: condições de higiene seja prejudicada, alta densidade de animais, convívio de animais de diferentes idades,umidade excessiva e presença de contaminantes.

Para tratar o bezerro com diarreia em primeiro lugar deve-se ficar atento à reposição de líquidos e eletrólitos, visando à correção da desidratação, da acidose e do desequilíbrio eletrolítico. A terapia antimicrobiana deve ser feita com medicamentos de amplo espectro de ação, como por exemplo, a Doxiciclina associada ao Benzetimide (Corta Curso, na dosagem de 1mL para cada 10 Kg de peso vivo, por via intramuscular, em dose única). Pro-SACC Pasta (probiótico, que ajuda a repor a microbiota intestinal, protege o trato gastrointestinal, promove melhor aproveitamento dos nutrientes contidos no alimento).

Click na imagem e baixe o conteúdo na integra.https://univitta.net/ebook/aumente-a-produtividade-e-resolva-problemas-gastrointestinais-do-seu-rebanho





Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Como calcular índices de produtividade do rebanho
Como calcular índices de produtividade do rebanho

Na criação de ovinos inúmeros desafios, saber como está sua criação é fundamental para garantir a produtividade. Nesse artigo descrevemos o que é e como são calculados os índices de produtividade.

Onfalite, inflamação do umbigo em recém nascidos
Onfalite, inflamação do umbigo em recém nascidos

A onfalite é a inflamação do umbigo de recém nascidos, onde o cordão umbilical serve de porta de entrada para muitos micróbios indesejáveis.

Gostou deste post? Deixe seu comentário