Porque usar o colágeno para articulações e tendões?

Porque usar o colágeno para articulações e tendões?

Em torno de 60% das claudicações nos equinos são causadas por osteoartrites que pode ocorrer precocemente em cavalos de esporte ou com o avanço da idade. Estresse físico, alteração da angulação articular, fraturas e micro fraturas no osso subcondral, são alguns dos fatores que sobrecarregam principalmente as articulações metacarpo falangeanas e do carpo.

Sabendo que a matriz extracelular da cartilagem articular contém 60% de colágeno e apenas 30% de proteoglicanos (proteínas intracelulares ligadas à glicosaminoglicanos), o conceito do COLÁGENO pode ser considerado de última geração no auxilio dos tratamentos articulares, pois somado ao efeito de redução da dor, proporciona flexibilidade e reconstrução dos tecidos das articulações. Esse efeito revolucionário do colágeno na versão Peptídeo Bioativo foi comprovado em inúmeros estudos internacionais.

O COLÁGENO Univittá é composto por Pedtídeos Bioativos, ou seja, peptídeos (partes da proteína de colágeno) que atua de duas formas na matriz articular; uma estimulando os condrócitos a produzirem mais colágeno para extremidade da matriz e outra na forma de deposição dos peptídeos de colágeno na porção colagenosa da articulação. Dessa forma, podemos dizer que o Peptídeo Bioativo atua em 100% da matriz articular diferentemente da condroitina e da glucosamina que apesar de ser muito eficiente no tratamento das enfermidades articulares vão agir somente naos condrócitos, em 30% da matriz articular.

Mas o colágeno é bem absorvido? O colágeno por si só é uma proteína grande de difícil e grosseira absorção, mas o COLÁGENO Univittá é composto pelo peptídeo do colágeno (fragmento de colágeno hidrolisado), pelo fragmento da proteína. Sendo assim, a absorção é de 100% do produto ingerido agindo consequentemente 100% da matriz articular. Ver post: “Qual a diferença do colágeno hidrolisado e do colágeno desnaturado (feito de forma caseira).”

A condroitina e a glucosamina, além de agir somente em 30% da matriz articular (região proteoglicana), como já mencionado, tem sua absorção reduzida nos equinos, fator esse que os colocam em desvantagem quando administrados via oral.

O COLÁGENO Univittá se fosse somente contido de Peptídeo Bioativo já seria alto suficiente para sua eficácia, mas pensando em otimizar resultados ele vem enriquecido com Vitamina C que reduz a ação da colagenase na destruição do colágeno e na absorção do Magnésio, que auxilia no tratamento de artroses, atrites e tendinites. O Cobre Quelatado presente no COLÁGENO participa da síntese do colágeno e elastina, auxilia a metabolização do ferro e fortalecimento dos ossos, além de ter a função antioxidante e antinflamatória.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Qual é o verdadeiro espaço articular numa radiografia?
Qual é o verdadeiro espaço articular numa radiografia?

Muito se fala sobre colapso articular (Foto 1), redução do espaço articular, dor do osso sub-condral, etc, mas muitas vezes esses conceitos podem chegar a ser difíceis de diagnosticar quando se encontram na fase sub-aguda; não estou querendo dizer que não seja possível que eles aconteçam,

O que é Erva Baleeira ou Cordia Verbenacea?
O que é Erva Baleeira ou Cordia Verbenacea?

Tradicionalmente usada na medicina popular dos caiçaras brasileiros (comunidades litorâneas) como cicatrizante e, principalmente, como antinflamatório natural no tratamento de artrites, contusões, dor muscular...

Gostou deste post? Deixe seu comentário