Retenção de Mecônio em potros

Retenção de Mecônio em potros
Temos atualmente mais de 6 milhões de equinos no Brasil (IBGE). E a equinocultura vem se aprimorando e desenvolvendo a cada dia, pelos próprios pecuaristas, criadores e também pela atividade de médicos veterinários, utilizando a ciência e a biotecnologia para selecionar e aprimorar geneticamente os animais. Esta atividade tende a aumentar, pois há um aumento significativo no nascimento de potros por estação em relação há alguns anos atrás. 

Isso gera um aumento de pesquisas e atenção focado nos neonatos equinos, que podem apresentar ou desenvolver diversas doenças por serem mais “sensíveis” fisiologicamente falando. Dentre as complicações com os potrinhos, podemos citar a retenção de mecônio (primeiras fezes excretadas pelos potros), que é muito mais comum do que imaginamos. Pode acontecer por diversas causas, e a falha na ingestão de leite materno é uma delas.

 Os sinais clínicos incluem diminuição da eliminação do mecônio, ou seja, é eliminado em pouca quantidade, atitude ou esforço para defecar, contrações da cauda, distensão abdominal, agitação que progride para depressão e rolamento, e diminuição da atividade e amamentação.

O diagnóstico é feito baseado no histórico clinico do animal, observação de sinais de cólica como os citados a cima, pode ser feito pelo medico veterinário uma palpação digito-retal e também exames complementares como raio-x e ultrassom para confirmar assim a localização e quantidade do mecônio retido. 

O tratamento é baseado em fluidificar essas fezes com um enema, auxiliando na expulsão dela, aliviando assim o desconforto abdominal do potro e reestabelecendo o funcionamento normal do intestino. Há propriedades que utilizam o enema de forma preventiva, juntamente com a atenção redobrada sobre o comportamento do potro, e garantindo que haja a ingestão de leite materno, principalmente o colostro (primeiro leite fornecido da égua para o potro, rico em anticorpos), assim se estimula a motilidade intestinal e com essas medidas, a retenção de mecônio possivelmente não será um problema com o teu potrinho.

Pensando nisso, a Pharmacêutica Saúde Animal coloca em sua linha o Fleet Plex, indicado para o alivio da constipação intestinal e higiene da região retal durante a preparação de exames retais. Este enema fosfatado age provocando a saída de liquido dos fluidos dos tecidos do reto e com isso aumenta o volume de água dentro do intestino, fluidificando e amolecendo as fezes.
Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Jayme Rocha
Jayme Rocha

Apaixonado por cavalos, treinador e estudante de Medicina Veterinária, atualmente trabalha no departamento de marketing e relacionamento com o cliente na Univittá Saúde Animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Barbatimão Pomada em feridas
Barbatimão Pomada em feridas

O Barbatimão é usado mundialmente e esse relato de caso ocorreu na USP Pirassununga, por um setor onde o cavalo e seu bem estar estão em primeiro lugar.

Erva Baleeira TENOGEL em lesões tendíneas
Erva Baleeira TENOGEL em lesões tendíneas

Nesse relato de caso discutimos o uso tópico de TENOGEL® em casos de inflamação de tendões, um produto que pode ajudar.

Gostou deste post? Deixe seu comentário