Blog da Univittá

Saiba as 6 medidas que garantem o crescimento do casco de seu cavalo

Saiba as 6 medidas que garantem o crescimento do casco de seu cavalo
O cavalo além de ser um animal que impressiona pelo seu tamanho, é também uma das espécies que merece mais cuidado, e como os seres humanos que cuidam de cada parte do seu corpo, os cavalos precisam de "manutenção", especialmente em seus cascos.
É importante que o casco equino seja aparado constantemente e que seja fornecido a forma correta de ferradura, mas para isso é fundamental que os proprietários tenham conhecimentos básicos da anatomia, da fisiologia do casco e dos cuidados que garantam as boas condições do mesmo.
Os cascos são como os sapatos dos cavalos e eles crescem continuamente para compensar o desgaste do atrito com o chão, se adaptam às condições climáticas e reagem às condições adversas do terreno que está inserido de forma positiva ou negativa.
A parte que vemos do casco quando o animal está em pé é conhecida como muralha. Agora, se levantarmos a pata do cavalo, pode ser visto uma continuação interna da muralha externa e a sola que nada mais é que uma área côncava no interior da muralha, e a ranilha, uma parte saliente e macia localizada na planta do pé do cavalo.

1. Limpar diariamente, antes e depois do animal ser trabalhado.

Normalmente os proprietários se esquecem, e acreditam que os cascos dos animais é a parte mais resistente do animal e negligenciam qualquer cuidado, mas a verdade é que os cascos devem ser cuidados e examinados diariamente, para que permaneçam secos, saudáveis e sem a presença de nenhum corpo estranho. 

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Compartilhe este post:

Postado Por: Allan Rômulo

Allan Rômulo
Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Leia Também:

Gostou deste post? Deixe seu comentário