Suplemento que ajuda a desenvolver a musculatura do cavalo

Suplemento que ajuda a desenvolver a musculatura do cavalo

O suplemento para equinos Crescer foi pensado inicialmente para auxiliar no crescimento dos potros e ajudar a manter o equilíbrio corpóreo esquelético e muscular.

Mas o produto surpreendeu assim que foi lançado no mercado. Ele apresentou efeitos únicos no desenvolvimento da musculatura de cavalos atletas.

Após certo tempo de utilização e alguns experimentos, percebeu-se que os ingredientes do Crescer caíram como uma luva para as exigências nutricionais dos animais expostos a altas cargas de exercício físico.

O suplemento é composto principalmente por BCAA, sigla em inglês de aminoácidos de cadeia ramificada (branched chain amino acids), que são a leucina, a isoleucina e a valina. Eles são essenciais para os equinos, pois formam cerca de 35% dos seus músculos estriados.

Os aminoácidos de cadeia ramificada ajudam a diminuir a destruição de proteínas intracelulares, usadas para produção de energia corpórea. Por isso especialistas defendem a suplementação da leucina, isoleucina e valina, de forma a construir massa muscular magra. Veja as evidências e bases científicas!

Evidências científicas sobre proteínas corporais dos cavalos

Segundo Jarige e Tisserand (1984), a quantidade e a qualidade das proteínas corporais precisam ser adequadas nos tecidos do animal – sejam eles as fibras musculares, o epitélio intestinal ou mesmo a própria pele –, para que haja crescimento e desenvolvimento.

É a partir desses aminoácidos livres, presentes em todos os tecidos e em todos os líquidos do organismo, que a síntese proteica é realizada. Assim, o teor de aminoácidos essenciais reflete a qualidade das proteínas dietéticas, que melhora substancialmente com a suplementação de lisina à alimentação (Reitnour e Salbury, 1976).

Ao analisar a influência da cultura de S. cerevisiae (presente no Crescer), nota-se que a suplementação com levedura melhora a digestibilidade e, consequentemente, também a conversão alimentar. Os estudos se basearam em cavalos alimentados com concentrado e volumoso em proporções iguais.

Portanto, a conclusão a que se chegou é que a suplementação dos equinos resulta em melhor condição corporal. E mais: otimiza os processos tanto produtivos quanto reprodutivos e reduz os transtornos metabólicos com cólicas e laminites, processo inflamatório dos cascos de forma aguda ou crônica (Medina et al., 2002).

Diferencial do suplemento Crescer

O Crescer ainda mantém em sua formulação o MOS para aumentar a segurança e garantir o desenvolvimento dos cavalos. O aditivo prebiótico desempenha excepcional função de adsorção de micotoxinas.

 Isso faz com que minimize a ação dos fungos, responsáveis pela perda de aproximadamente 35% da produtividade. Sem contar que os fungos também consomem grande parte dos nutrientes que seriam voltados ao desenvolvimento do animal. Eles ainda mudam as características dos alimentos, são fator de rejeição à ingesta e acarretam em perdas: desde as taxas reprodutivas até o desempenho atlético (GARCIA, 2007).

Além de ser totalmente composto por bases naturais (leveduras e aminoácidos), o Crescer não apresenta qualquer risco à saúde dos animais.

Pelo contrário, seus efeitos positivos foram ainda mais abrangentes que o inicialmente proposto, deixando de ser unicamente usado para o desenvolvimento dos potros.



Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Desvende os Segredos da Equinocultura e Nutrição Animal com o Univittá Podcast!
Desvende os Segredos da Equinocultura e Nutrição Animal com o Univittá Podcast!

Descubra o mais novo lançamento da Univittá Saúde Animal: o Univittá Podcast! Conecte-se com especialistas, desvende os segredos da equinocultura e nutrição animal, e mantenha-se atualizado com o que há de mais relevante no universo dos cavalos e animais. Saiba mais!

O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados
O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados

O aminoácido vem se tornando essencial para uma alimentação excelente!

Gostou deste post? Deixe seu comentário