Blog da Univittá

Saiba como garantir o crescimento de seu potro

Saiba como garantir o crescimento de seu potro
Na criação de cavalos, uma das principais preocupações é a obtenção de taxas de crescimento apropriadas aos potros, mas logo que nasce o potro já apresenta um considerável tamanho em relação ao animal adulto, pois o crescimento em comprimento dos seus membros é extremamente adiantado.
Mas é importante saber que os fatores macros que podem interferir diretamente na taxa de crescimento são a genética, a nutrição, o tipo e a intensidade de exercício que esse animal é submetido. É importante considerar que muitos cavalos apresentam desenvolvimento mais lento do que outros, e muitos problemas relacionados ao crescimento podem ser prevenidos quando dispomos do conhecimento da curva de crescimento de cada raça e suas variações. Alguns fatores condicionam diretamente o desenvolvimento dos animais, alguns deles são:

- Manejo da propriedade e o tamanho da égua; esse fator tem efeito positivo sobre as medidas corporais e ganho de peso dos potros, ou seja, éguas maiores, potros maiores.

- Baixa intensidade alimentar; proporciona crescimento lento e pouco depósito de gordura.

- Alimentação extensiva de potros; leva ao desenvolvimento lento do organismo, e aumento no custo com a alimentação. O desenvolvimento do esqueleto e órgãos não é influenciado negativamente por este sistema de alimentação.

Diferenças no peso ao nascer proveniente de desvios nutricionais na égua gestante podem ser proporcionalmente reduzidas com ajustes na vida pós-natal inicial, mas muito arriscado de ser feito. O peso ao nascimento possui alto impacto no tamanho final dos potros.
Com dois meses de vida o potro apresenta 25-30% do peso de um animal adulto, após seis meses é de 55% para raças pequenas, e 45% para raças grandes. Potros com 1 ano de idade atingem 91-93% da altura de cernelha de um adulto, e 60-75% do peso final. No segundo ano de vida, a taxa de crescimento é reduzida drasticamente, e com três anos, 90-92% do peso adulto é atingido, e aos 4 ou 5 anos os animais completam seu crescimento.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Compartilhe este post:

Postado Por: Allan Rômulo

Allan Rômulo
Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Leia Também:

Gostou deste post? Deixe seu comentário