4 pontos que podem garantir o crescimento do seu potro

4 pontos que podem garantir o crescimento do seu potro

Uma das principais preocupações de quem cria cavalos é a obtenção de taxas de crescimento apropriadas do potro. É fato que o animal, logo que nasce, já apresenta um considerável tamanho no comparativo a um cavalo adulto, pois o crescimento em comprimento dos seus membros é extremamente adiantado.

Mas é importante saber que há 4 fatores macros que podem interferir diretamente na taxa de crescimento:


  1. Genética;

  2. Nutrição;

  3. Tipo;

  4. Intensidade de exercício a que esse animal é submetido.


Como muitos cavalos apresentam desenvolvimento mais lento que outros, dispor do conhecimento da curva de crescimento de cada raça e suas variações contribui para prevenir problemas. 

Além disso, alguns fatores condicionam diretamente o desenvolvimento dos animais, como:


- Manejo da propriedade e tamanho da égua: esse fator tem efeito positivo sobre as medidas corporais e ganho de peso dos potros. Ou seja, éguas maiores significam potros maiores.

- Baixa intensidade alimentar: proporciona crescimento lento e pouco depósito de gordura.

- Alimentação extensiva de potros: leva ao desenvolvimento lento do organismo e ao aumento no custo com a alimentação. O desenvolvimento do esqueleto e dos órgãos não é influenciado negativamente por este sistema de alimentação.


Como se dá o crescimento dos potros


As diferenças no peso ao nascer provenientes de desvios nutricionais na égua gestante podem ser proporcionalmente reduzidas com ajustes na vida pós-natal inicial, mas isso é muito arriscado de ser feito. 

O peso ao nascimento possui alto impacto no tamanho final dos potros. Com dois meses de vida, o potro apresenta 25-30% do peso de um animal adulto; após seis meses, é de 55% para raças pequenas e 45% para raças grandes

Os potros com 1 ano de idade atingem 91-93% da altura de cernelha de um adulto – e 60-75% do peso final. Já no segundo ano de vida, a taxa de crescimento é reduzida drasticamente e, com 3 anos, 90-92% do peso adulto é atingido. Aos 4 ou 5 anos, os animais completam seu crescimento.


Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Desvende os Segredos da Equinocultura e Nutrição Animal com o Univittá Podcast!
Desvende os Segredos da Equinocultura e Nutrição Animal com o Univittá Podcast!

Descubra o mais novo lançamento da Univittá Saúde Animal: o Univittá Podcast! Conecte-se com especialistas, desvende os segredos da equinocultura e nutrição animal, e mantenha-se atualizado com o que há de mais relevante no universo dos cavalos e animais. Saiba mais!

O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados
O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados

O aminoácido vem se tornando essencial para uma alimentação excelente!

Gostou deste post? Deixe seu comentário