Suplementos para cavalos: conheça os tipos e saiba como e quando usá-los

Suplementos para cavalos: conheça os tipos e saiba como e quando usá-los

Um suplemento para cavalos nada mais é que um preparado destinado a complementar a dieta do animal quando a quantidade de nutrientes — vitaminas, aminoácidos, minerais, fibras ou ácidos graxos — é insuficiente.

Mesmo que esses nutrientes estejam presentes na dieta, pode ser que estejam em deficiência no organismo, o que é recorrente em casos de prática esportiva, trabalho específico, idade avançada ou período reprodutivo.

Com isso em mente, preparamos um artigo especial para você aprender mais sobre o assunto, entender as formas de uso e saber escolher o suplemento ideal para o seu cavalo. Boa leitura!

Nesse artigo você vai ver:


Como se classificam os suplementos para cavalos?
Como há muitos suplementos para cavalos no mercado, conhecer cada um deles é essencial para fazer o uso correto para cada necessidade do animal. Os suplementos podem ser classificados em:

- Suplemento mineral: tem o objetivo de fornecer um ou mais minerais para o animal. Os minerais participam de diversas funções no organismo e mantê-los em níveis certos otimizam a performance, a reprodução e a produtividade dos animais;

- Suplemento vitamínico: são todos aqueles compostos por vitaminas em sua maioria presentes na dieta do animal e produzidas por ele próprio, mas que ficam deficientes de acordo com o estado de saúde, esporte que pratica, categoria ou estado em que está vivendo (reprodução, gestação, etc.);
- Suplemento proteico: composto por aminoácidos ou ingredientes compostos por aminoácidos essenciais — ou não essenciais — que não são produzidos pelo organismo, presentes e de fácil absorção na dieta dos cavalos; 

- Suplemento energético: compostos por altos teores de gordura, açúcares ou carboidratos capazes de aumentar significativamente o teor energético do animal. Assim como o nível de proteína, o teor energético é uma nomenclatura comumente utilizada nos níveis de garantia das rações. 
O fato de separarmos os suplementos em categorias não quer dizer que eles não possam ser associados. Muitos dos suplementos no mercado unem uma ou mais categorias: suplemento mineral vitamínico, suplemento proteico mineral vitamínico, etc.

Quando usar cada suplemento?
Identificar quando usar um ou outro suplemento é realmente um desafio para o proprietário de equinos ou para o veterinário. É preciso ter uma visão ampla das necessidades do animal, conhecer a rotina do treinamento e saber claramente qual o objetivo a ser atingido com a suplementação.

A mesma coisa acontece em casos de reposição de nutrientes por possíveis carências — seja por causa de enfermidades ou pela condição do animal: é necessário saber se, de fato, a suplementação é indicada.
Alguns questionamentos precisam ser feitos, por exemplo:

- Quero engordar meu animal, mas será que ele precisa realmente ganhar peso?
- Preciso que meu potro cresça, mas será que ele tem potencial genético para isso?
- Meu animal está muito cansado e precisa de energia, mas será que realmente estou com o cronograma ou o treinamento adequado para ele?

Cada pergunta (e consequente resposta) é que vai garantir a identificação da suplementação correta para o animal certo e da forma certa.
Isso significa que não há uma fórmula ou protocolo para saber como suplementar um animal. A análise exige envolvimento com o dia a dia do animal e um conhecimento mínimo sobre clínica médica. Ou seja, um profissional veterinário precisa ser consultado.

Como usar um suplemento para o cavalo?
São várias as indicações e posologias, mas entendendo qual suplemento para cavalo usar (e quando usar), a pergunta sobre “como o suplemento deve ser usado” será uma tarefa fácil.

Primeira lição: fuja dos protocolos. Uma vez entendendo isso, considere que cada animal é um indivíduo. Dessa forma, algumas medidas podem ser bem úteis:

- Adapte a dose para o animal
Inicie o suplemento com meia dose recomendada e vá subindo aos poucos, de forma gradativa. Essa é uma atitude prudente para garantir que o animal não rejeite o alimento se for dado junto ao suplemento e/ou apresente alguma alergia a algum ingrediente presente no suplemento;

- Fique atento aos horários
Muitos suplementos têm indicação de serem usados preferencialmente em alguns períodos do dia — ou junto da alimentação do animal. Esse quesito vai depender não somente da indicação do suplemento, mas também do período que o animal mais se adapta e/ou do momento que o animal está mais disposto à absorção.
 
- Saiba por quanto tempo dar o suplemento
Essa informação é muito importante, pois muitos ingredientes ou suplementos causam problemas se ingeridos de forma contínua, por sobrecarregarem o fígado ou os rins. Dessa forma, pergunte ao fabricante se o suplemento pode — ou não — ser usado de forma contínua.

Conclusão
Tendo em vista todos os fatores descritos nesse artigo, fica fácil usar os produtos com mais critério, não acha? Muitas empresas estão preocupadas com a saúde de seu animal e têm um trabalho intenso de pesquisas para isso.

Procure saber se a empresa que privilegia vem pesquisando e trabalhando para garantir a saúde de seus animais e avalie com critério todos os fatores relacionados aos suplementos.
A Univittá trabalha com responsabilidade para promover o melhor para seu animal. O Pro-SACC, o Fort Horse, o CRESCER e todos da linha têm projeto científico que garantem sua eficácia e segurança.
Procure-nos para solicitar as pesquisas e recomende suplementos para cavalos que sejam comprovados, desenvolvidos por uma empresa que se preocupa com a qualidade de vida dos animais.
 

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
O que considerar na hora de escolher um suplemento para cavalos? Veja 2 fatores importantes!
O que considerar na hora de escolher um suplemento para cavalos? Veja 2 fatores importantes!

Se você busca suplementar o seu cavalo, antes de tudo precisa ter em mente que ele é um animal herbívoro, ou seja, que a presença de volumoso (capim/feno) na dieta é fundamental.

Saiba mais sobre a importância do exercício físico para seu cavalo
Saiba mais sobre a importância do exercício físico para seu cavalo

Nesse artigo falamos sobre o papel do exercício físico na mantença da performance de seu cavalo.

Gostou deste post? Deixe seu comentário