Blog da Univittá

Suplemento para cavalos, conheça os tipos e saiba como e quando usar

Suplemento para cavalos, conheça os tipos e saiba como e quando usar

O que é suplemento para cavalos?


Um suplemento para cavalo nada mais é que um preparado destinado a complementar a dieta do animal e fornecer nutrientes, como vitaminas, aminoácidos, minerais, fibras ou ácidos graxos, que podem estar sendo consumido em quantidade insuficiente na dieta ou estando presente, mas devido a pratica de esportes, trabalho específico, faixa etária ou período reprodutivo o mesmo se apresenta em deficiência no organismo. 

Com isso em mente, preparamos um artigo especial para você aprender mais sobre o assunto, entender as formas de uso e a como escolher o suplemento ideal para o seu cavalo. Boa leitura!

Nesse artigo você vai ver:

Como se classificam os suplementos para cavalos?


Existem muitos suplementos para cavalos e conhecer cada um deles ajuda a utilizar cada suplemento para a necessidade certa. Podemos classificar os suplementos, como:

  • Suplemento Mineral, suplemento que tem o objetivo de fornecer um ou minerais para o animal. Os minerais participam de diversas funções no organismo e mantê-los em níveis certos no organismo otimizam a performance, reprodução e produtividade dos animais;
  • Suplemento vitamínico, classificamos assim todos o suplementos compostos por vitaminas em sua maioria presente na dieta do animal e produzidas pelo próprio animal, mas que fica deficiente de acordo com o estado de saúde do animal, esporte que pratica, categoria ou estado que está vivendo (reprodução, gestação, etc);
  • Suplemento proteico, esse é um suplemento composto por aminoácidos ou ingredientes compostos por aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo organismo ou não essenciais, presentes e de fácil absorção na dieta dos cavalos;
  • Suplemento energético, são suplementos compostos por altos teores de gordura, açucares ou carboidratos capazes de aumentar significativamente o teor energético do animal. O teor energético assim como o nível de proteína uma nomenclatura comumente utilizada nos níveis de garantia das rações;
O fato de separarmos os suplementos em categorias não quer dizer que possam ser associados, ou seja, muitos dos suplementos no mercado são associados com uma ou mais categorias, exemplo: suplemento mineral vitamínico ou suplemento proteico mineral vitamínico, etc.

Quando usar cada suplemento?


Identificar quando usar um ou outro suplemento é realmente um desafio para o proprietário ou para o veterinário. Digo isso, pois para recomendar um suplemento tem que ter uma visão ampla das necessidades do animal que se busca suplementar, e a necessita de conhecer a rotina de treinamento, saber claramente o que se objetiva com esse suplemento, e em casos de reposição de nutrientes por possíveis carências seja ela por enfermidades ou pela condição do animal, saber se de fato é o certo a fazer.

Ciente disso nós podemos concluir que a suplementação não é uma formula ou um protocolo ela vai muito além disse, pois exige um envolvimento com o dia a dia do animal e um conhecimento mínimo sobre clínica, o que obriga sempre consultar um veterinário.

Quero engordar meu animal, mas será que ele precisa realmente ganhar peso? Preciso que meu potro cresça, mas será que ele tem potencial genético para isso? Meu animal está muito cansado preciso de energia, será que realmente estou com o cronograma ou o treinamento adequado para ele?

Viram? Acabamos de colocar algumas constatações que fazemos de acordo com nossa expectativa sobre o nosso animal e na sequencia a pergunta certa a se fazer quando essas afirmações vêm em nossas cabeças e responder a cada pergunta dessas vai garantir identificar a suplementação correta para o animal certo e da forma correta.

Como usar um suplemento para um cavalo?


São varias indicações, varias posologias, mas entendendo qual  suplemento para cavalo usar e quando usar, a pergunta de como o suplemento deve ser usado será uma tarefa fácil.

Primeira lição, você deve fugir dos protocolos! Uma vez entendendo isso, temos que considerar que cada animal é um indivíduo, dessa forma algumas medidas pode ser bem útil:

  • Adaptar a dose para o animal é fundamental, inicie o suplemento de forma gradativa com meia dose recomendada e vai subindo aos poucos. Essa é uma atitude prudente a ser feita ela vai garantir que o animal evite muitas vezes de rejeitar o alimento se o mesmo for dado junto e/ou apresentar alguma alergia a algum ingrediente presente no suplemento;
  • Fiquem atentos aos horários, muitos suplementos tem indicação de serem usados preferencialmente em alguns períodos do dia ou junto da alimentação do animal. Esse quesito vai depender não somente da indicação do suplemento, mas muitas vezes do período que o animal mais se adapta e/ou do momento que o animal muitas vezes está mais disposto à absorção.
  • Saber por quanto tempo pode ser dado, essa informação é muito importante pois muitos ingredientes ou suplementos causam problemas se ingeridos de forma contínua, por sobrecarregarem o fígado ou os rins. Dessa forma, pergunte ao fabricante se o suplemento pode ou não ser usado de forma contínua.

Conclusão


Tendo em vista todos os fatores descritos nesse artigo fica fácil usar os produtos com mais critério, não acha? Muitas empresas estão preocupadas com a saúde de seu animal e pesquisam muito para isso, procure saber se a empresa que privilegia adquirindo seus produtos vem pesquisando e trabalhando para garantir a saúde se seus produto e avalie com critério cada fator a cima explanado.

A Univittá trabalha com responsabilidade para promover o melhor para seu animal, o Pro-SACC, o FortHorse, o CRESCER e todos da linha tem seu projeto cientifico garantindo sua eficácia e sua segurança, dessa forma, não deixe de procurar-nos para solicitar qualquer pesquisa dessa e passe a um suplemento para cavalo comprovado e que se preocupa com a qualidade de vida de seu animal.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Compartilhe este post:

Postado Por: Allan Rômulo

Allan Rômulo
Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Leia Também:

Gostou deste post? Deixe seu comentário