Como construir uma cerca para ovinos e caprinos

Como construir uma cerca para ovinos e caprinos
A criação de ovinos e caprinos tem particularidades que a tornam bastante desafiadora. Uma delas é a construção da cerca, que deve ser adequada para o bem-estar dos animais, segurança e para evitar acidentes. Mas, antes de construir a cerca, é importante ter atenção com relação aos piquetes.

Todos eles devem estar ligados a corredores de acesso. Esses corredores, bem como os portões, devem ser largos o suficiente para a passagem das máquinas que serão utilizadas na formação e manutenção das pastagens. 

Além disso, os piquetes devem ter aguadas, sombreamento e proteção contra ventos através de árvores. Dependendo da topografia, é interessante distribuir os piquetes de forma que eles tenham partes altas e baixas. Isso fará com que os ovinos possam escolher o lugar mais confortável para eles de acordo com as condições climáticas.

Qual o tamanho ideal dos piquetes?

Isso vai depender do sistema de criação. No extensivo, os piquetes são grandes. Já no intensivo, o ideal é que sejam pequenos, em torno de 2 hectares, o que permite melhor manejo das pastagens.

A quantidade mínima de piquetes deve ser suficiente para dividir o rebanho em categorias e permitir a rotação de pastagens. Um número superior a 10 piquetes facilita o manejo dos animais e dos pastos, mas também aumenta os custos com cercas.

Agora que você já sabe como devem ser os piquetes, vamos para a construção das cercas.

Cerca para ovinos e caprinos: distâncias entre fios, palanques e balancins

Se falar de cerca para ovinos e caprinos é complicado, construir é mais difícil ainda. O número de fios de arame necessários é superior ao das cercas construídas para bovinos, por exemplo.

E, se a cerca não for bem feita, os animais passam facilmente por ela, dificultando o manejo — principalmente nas épocas de reprodução e nascimento de cordeiros.

Então qual o número ideal de fios de arame? Ele varia de 6 a 8, sendo que a altura total deve estar entre 0,90 a 1,40 metro. Veja um bom exemplo de distanciamento dos fios de uma cerca para ovinos:

  • Distância entre o 1º fio e o solo: 10 centímetros
  • Distância entre o 2º fio e o 1º fio: 10 centímetros
  • Distância entre o 3º fio e o 2º fio: 10 centímetros
  • Distância entre o 4º fio e o 3º fio: 10 centímetros
  • Distância entre o 5º fio e o 4º fio: 15 centímetros
  • Distância entre o 6º fio e o 5º fio: 20 centímetros
  • Distância entre o 7º fio e o 6º fio: 20 centímetros
Como pôde perceber, esta cerca tem altura de 0,95 metro. Os palanques devem ser enterrados entre 40 e 60 centímetros no solo.

O distanciamento entre eles deve ser de 6 a 8 metros e, entre os balancins, de 2 metros.

Para ovinos, a utilização de cercas teladas é interessante, porém o custo elevado nem sempre permite o uso. A cerca elétrica é outra opção. Ela auxilia nos sistemas de rotação de pastagens e, consequentemente, no controle da verminose, além de reduzir os cursos com cercas fixas.

A cerca elétrica pode ser formada por, no mínimo, três fios, desta forma:

  • Distância entre o 1º fio e o solo: entre 10 e 15 centímetros
  • Distância entre o 2º fio e o 1º fio: 20 centímetros
  • Distância entre o 3º fio e o 2º fio: 10 centímetros
Vale lembrar que a lã pode proteger o ovino do choque na hora que ele tentar passar pela cerca elétrica. Se isso acontecer, recomenda-se deixar os animais por algumas horas em uma área pequena de aprendizado, com vários fios de arame eletrificados, para que o rebanho posteriormente respeite a cerca elétrica de três fios no piquete.

O primeiro fio não deve encostar-se ao pasto para não ocorrer o aterramento, diminuindo assim o choque no momento do contato com os animais.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Manejo Sanitário e Nutricional da Ovelha Gestantes
Manejo Sanitário e Nutricional da Ovelha Gestantes

O manejo sanitário e nutricional dos ovinos devem fazer parte de toda sua vida, mas ter uma atenção especial nos períodos pré parto e pós parto faz a total diferença na criação, saiba mais...

Considerações importantes sobre a terminação de cordeiros
Considerações importantes sobre a terminação de cordeiros

Nesse artigo tratamos sobre algumas dicas interessantes para o criador que engorda e termina seus cordeiros. Vale a pena coferir...

Gostou deste post? Deixe seu comentário