Blog da Univittá

Como construir uma cerca para ovinos e caprinos

Como construir uma cerca para ovinos e caprinos
Todos os piquetes devem ser ligados a corredores de acesso. Os corredores bem como os portões devem ser largos o suficiente para a passagem das máquinas, que serão utilizadas na formação e manutenção das pastagens.     Os piquetes devem ter aguadas, sombreamento e proteção contra ventos através de árvores. Dependendo da topografia, é interessante distribuir os piquetes de forma que eles tenham partes altas e baixas, permitindo que de acordo com as condições climáticas, os ovinos possam escolher o melhor lugar de conforto para eles. O tamanho dos piquetes varia em função do sistema de criação. No sistema extensivo os piquetes são grandes, já no sistema intensivo, o ideal é trabalhar com piquetes pequenos, em torno de 2 ha, o que permite um melhor manejo das pastagens. O número mínimo de piquetes deve ser suficiente para dividir o rebanho em categorias e permitir a rotação de pastagens. Um número superior a 10 piquetes facilita o manejo dos animais e dos pastos, entretanto, aumenta os custos com cercas. A utilização de cerca elétrica subdividindo os piquetes auxilia nos sistemas de rotação de pastagens consequentemente no controle da verminose, bem como, reduz os custos com cercas fixas.

CERCAS

Falar de cerca para ovinos é complicado, construir é mais difícil ainda. O número de fios de arame necessários é superior ao das cercas construídas para bovinos, por exemplo. Se a cerca não for bem feita, os animais passam facilmente por ela, dificultando o manejo principalmente nas épocas de reprodução e nascimento de cordeiros. O número de fios de arame varia de 6 a 8 e a altura de 0,90 m a 1,40 m. Um exemplo de distanciamento dos fios de uma cerca para ovinos é o seguinte:

  • - Distância entre o 1o. fio e o solo – 10 cm
  • - Distância entre o 2o. fio e o 1o. –10 cm
  • - Distância entre o 3o. fio e o 2o. –10 cm
  • - Distância entre o 4o. fio e o 3o. –10 cm
  • - Distância entre o 5o. fio e o 4o. – 15 cm
  • - Distância entre o 6o. fio e o 5o. – 20 cm
  • - Distância entre o 7o. fio e o 6o. – 20 cm
Esta cerca tem uma altura de 0,95 cm. O distanciamento entre palanques deve ser de 6 a 8 m e entre os balancins de 2 m. Os palanques devem ser enterrados 40-60 cm no solo.

Para ovinos a utilização de cercas teladas é interessante, entretanto, o custo alto nem sempre permite o uso. A cerca elétrica é uma outra opção. Ela pode ser formada por  no mínimo 3 fios, sendo o primeiro distante do solo 10-15 cm, o segundo distante do primeiro 20 cm e o terceiro mais 20 cm. No caso da cerca elétrica com 3 fios, a lã pode proteger o ovino do choque na hora que ele tentar passar. Se isto acontecer, recomenda-se deixar os animais por algumas horas em uma área pequena de aprendizado, com vários fios de arame eletrificados, para fazer com que posteriormente o rebanho respeite a cerca elétrica de 3 fios no piquete. O primeiro fio não deve encostar-se ao pasto para não ocorrer o aterramento, diminuindo assim o choque no momento do contato com os animais.
Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Compartilhe este post:

Postado Por: Allan Rômulo

Allan Rômulo
Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Leia Também:

Gostou deste post? Deixe seu comentário