
Como a diarreia tende a desidratar o organismo, as consequências podem ser severas para o cavalo. Então é primordial manter o animal hidratado, garantir o fornecimento de nutrientes e contribuir para que a evacuação cesse. O Pro-Sacc Pasta é indicado para isso.
Como o Pro-Sacc melhora a diarreia do equino
O Pro-Sacc Pasta reveste o estômago e o intestino dos animais, impedindo a adesão dos patógenos à parede gastrointestinal. Mais que isso: muitas vezes o revestimento se liga a esses patógenos e os arrasta para fora do intestino.
Este é um mecanismo muito eficiente, pois é justamente a aderência aos tecidos da mucosa dos animais que possibilita a colonização e o processo inflamatório de muitos patógenos.
Os probióticos, depois de ingeridos, colonizam o trato digestivo e por exclusão competitiva se estabelecem sobre outros microrganismos. Uma vez estabilizada, a microbiota do trato digestivo previne a colonização por outras bactérias.
Pesquisas ainda mostram que os mananoligossacarídeos (prebiótico presente no Pro-Sacc Pasta) derivados da parede celular de Saccharomyces cerevisiae também demonstram efeitos na ecologia do trato gastrointestinal. Isso melhora a saúde dos animais e aprimora o sistema imune.
Explicando em miúdos, o Pro-Sacc Pasta adsorve micotoxinas e aglutina bactérias patogênicas à ação das leveduras vivas.
Quais são as vantagens de usar o Pro-Sacc Pasta?
Alguns benefícios podem ser observados logo após a utilização correta e consistente do Pro-Sacc Pasta. São eles:
- equilíbrio da microbiota a favor da flora benéfica;
- possível redução do pH;
- redução de bactérias enteropatogênicas, promovendo sua exclusão;
- redução e neutralização dos níveis de toxinas e micotoxinas;
- melhora no sistema imune;
- melhora na eficiência alimentar.
O produto é indicado para animais com casos agudos e crônicos de diarreia, mas também para os que estão com baixa no sistema imunológico, com laminites ou acidose.
O Pro-Sacc Pasta também é recomendado para animais prestes a serem submetidos a altas cargas de esforço e pressão (física e emocional), como forma de prevenir o estresse. Nesta situação, o produto age para manutenção do equilíbrio gastrointestinal, prevenindo sofrimentos desnecessários.
Mas é importante ressaltar que cada animal apresenta particularidades distintas em seus sistemas. Por isso a dosagem e tempo necessário de aplicação do produto são variáveis.
O Pro-Sacc Pasta não apresenta qualquer risco de toxicidade aos animais. Se os sintomas persistirem ou se agravarem, um profissional deve ser consultado para acompanhamento médico próximo.
REFERÊNCIAS:
- BERTECHINI & HOSSAIN, 1993
- DEVEGOWDA et al., 1994
- EDENS et al., 1997
- GRIESHOP et al., 2002
- SILVA, 2000)

Allan Rômulo
Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.
Mais artigos deste autor
Leia Também
Mieloencefalite Protozoária Equina - EPM (Bambeira Equina)
Mieloencefalite Protozoária Equina que também é conhecida como bambeira equina é uma enfermidade neurológica causada pelo protozoário Sarcocystis neurona que tem como hospedeiro o gambá. Se quiser entender um pouco mais sobre, leia este post.
Habronemose Equina
Leia neste post sobre Habronemose uma doença causada pelo parasita nematódeo Habronema sp., e que pode ser de forma cutânea ou gástrica.
Gostou deste post? Deixe seu comentário