Descubra como acabar com a diarreia dos seus cavalos

Descubra como acabar com a diarreia dos seus cavalos Por mais que a diarreia em equinos seja bastante comum, não deixa de ser um sinal de alerta. Ela pode ser causada por uma mudança de alimentação, por causa das condições do ambiente no qual o animal vive ou ainda ser sintoma de alguma doença.

Como a diarreia tende a desidratar o organismo, as consequências podem ser severas para o cavalo. Então é primordial manter o animal hidratado, garantir o fornecimento de nutrientes e contribuir para que a evacuação cesse. O Pro-Sacc Pasta é indicado para isso.

Como o Pro-Sacc melhora a diarreia do equino

O Pro-Sacc Pasta reveste o estômago e o intestino dos animais, impedindo a adesão dos patógenos à parede gastrointestinal. Mais que isso: muitas vezes o revestimento se liga a esses patógenos e os arrasta para fora do intestino.

Este é um mecanismo muito eficiente, pois é justamente a aderência aos tecidos da mucosa dos animais que possibilita a colonização e o processo inflamatório de muitos patógenos.
Os probióticos, depois de ingeridos, colonizam o trato digestivo e por exclusão competitiva se estabelecem sobre outros microrganismos. Uma vez estabilizada, a microbiota do trato digestivo previne a colonização por outras bactérias.

Pesquisas ainda mostram que os mananoligossacarídeos (prebiótico presente no Pro-Sacc Pasta) derivados da parede celular de Saccharomyces cerevisiae também demonstram efeitos na ecologia do trato gastrointestinal. Isso melhora a saúde dos animais e aprimora o sistema imune.

Explicando em miúdos, o Pro-Sacc Pasta adsorve micotoxinas e aglutina bactérias patogênicas à ação das leveduras vivas.

Quais são as vantagens de usar o Pro-Sacc Pasta?

Alguns benefícios podem ser observados logo após a utilização correta e consistente do Pro-Sacc Pasta. São eles:

  • equilíbrio da microbiota a favor da flora benéfica;
  • possível redução do pH;
  • redução de bactérias enteropatogênicas, promovendo sua exclusão;
  • redução e neutralização dos níveis de toxinas e micotoxinas;
  • melhora no sistema imune;
  • melhora na eficiência alimentar.
Ainda que o foco principal de ação do produto esteja no sistema gastrointestinal, sua ação pode desencadear melhorias físicas em outros aspectos.

O produto é indicado para animais com casos agudos e crônicos de diarreia, mas também para os que estão com baixa no sistema imunológico, com laminites ou acidose.

O Pro-Sacc Pasta também é recomendado para animais prestes a serem submetidos a altas cargas de esforço e pressão (física e emocional), como forma de prevenir o estresse. Nesta situação, o produto age para manutenção do equilíbrio gastrointestinal, prevenindo sofrimentos desnecessários.

Mas é importante ressaltar que cada animal apresenta particularidades distintas em seus sistemas. Por isso a dosagem e tempo necessário de aplicação do produto são variáveis.

O Pro-Sacc Pasta não apresenta qualquer risco de toxicidade aos animais. Se os sintomas persistirem ou se agravarem, um profissional deve ser consultado para acompanhamento médico próximo.

REFERÊNCIAS:

  1. BERTECHINI & HOSSAIN, 1993
  2. DEVEGOWDA et al., 1994
  3. EDENS et al., 1997
  4. GRIESHOP et al., 2002
  5. SILVA, 2000)
Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Mieloencefalite Protozoária Equina - EPM (Bambeira Equina)
Mieloencefalite Protozoária Equina - EPM (Bambeira Equina)

Mieloencefalite Protozoária Equina que também é conhecida como bambeira equina é uma enfermidade neurológica causada pelo protozoário Sarcocystis neurona que tem como hospedeiro o gambá. Se quiser entender um pouco mais sobre, leia este post.

Habronemose Equina
Habronemose Equina

Leia neste post sobre Habronemose uma doença causada pelo parasita nematódeo Habronema sp., e que pode ser de forma cutânea ou gástrica.

Gostou deste post? Deixe seu comentário