Blog da Univittá

Entenda como acabar com a diarreia em seus cavalos -  Prosacc Pasta

Entenda como acabar com a diarreia em seus cavalos -  Prosacc Pasta

Bases científicas do Prosacc Pasta

O Pro-Sacc Pasta ao aderir o revestimento no estomago e intestino impede a adesão dos patógenos à parede gastrointestinal e, por muitas vezes, se liga aos mesmos e os arrasta para fora do intestino. Este é um mecanismo muito eficiente, uma vez que é a aderência aos tecidos da mucosa dos animais o que possibilita a colonização e o processo inflamatório de muitos patógenos (SILVA, 2000).

Os probióticos, depois de ingeridos, colonizam o trato digestivo e por exclusão competitiva se estabelecem sobre outros microrganismos. Uma vez estabilizada, a microbiota do trato digestivo previne a colonização por outras bactérias (EDENS et al., 1997).

Segundo pesquisas, os mananoligossacarídeos (prebiótico presente no Pro-Sacc Pasta) derivados da parede celular de Saccharomyces cereviseae, também são compostos que demonstram efeitos na ecologia do trato gastrointestinal proporcionando sua saúde e promovendo o aprimoramento do sistema imune.

Em resumo, suas ações se baseiam em adsorver micotoxinas e aglutinar bactérias patogênicas com a ação das leveduras vivas.

Alguns benefícios podem ser observados apósa utilização correta e consistente do Prosacc Pasta, produto veterinário composto pelos agentes citados anteriormente. São eles: equilibrio da microbiota a favor da flora benéfica; possível redução do pH; redução bactérias enteropatogênicas, promovendo sua exclusão; redução e neutralização dos níveis de toxinas e micotoxinas; melhora no sistema imune; melhora da eficiência alimentar.

Ainda que o foco principal de ação do produto esteja no sistema gastrontestinal, sua ação nesse meio pode desencadear melhoras físicas em todos os aspectos do natural. Desse modo, outros animais podem se beneficiar da ação do Prosacc Pasta, além daquele que apresentam casos agudos e crônicas de diarréia, são eles: animais com baixa no sistema imunológico; animais em acidose e animais com laminítes.

Outro utilização possível do Prosacc Pasta é como prevenção dos momentos de estresse, em se tratando de animais prestes a serem submetidos a altas cargas de esforço e pressão (física e emocional). Neste quadro, o produto agiria na manutenção do equilíbrio gastrointestinal, previnindo sofrimentos desnecessários.

Case de Sucesso - Prosacc Pasta

As imagens a seguir mostra um potro com 20 dias de idade. Na foto da esquerda o animal estava no quinto dia de uma diarreia extremamente aquosa. Neste momento, o Prosacc Pasta foi aplicado pelo veterinário, na dosagem de meia bisnaga.

A foto da direita mostra é do dia seguinte à aplicação, mostrando uma clara interrupção da diarréia. A recomendação é a utilização até que os sintomas sejam interrompidos, o que no caso se deu com apenas a utilização de meia bisnaga. 

É importante ressaltar que cada animal é diferente, e apresenta particularidades em seus sistemas, o que acarreta em variações de dosagem e tempo necessário de aplicação do produto. Contudo, o Prosacc não apresenta qualquer risco de toxicidade aos animais. E ainda, se os sintomas persistirem ou se agravarem, um profissional deve ser consultado para um acompanhamento médico próximo. 

 

REFERENCIAS:

  1. BERTECHINI & HOSSAIN, 1993
  2. DEVEGOWDA et al., (1994)
  3. GRIESHOP et al., (2002)
Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Compartilhe este post:

Postado Por: Allan Rômulo

Allan Rômulo
Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Leia Também:

Gostou deste post? Deixe seu comentário