Importância, e como mineralizar os ovinos e os caprinos

Importância, e como mineralizar os ovinos e os caprinos
Para que um animal desenvolva todo o seu potencial, o mesmo requer uma série de condições prioritárias. Entre essas, a alimentação tem maior destaque.

A maioria das pastagens são pobres em alguns minerais essenciais à alimentação animal, entre eles: cálcio, fósforo, cobalto, cobre, zinco, manganês, iodo, ferro, magnésio, entre outros. Sendo assim, é importante lembrar  que quando sobra um componente, falta outro., e as carências nessa categoria de alimento têm conseqüências sérias, como:

Menor produção de carne e leite;
Baixo índice de fertilidade;
Diminuição da resistência às doenças;
Alta mortalidade; e
Causa o aparecimento de doenças que não se resolve de uma hora para outra.
O sal mineral deve ser fornecido em cochos cobertos durante todo o ano, suprindo possíveis necessidades encontradas na alimentação. O ideal é que a mistura mineral seja balanceada com base nas exigências do animal e de acordo com a composição média dos solos e de forragens da região.

Além de prevenir todos esses fatores descritos acima a suplementação animal pode ser usada como uma eficiente ferramenta para alimentação animal em diferentes períodos do ano. Na seca por exemplo, uma suplementação bem assistida e orientada pode garantir o escore corporal do animal durante todo esse período crítico.

Mas como deve ser feita essa suplementação?

  1. Siga criteriosamente as orientações do fornecedor a não ser que tenha uma assessoria ou acompanhamento de um profissional qualificado (Médico Veterinário);
  2. Mantenha os cochos de suplementação sempre cobertos;
  3. Não forneça a suplementação mineral próximo a aguadas ou até mesmo permita que o animal tenha acesso logo após a ingestão dessa suplementação;
  4. Garanta um acesso em boas condições do animal ao cocho, sem a presença de lama ou cercas;
  5. Jamais utilize sal de outra espécie de animal (bovinos, equinos, etc) para suplementar ovinos;
  6. Esteja certo que a capacidade de seu cocho é suficiente para suplementar todo lote em questão; (a medida ideal para cochos exclusivo de suplementação  é de 4 cm de cocho por animal)
  7. Para garantir o consumo de todas as categorias de animais, procure com o auxílio de um profissional a forma e a quantidade certa que essa suplementação pode ser inserida na dieta dos animais; (no caso de creep, os resultados podem ser extraordinário)
  8. Sempre procure empresas idôneas e de reconhecimento comprovado para fornecer sua suplementação mineral; (os índices de intoxicação de ovinos por suplementação errônea costuma ser altíssimo)
  9. Nem todo sal mineral pode ser diluído com sal branco, certifique-se que o que você usa pode ser feito, pois do contrário, ao alterar a formula com uma diluição o resultado poderá não ser favorável;
  10. Estude sempre novas alternativas e possibilidades de suplementação para todas as épocas do ano; e
  11. Jamais deixe o cocho de suplementação vazio.
Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Probiótico para cavalos: tipos, benefícios e como usar
Probiótico para cavalos: tipos, benefícios e como usar

Muito tem se estudado sobre a utilização de probiótico para cavalos, mas o que de fato existe para o uso nos equinos e que critérios precisam para seu uso? Confira essa e outras dicas neste artigo.

Benefícios da utilização de levedura viva na alimentação de ovinos
Benefícios da utilização de levedura viva na alimentação de ovinos

Existem inúmeros benefícios de se utilizar levedura viva na alimentação dos ovinos. Saiba quais são eles e toda comprovação desse benefício.

Gostou deste post? Deixe seu comentário