Blog da Univittá

Importância, e como mineralizar os ovinos e os caprinos

Importância, e como mineralizar os ovinos e os caprinos
Para que um animal desenvolva todo o seu potencial, o mesmo requer uma série de condições prioritárias. Entre essas, a alimentação tem maior destaque.

A maioria das pastagens são pobres em alguns minerais essenciais à alimentação animal, entre eles: cálcio, fósforo, cobalto, cobre, zinco, manganês, iodo, ferro, magnésio, entre outros. Sendo assim, é importante lembrar  que quando sobra um componente, falta outro., e as carências nessa categoria de alimento têm conseqüências sérias, como:

Menor produção de carne e leite;
Baixo índice de fertilidade;
Diminuição da resistência às doenças;
Alta mortalidade; e
Causa o aparecimento de doenças que não se resolve de uma hora para outra.
O sal mineral deve ser fornecido em cochos cobertos durante todo o ano, suprindo possíveis necessidades encontradas na alimentação. O ideal é que a mistura mineral seja balanceada com base nas exigências do animal e de acordo com a composição média dos solos e de forragens da região.

Além de prevenir todos esses fatores descritos acima a suplementação animal pode ser usada como uma eficiente ferramenta para alimentação animal em diferentes períodos do ano. Na seca por exemplo, uma suplementação bem assistida e orientada pode garantir o escore corporal do animal durante todo esse período crítico.

Mas como deve ser feita essa suplementação?

  1. Siga criteriosamente as orientações do fornecedor a não ser que tenha uma assessoria ou acompanhamento de um profissional qualificado (Médico Veterinário);
  2. Mantenha os cochos de suplementação sempre cobertos;
  3. Não forneça a suplementação mineral próximo a aguadas ou até mesmo permita que o animal tenha acesso logo após a ingestão dessa suplementação;
  4. Garanta um acesso em boas condições do animal ao cocho, sem a presença de lama ou cercas;
  5. Jamais utilize sal de outra espécie de animal (bovinos, equinos, etc) para suplementar ovinos;
  6. Esteja certo que a capacidade de seu cocho é suficiente para suplementar todo lote em questão; (a medida ideal para cochos exclusivo de suplementação  é de 4 cm de cocho por animal)
  7. Para garantir o consumo de todas as categorias de animais, procure com o auxílio de um profissional a forma e a quantidade certa que essa suplementação pode ser inserida na dieta dos animais; (no caso de creep, os resultados podem ser extraordinário)
  8. Sempre procure empresas idôneas e de reconhecimento comprovado para fornecer sua suplementação mineral; (os índices de intoxicação de ovinos por suplementação errônea costuma ser altíssimo)
  9. Nem todo sal mineral pode ser diluído com sal branco, certifique-se que o que você usa pode ser feito, pois do contrário, ao alterar a formula com uma diluição o resultado poderá não ser favorável;
  10. Estude sempre novas alternativas e possibilidades de suplementação para todas as épocas do ano; e
  11. Jamais deixe o cocho de suplementação vazio.
Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Compartilhe este post:

Postado Por: Allan Rômulo

Allan Rômulo
Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Leia Também:

Gostou deste post? Deixe seu comentário