Blog da Univittá

O que devo fazer para engordar meu cavalo?

O que devo fazer para engordar meu cavalo?

O que devo fazer para engordar meu cavalo?

Frequentemente escutamos essa reclamação: “Meu cavalo não engorda, dou a melhor ração, feno à vontade e um bom suplemento, mas ele não pega peso, está sempre fino.” Para resolver esse dilema precisamos enxergar a situação como um todo e entender em qual situação ou condição o animal se encontra. É importante saber se o animal de fato necessita ganhar peso, e se sua sanidade está favorecendo para isso.

Dessa forma, exames deverão ser feitos para descartar possíveis doenças que possam impedir esse aumento de score. Uma vez feito isso e o animal se encontrando em perfeitas condições nos índices laboratoriais, algumas medidas deverão ser tomadas.

Nesse artigo você vai ver:

Como o vermífugo pode contribuir para o ganho de peso do meu animal?

Até que ponto o sal mineral influencia no ganho de peso?

No que a saúde intestinal influencia para a condição corporal de meu animal?

O manejo pode interferir no ganho de peso?

Que suplemento existe e como pode ser usado para melhorar a condição corporal de meu cavalo?


Como o vermífugo pode contribuir para o ganho de peso do meu animal?

É fundamental que a vermifugação do animal esteja em dia, pois a presença de vermes causa problemas não só na absorção de nutrientes, mas também na saúde de forma geral do animal. Além de poder causar agressões na parede intestinal muitas vezes irreversível.

Dessa forma, é importante envolver um veterinário nesse bate papo e estudar qual vermífugo poderá ou deverá ser utilizado para fazer uma eficaz vermifugação. Atualmente os exames laboratoriais como o OPG gira em torno de oito reais e expõe de forma clara e direta o nível de infestação que se encontra o animal e a espécie do parasita envolvido.

Até que ponto o sal mineral influencia no ganho de peso?

A ingestão de sal mineral pelo animal deve ser diária numa quantidade de em média 60g por dia. Raramente um animal não procura o sal para sua ingestão voluntária, mas caso não procure é importante a “ingestão forçada”, inserção dessa quantidade de sal mineral para equinos misturado na ração.

Os minerais participam de centenas de reações enzimáticas no organismo do animal, inclusive no quesito hidratação. O fato de consumir sal fará com que seus índices reprodutivos melhore, sua disposição para o exercício, sua imunidade melhore e também seu escore corporal será equilibrado.

Existem inúmeras marcas no mercado e o importante é que esse sal mineral seja próprio para ingestão de equinos.

No que a saúde intestinal influencia para a condição corporal de meu animal?

Esse fator talvez seja o ponto mais importante e a causa principal da dificuldade que seu animal apresenta de ganhar peso. Muitas vezes lesões criadas na parede intestinal dos equinos causa reflexo para toda a vida do cavalo, uma diarreia de potro ou durante o seu desenvolvimento por um tempo prolongado pode gerar lesões em determinadas porções do intestino onde nessas eram colonizadas por um tipo específico de bactérias e a ausência desta gera uma deficiência na absorção de alguns nutrientes. Para tanto, existem no mercado aditivos probióticos como o Pro-Sacc, um composto de levedura viva que favorece o desenvolvimento da bactérias que beneficiam a flora intestinal do animal. A utilização desse tipo de produto em animais após a vermifugação e de forma contínua em animais estabulados vai garantir uma maior absorção dos nutrientes, prevenir cólicas, melhorar o desempenho atlético e o estado geral do animal como pelagem, qualidade de casco e disposição.

O manejo pode interferir no ganho de peso?

O equino é um nômade herbívoro e essa definição nos faz refletir em como está o manejo alimentar de nossos animais, muitas vezes restringimos o fornecimento de concentrado e volumoso em uma ou duas vezes ao dia, o que é “trágico”. Como queremos que um animal que tem como hábito natural o pastejo constante, e é forçado a se alimentar rapidamente e em duas ou três porções, tenha uma estrutura intestinal saudável? Isso é praticamente impossível o que podemos fazer é tentar encurtar ao máximo o fornecimento da dieta em pequenas porções ao dia, e no caso dos volumosos o mais verde possível.

Que suplemento existe e como pode ser usado para melhorar a condição corporal de meu cavalo?

Uma vez cuidando desses pontos já citados estaremos com meio caminho andado. Para engordar um animal o fornecimento de volumoso, um concentrado de qualidade e Pro-Sacc é fundamental, pois garantiremos o aproveitamento total da dieta. Para acelerar o processo utilizar de alguns suplementos pode ser de grande valia. Para tanto, a utilização de óleos degomado de arroz como o GamaRice ou de suplementos energéticos como o E-Power darão o aporte calórico faltante para o ganho de peso, o óleo, comprovadamente já é muito utilizado para esse fim, pois contem em torno de 3800 calorias e proporciona o fornecimento de Omega 3 e 6, fundamental para a melhoria da pelagem e ganho de massa muscular. Já a Utilização do E-Power é muito inovadora, trata-se de um produto altamente calórico com quase o dobro da caloria do óleo e é extremamente palatável. É uma borra de melaço que tornasse um incentivador voluntário de tudo que for fornecido para o animal que contiver ele e na dose de 300ml por dia trará resultados em poucas semanas.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Compartilhe este post:

Postado Por: Allan Rômulo

Allan Rômulo
Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Leia Também:

Gostou deste post? Deixe seu comentário