O que devo saber para solucionaro problema de diarreia de meu animal?

O que devo saber para solucionaro problema de diarreia de meu animal?

Não é raro os proprietários nos procurar relatando que seu animal apresenta uma diarreia recorrente (que vai e volta) ou até mesmo crônica (com muitos dias instalada).

Mas como reverto esse quadro? Como devo administrar o tratamento com prebióticos, probióticos e qual dose usar?

Bom, para responder essas perguntas temos que primeiramente entender a natureza dessa diarreia e excluir alguns diagnósticos diferenciais. Para tanto, é importante saber a quanto tempo esse animal foi vermifugado e qual o princípio ativo utilizado. Qual a idade do animal e do que ele se alimenta, especificando fonte de volumoso e tipo de ração. Quais exames já foram realizados e principalmente, a quantos dias esse animal se encontra com diarreia.

Quando perguntamos há quanto tempo o animal foi vermifugado queremos descartar a possibilidade dessa diarreia ser uma infestação parasitária e o principio ativo usado nos ajuda a identificar contra quais vermes esse vermífugo agiu e com o que podemos estar lidando.

Ao sabermos a idade, imaginamos quais infestações são mais encontradas nesses animais nessa fase, podendo assim fechar ainda mais o funil para o diagnóstico. Saber qual é a dieta que esse animal tem, podemos ter uma suposta fonte de infecção que estamos lidando e se após o tratamento o desafio continuará sendo enfrentado.

Para todo clínico e profissional que esteja lidando com o animal, saber se foi feito algum exame é fundamental para fechar o diagnóstico, nos casos que esse tipo de recurso for aplicado.

Uma vez levantada todas essas informações passamos para um próximo passo, que é a escolha do produto que devemos utilizar para tratar esse desequilíbrio gastrointestinal. O que temos no mercado hoje para tratar o desequilíbrio gastrointestinal de nossos animais? Saber como eles agem e como devemos utilizarmos no caso que estamos enfrentando é fundamental para se ter sucesso e reverter esse sintoma, “a diarreia”.

Seja utilizando probiótico para cavalo, para cães ou gatos fique atento que todo remédio pode ser um veneno e o que vai diferenciar um do outro é a dose.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Mieloencefalite Protozoária Equina - EPM (Bambeira Equina)
Mieloencefalite Protozoária Equina - EPM (Bambeira Equina)

Mieloencefalite Protozoária Equina que também é conhecida como bambeira equina é uma enfermidade neurológica causada pelo protozoário Sarcocystis neurona que tem como hospedeiro o gambá. Se quiser entender um pouco mais sobre, leia este post.

Habronemose Equina
Habronemose Equina

Leia neste post sobre Habronemose uma doença causada pelo parasita nematódeo Habronema sp., e que pode ser de forma cutânea ou gástrica.

Gostou deste post? Deixe seu comentário