O que é aerofagia dos equinos?

O que é aerofagia dos equinos?

Em muitos cavalos podemos observar comportamentos estereotipados que não fazem parte da naturalidade do animal, podem ser oriundos de estresse ou simplesmente por falta de atividades físicas. Dentre estes a aerofagia é um dos mais comuns,que é popularmente chamado de “engolir ar”. 
O animal apoia os dentes incisivos sob uma superfície (porta da cocheira, tábua do piquete, etc..) e flexiona o pescoço, deste modo o palato mole se desloca dorsalmente criando um “canal” entre a cavidade oral e laringe, depois o ato de deglutição faz com que a laringe se feche e o ar é direcionado para o esôfago. 
Existem cavalos que desenvolvem uma maneira diferente de fazer este processo,onde não há necessidade de apoiar os dentes sob superfície alguma, eles fazem movimentos repetitivos com a cabeça, fecham a boca e flexionam o pescoço e deglutem o ar.

Este comportamento pode gerar diversas consequências para o animal e seu proprietário como diminuição da ingestão de alimentos, desgaste irregular dos dentes, queda de performance, emagrecimento, úlceras estomacais, gastrite e até cólica.

Há algumas ações para amenizar a aerofagia, como o uso de um colar específico, eliminar superfícies onde o cavalo possa apoiar os dentes,aumentar a frequência do fornecimento de volumoso, deixá-lo solto por mais tempo em áreas maiores e até um tratamento cirúrgico que deve ser utilizado em  último caso.

Temos que ter também a preocupação com os problemas patológicos que este comportamento traz ao animal, o mais comum é a gastrite, que faz o animal perder ainda mais o apetite e consequentemente perder peso, sem contar do excesso de ar que se acumula do estomago gerando um enorme desconforto gástrico e na maioria dos casos leva ao animal a cólicas.

A Univittá lança no mercado um suplemento interessante. Com ingredientes diferenciados e exclusivos o ENDOGASTRIN é indicado para animais em todas as fases de desenvolvimento e alivia o desconforto promovido pelos gases proveniente da dieta e desse péssimo habito dos equinos, além de promover a segurança gástrica que seu animal precisa.  

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Jayme Rocha
Jayme Rocha

Apaixonado por cavalos, treinador e estudante de Medicina Veterinária, atualmente trabalha no departamento de marketing e relacionamento com o cliente na Univittá Saúde Animal.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Mieloencefalite Protozoária Equina - EPM (Bambeira Equina)
Mieloencefalite Protozoária Equina - EPM (Bambeira Equina)

Mieloencefalite Protozoária Equina que também é conhecida como bambeira equina é uma enfermidade neurológica causada pelo protozoário Sarcocystis neurona que tem como hospedeiro o gambá. Se quiser entender um pouco mais sobre, leia este post.

Habronemose Equina
Habronemose Equina

Leia neste post sobre Habronemose uma doença causada pelo parasita nematódeo Habronema sp., e que pode ser de forma cutânea ou gástrica.

Gostou deste post? Deixe seu comentário