Em muitos cavalos podemos observar comportamentos estereotipados que não fazem parte da naturalidade do animal, podem ser oriundos de estresse ou simplesmente por falta de atividades físicas. Dentre estes a aerofagia é um dos mais comuns,que é popularmente chamado de “engolir ar”.
O animal apoia os dentes incisivos sob uma superfície (porta da cocheira, tábua do piquete, etc..) e flexiona o pescoço, deste modo o palato mole se desloca dorsalmente criando um “canal” entre a cavidade oral e laringe, depois o ato de deglutição faz com que a laringe se feche e o ar é direcionado para o esôfago.
Existem cavalos que desenvolvem uma maneira diferente de fazer este processo,onde não há necessidade de apoiar os dentes sob superfície alguma, eles fazem movimentos repetitivos com a cabeça, fecham a boca e flexionam o pescoço e deglutem o ar.
Este comportamento pode gerar diversas consequências para o animal e seu proprietário como diminuição da ingestão de alimentos, desgaste irregular dos dentes, queda de performance, emagrecimento, úlceras estomacais, gastrite e até cólica.
Há algumas ações para amenizar a aerofagia, como o uso de um colar específico, eliminar superfícies onde o cavalo possa apoiar os dentes,aumentar a frequência do fornecimento de volumoso, deixá-lo solto por mais tempo em áreas maiores e até um tratamento cirúrgico que deve ser utilizado em último caso.
Temos que ter também a preocupação com os problemas patológicos que este comportamento traz ao animal, o mais comum é a gastrite, que faz o animal perder ainda mais o apetite e consequentemente perder peso, sem contar do excesso de ar que se acumula do estomago gerando um enorme desconforto gástrico e na maioria dos casos leva ao animal a cólicas.
A Univittá lança no mercado um suplemento interessante. Com ingredientes diferenciados e exclusivos o ENDOGASTRIN é indicado para animais em todas as fases de desenvolvimento e alivia o desconforto promovido pelos gases proveniente da dieta e desse péssimo habito dos equinos, além de promover a segurança gástrica que seu animal precisa.
Apaixonado por cavalos, treinador e estudante de Medicina Veterinária, atualmente trabalha no departamento de marketing e relacionamento com o cliente na Univittá Saúde Animal.
Mais artigos deste autorMieloencefalite Protozoária Equina que também é conhecida como bambeira equina é uma enfermidade neurológica causada pelo protozoário Sarcocystis neurona que tem como hospedeiro o gambá. Se quiser entender um pouco mais sobre, leia este post.
Leia neste post sobre Habronemose uma doença causada pelo parasita nematódeo Habronema sp., e que pode ser de forma cutânea ou gástrica.
Gostou deste post? Deixe seu comentário