O que saber para suplementar um potro

O que saber para suplementar um potro

Todo o potro deve ser suplementado com produtos para crescimento?

Não, o que precisamos garantir a um potro é o acesso a uma alimentação de qualidade. Se de forma correta entendermos que o sal mineral e a ração tratam-se de uma suplementação, sim, esse tipo de suplementação poderá fazer a diferença no desenvolvimento de um potro.

É importante garantir aos potros um capim de qualidade que proporcione ao animal desde muito novo uma fonte de energia e fibra de qualidade fazendo assim com que ele consiga antecipar sua capacidade de se alimentar de alimento e sair do aleitamento o mais cedo possível.

Garanta que seu potro tenha acesso e consuma a sal mineral de qualidade e a vontade, pois o mesmo proporcionará uma boa formação de ossos e tendões, além de contribuir a formação e absorção de proteínas, disponibilidade de energia e síntese de ação de hormônios.

A ração garante uma estabilidade nos diferentes períodos do ano as diferentes qualidades do capim, garantindo para o animal uma fonte extra de proteínas, energia e em alguns casos vitaminas. Já o acesso a água de qualidade é inegociável, ela deve estar limpa, sem cheiro, numa temperatura agradável e sempre à disposição dos animais.  

Quando e como devo suplementar um potro?

Uma vez garantida a necessidade básica na dieta de um potro é sempre bom observarmos como ele está frente ao rebanho ou outros exemplares da raça na impossibilidade de uma comparação no próprio haras. Procurar saber se o animal está com o mesmo desempenho que os demais animais com o mesmo tamanho ou peso, mas sempre ponderar e se informar sobre as características do pai e da mãe desse potro que são determinantes em todo o processo e resultado do desenvolvimento.

Sabido isso é sempre bom vermifugar o animal para garantir que tudo que for dado para ele seja bem aproveitado, nesse mesmo período entrar com um Pro-SACC fará toda diferença, pois vai melhorar a digestibilidade da dieta total e promover o desenvolvimento.

Se o animal apresentar baixo crescimento a utilização do CRESCER pode fazer grande diferença e promover ao animal acesso a aminoácidos, vitaminas e minerais determinantes para esse ganho de desempenho.

Uma vez atingido o crescimento médio para raça, é importante avaliar a real necessidade de se continuar a suplementação e o veterinário tem um papel importante nessa tomada de decisão.

Com qual idade posso suplementar um potro?

Desde que haja a real necessidade, principalmente em casos de potros órfãos e que o produto utilizado já tenha sido testado e seguro para animais jovens a partir dos 15 dias que é quando o animal começa a procurar e se interessar por alimentos.

Nessa fase o Pro-SACC vai ajudar muito na maturidade do aparelho digestivo do animal, antecipando o período de ingestão de alimento promovendo assim de forma natural um maior desenvolvimento do animal.

Para garantir o crescimento de forma mais completa o CRESCER vai exercer um bom papel e como já estado em animais muito jovens vai garantir que o animal se desenvolva sem qualquer perda de desenvolvimento.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Leia Também
Desvende os Segredos da Equinocultura e Nutrição Animal com o Univittá Podcast!
Desvende os Segredos da Equinocultura e Nutrição Animal com o Univittá Podcast!

Descubra o mais novo lançamento da Univittá Saúde Animal: o Univittá Podcast! Conecte-se com especialistas, desvende os segredos da equinocultura e nutrição animal, e mantenha-se atualizado com o que há de mais relevante no universo dos cavalos e animais. Saiba mais!

O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados
O Papel da Glutamina na Saúde do Equino: Benefícios e Cuidados

O aminoácido vem se tornando essencial para uma alimentação excelente!

Gostou deste post? Deixe seu comentário