O que são Probióticos ?
O termo Probiótico vem do grego e significa (“pró-vida”), este termo se dá aos probióticos pois eles são micro-organismos vivos (bactérias, fungos, vírus, leveduras), que ingeridos em quantidades adequadas, promovem benefícios aos animais que fazem a ingestão dos mesmos.
Promovendo efeitos benéficos, na microbiota intestinal, melhoria da digestão, absorção de nutrientes e resposta imune.
Para que um probiótico seja considerado eficaz, ele deve possuir uma ou mais características:
Características que definem um eficaz Probiótico:
• Ser capaz de sobreviver ao ambiente gástrico
• Ter taxa de crescimento maior que sua eliminação pelo peristaltismo intestinal
• Ser capaz de se aderir ao muco e as células epiteliais
• Melhorar a microbiota intestinal e absorção de nutrientes.
• Facilitar a Digestão
• Ser inócuo ao seu hospedeiro
• Inibir o crescimento de micro-organismos patogênicos, no trato gastrointestinal.
• Proporcionar aumento da resposta imune, devido seu fortalecimento do sistema imunológico.
• Produzir vitaminas B e K, que são essenciais para os seres vivos.
• Diminuir patologias infecciosas
Os probióticos podem ser utilizados como uma opção devido suas características , dentre elas sua habilidade de diminuir patologias infecciosas (Weese et al.,2003), bem como reduzir o uso de antibióticos em casos de obstruções intestinais.
Neste caso se dá devido sua característica de suprimir micro organismos patogênicos ou impedir seu crescimento no trato gastrointestinal, ele por concorrência e competitividade com os micro organismos patogênicos por sítios de adesão e nutrientes , inibindo os patógenos de sua ação.
Os Probióticos podem ser comercializados de diversas formas, pó, pasta e gel, sendo administrado por via oral, podendo ser administrado diretamente, misturado ao alimento durante a refeição ou fornecido na água.
O Pro-Sacc e Pro-Sacc Pet são aditivos probióticos para cavalos, probiótico para cães e probióticos para gatos da Univittá, que é composto de por :
Saccharomyces cerevisiae, uma levedura organismo pertencente ao reino dos fungos, muito utilizado na culinária humana e na alimentação animal, tem como função favorecer a microbiota intestinal do animal, aglutinando bactérias patogênicas promovendo o fortalecimento e melhoria da resposta imune do animal.
Rodrigo Bicalho
Formado em administração de empresas e estudante de medicina veterinária, atualmente trabalha no Marketing da Univittá
Mais artigos deste autor
Leia Também
Botulismo bovino (doença da vaca caída)
Botulismo bovino também conhecido como doença da vaca caída é uma enfermidade causada pela toxina da bactéria Clostridium botulinum.
A vitamina A na dieta de bovinos
Neste post será abordado tópicos sobre a vitamina A, como sua função no organismo, as consequências de sua deficiência para os bovinos e o porquê e quando suplementar os animais.
Gostou deste post? Deixe seu comentário