Papilomatose
A papilomatose, é uma doença de pele que acomete equinos de até 3 anos de idade, manifestando-se em forma de verrugas, causada pelo papiloma vírus equino. Essas verrugas são consideradas tumores benígnos de aspecto duro, de coloração variando do branco cinza ao negro e estão sempre expostas à superfície da pele ou mucosa.
Etiologia:
Os papilomavirus são vírus pequenos não envelopados que possuem uma molécula de DNA circular de fita dupla. Esta partícula viral é resistente às condições do meio ambiente e aos solventes lipídicos como éter e clorofórmio.
Transmissão:
A transmissão ocorre por contato direto entre um animal contaminado e um susceptível ou por contato com materiais contaminados, como instalações e instrumentos.
Sinais Clínicos:
Verrugas com os formatos filiformes, pedunculares ou de couve-flor em diferentes regiões do corpo. Os locais frequentemente afetados são os lábios e o focinho, embora também possam aparecer nas pálpebras, região paragenital, porção distal dos membros, e nas regiões genitais.
Prevenção e Controle:
Para a prevenção desta doença não se deve permitir a entrada de animais com papilomas na propriedade, além disso a separação e tratamento dos animais doentes devem ser feitos. Para minimizar os riscos de transmissão, o manejo destes animais deve ser realizado após o manejo dos animais sadios.
Diagnóstico:
O diagnóstico é clínico realizado pela visualização das verrugas.
Tratamento:
Esta doença geralmente apresenta involução espontânea após quatro a nove meses. Quando a lesão persiste talvez exista imunossupressão do animal. Na maioria dos casos se desenvolve imunidade completa contra o vírus. Além disso, as verrugas podem ser cirurgicamente removidas ou cauterizadas.
Existem alguns produtos que interagem diretamente com o sistema imunológico do animal, melhorando e por algumas vezes até piorando. A Univittá tem em sua linha O MOS, um aditivo prebiótico que já provado em trabalhos científicos auxilia e promove a melhoria do sistema imunológico do animal. Além dele temos o Pro-SACC um aditivo probiótico que por melhorar significativamente a microbiota intestinal, auxilia na absorção de nutrientes, auxilia na digestibilidade e por consequência melhora muito a imunidade dos animais.
Letícia Simões
Estudante de Medicina Veterinária USP Pirassununga FZEA , estagiária no laboratório de pesquisa em saúde digestiva e desempenho de equinos, atualmente envolvida em um experimento sobre nutrição do casco equino e trabalha no marketing da Univitta Saúde Animal.
Mais artigos deste autor
Leia Também
Mieloencefalite Protozoária Equina - EPM (Bambeira Equina)
Mieloencefalite Protozoária Equina que também é conhecida como bambeira equina é uma enfermidade neurológica causada pelo protozoário Sarcocystis neurona que tem como hospedeiro o gambá. Se quiser entender um pouco mais sobre, leia este post.
Habronemose Equina
Leia neste post sobre Habronemose uma doença causada pelo parasita nematódeo Habronema sp., e que pode ser de forma cutânea ou gástrica.
Gostou deste post? Deixe seu comentário