Principais Parasitas e a Herdabilidade da Resistensia a Nematodeos Gastrintestinais em Ovinos de Corte

Principais Parasitas e a Herdabilidade da Resistensia a Nematodeos Gastrintestinais em Ovinos de Corte

As infecções causadas por helmintos, parasitas internos, geram prejuízos consideráveis na produção de ovinos no Brasil e no mundo. Por isso, estão sendo criadas novas técnicas para a produção destes animais, buscando garantir um custo menor de produção e um melhor produto para o consumidor final. Grande parte dos ruminantes domésticos alberga mais de uma espécie de endoparasitos, e, apesar do parasitismo não ser significativo de doença, pode causar sérios prejuízos econômicos.

Devido a esses parasitas, os produtores estão utilizando anti-helmínticos de forma exacerbada, tendo como conseqüência a resistência parasitária. Dessa forma o controle dos endoparasitas deve ser analisado num contexto amplo, colocando em prática os mecanismos de resistência contra nematódeos, que podem representar um incremento significativo na produtividade.

Baseado no OPG, a seleção de animais resistentes é capaz de inibir o estabelecimento de parasitas e/ou controlar parasitas já estabelecidos na propriedade. Um rebanho com estas características será mais tolerante aos efeitos das infecções e reduzirá a contaminação das pastagens. A resistência ao parasita é determinada pela resposta imune produzida pelo animal,e possibilita uma redução no número de vermifugações, retardando assim o aparecimento de resistência anti-helmíntica.

Baixe o artigo na integra!!

Clique aqui para baixar o PDF
Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Manejo Sanitário e Nutricional da Ovelha Gestantes
Manejo Sanitário e Nutricional da Ovelha Gestantes

O manejo sanitário e nutricional dos ovinos devem fazer parte de toda sua vida, mas ter uma atenção especial nos períodos pré parto e pós parto faz a total diferença na criação, saiba mais...

Considerações importantes sobre a terminação de cordeiros
Considerações importantes sobre a terminação de cordeiros

Nesse artigo tratamos sobre algumas dicas interessantes para o criador que engorda e termina seus cordeiros. Vale a pena coferir...

Gostou deste post? Deixe seu comentário