As vitaminas e seus benefícios para seu cachorro ou gato
O equilíbrio vitamínico é muito importante para qualquer animal. Mas vitaminas do complexo B desempenham um papel especialmente importante para o bom funcionamento do organismo animal. Elas ajudam a converter alimentos em energia para o dia a dia, além de melhorar a absorção dos nutrientes, contribuindo para um animal mais saudável de forma geral.
Muitas dessas vitaminas trabalham em conjunto, mas cada uma proporciona um benefício específico. Alguns exemplos são:
- Diminuição do estresse
- Promover pele e pêlo mais saudáveis, evitando a queda
- Melhora do sistema imunológico
- Prevenção de doenças cardíacas
- Controle de processos inflamatórios
- Aumento da produção de células vermelhas.
Esses são apenas alguns dos benefício proporcionados pelas vitaminas do Complexo B. Confira a seguir o que cada vitamina faz especificamente, e entenda como e se elas podem ajudar a melhorar a qualidade de vida do cãozinho ou gatinho.
Buscar suplementos vitamínicos para cães e gatos, que contenham em especial o Complexo B, é uma boa medidap para ajudar a garantir a saúde do seu animal - sempre com acompanhamento e orientação de um profissional.
B1 – A Anti-Stress
A vitamina B1, também conhecida como Tiamina ou a vitamina “anti-stress”. Ela tem grande capacidade de ajudar o organismo a quebrar os carboidratos, e colabora bastante com a produção de novas células saudáveis.
Isso também faz com que ela seja muito eficiente no controle da obesidade, e principalmente no combate de doenças que prejudicam o sistema de defesa (imunológico) do animal.
Conhecida por diminuir o estresse, é muito indicada para animais agitados ou estressados. Os animais dão muitos sinais de estresse, um deles é a coprofagia sobre a qual já falamos em outro texto aqui no blog.
Na natureza essa vitamina é encontrada nos cereais, feijão, espinafre, couve, melaço e germe de trigo. Mas lembre-se, se optar por fazer alterações na alimientação do animal, procure a orientação de um médico veterinário especializado.
B2 – Para cães e gatos idosos
Conhecida por combater radicais livres, a vitamina B2, ou Riboflavina, funciona como antioxidante, prevenindo o envelhecimento e o desenvolvimento de doenças cardíacas.
É fundamental para produção de glóbulos vermelhos do sangue responsável pêlo transporte de oxigênio.
Essa vitamina pode ser encontrada no arroz selvagem, amêndoas, leite, iogurte, ovos, espinafre e na soja. Mas como já dissemos, antes de qualquer mudança, especialmente em animais idosos, procure um profissional especializado.
B3 – Para melhora da circulação dos animais
Um dos principais benefícios da B3, ou Niacina, é promover o aumento do colesterol bom, o HDL. Quanto maior for o índice deste colesterol, menor o do colesterol ruim no sangue.
Estudos também comprovam que ela pode gerar conforto térmico em animais, promovendo a vasodilatação periférica, melhorando assim a troca de temperatura do animal. Para regiões quentes como o Brasil, em que o calor pode ser especilamente intenso, é interessante para animais de pelagem mais espessa, por exemplo.
Ela pode ser encontrada nas leveduras, carne vermelha, leite, ovos, feijão e vegetais verdes.
B5 – Para uma pele mais saudável
A vitamina B5 pode ser encontrada em quase todas as fontes nutricionais.
Elém de quebrar gordura e carboidratos para a produção de energia, ajudando seu amigo a se sentir mais enérgico, é responsável pela produção de hormônios relacionados à libido e estresse.
É comprovada a participação da vitamina B5 na saúde da pele, redução de vermelhidões, manchas e enfermidades.
B6 – Para doenças inflamatórias
Junto com a vitamina B12, a B6, ou Piridoxina, ajuda a regular o nível do aminoácido homocisteína, relacionado às doenças cardíacas.
É uma vitamina muito ligada aos padrões do humor e do sono, pois ajuda na produção de cerotonina, melatonina e noradrenalina.
A B6 também ajuda na redução dos processos inflamatórios, em doenças como artrite e doenças do sistema locomotor.
Pode ser encontrada no frango, peru, atum, salmão, lentilhas queijo, arroz e cenoura.
B7 – Para cães e gatos diabéticos e de reprodução
Devido a sua ação que promove a saúde do pêlo, pele e unhas, a B7, ou biotina, é conhecida como vitamina da beleza.
Ela também pode ajudar os animais diabéticos no controle dos níveis de glicose no sangue. É uma vitamina imprescindível nas gestações, por se de vital importância para o crescimento do feto.
Ela é encontrada na cevada, no fígado, leveduras, carne de porco, frango, peixe, batatas, couve-flor, gema do ovo e nozes.
B12 – A para todos
Essa vitamina joga em todas as posições, fundamental para produção de células vermelhas, e no auxílio do ferro em criar as proteínas que transportam o oxigênio, as hemoglobinas.
Essa vitamina somente é encontrada nos produtos de origem animal o que não a deixa disponível a todos os animais, aumentado a importância de suplementos vitamínicos para garantir a sáude do seu animalzinho.
Com estas informações, fica fácil entender a importância de bons suplementos vitamínicos do para cães e gatos, especialmente para os idosos, com problemas de pelo, estressados e fêmeas em gestação. Procure sempre a orientação de um médico especializado, mas esteja sempre informado sobre quais podem ser as necessidades do seu amigo.
Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.
Mais artigos deste autorMuito tem se estudado sobre a utilização de probiótico para cavalos, mas o que de fato existe para o uso nos equinos e que critérios precisam para seu uso? Confira essa e outras dicas neste artigo.
Os minerais estão presentes em mais de 300 reações enzimáticas e metabólicas do organismo dos animais e nos pequenos ruminantes isso se faz ainda mais importante. Saiba como...
Gostou deste post? Deixe seu comentário