Saiba como manter seu animal sadio, bem disposto e nutrido...

Saiba como manter seu animal sadio, bem disposto e nutrido...

As vitaminas e seus benefícios para seu cachorro ou gato

O equilíbrio vitamínico é muito importante para qualquer animal. Mas vitaminas do complexo B desempenham um papel especialmente importante para o bom funcionamento do organismo animal. Elas ajudam a converter alimentos em energia para o dia a dia, além de melhorar a absorção dos nutrientes, contribuindo para um animal mais saudável de forma geral.

Muitas dessas vitaminas trabalham em conjunto, mas cada uma proporciona um benefício específico. Alguns exemplos são:

- Diminuição do estresse

- Promover pele e pêlo mais saudáveis, evitando a queda

- Melhora do sistema imunológico

- Prevenção de doenças cardíacas

- Controle de processos inflamatórios

- Aumento da produção de células vermelhas.

Esses são apenas alguns dos benefício proporcionados pelas vitaminas do Complexo B. Confira a seguir o que cada vitamina faz especificamente, e entenda como e se elas podem ajudar a melhorar a qualidade de vida do cãozinho ou gatinho. 

Buscar suplementos vitamínicos para cães e gatos, que contenham em especial o Complexo B, é uma boa medidap para ajudar a garantir a saúde do seu animal - sempre com acompanhamento e orientação de um profissional.

B1 – A Anti-Stress

A vitamina B1, também conhecida como Tiamina ou a vitamina “anti-stress”. Ela tem grande capacidade de ajudar o organismo a quebrar os carboidratos, e colabora bastante com a produção de novas células saudáveis.

Isso também faz com que ela seja muito eficiente no controle da obesidade, e principalmente no combate de doenças que prejudicam o sistema de defesa (imunológico) do animal.

Conhecida por diminuir o estresse, é muito indicada para animais agitados ou estressados. Os animais dão muitos sinais de estresse, um deles é a coprofagia sobre a qual já falamos em outro texto aqui no blog.

Na natureza essa vitamina é encontrada nos cereais, feijão, espinafre, couve, melaço e germe de trigo. Mas lembre-se, se optar por fazer alterações na alimientação do animal, procure a orientação de um médico veterinário especializado.

B2 – Para cães e gatos idosos

Conhecida por combater radicais livres, a vitamina B2, ou Riboflavina, funciona como antioxidante, prevenindo o envelhecimento e o desenvolvimento de doenças cardíacas.

É fundamental para produção de glóbulos vermelhos do sangue responsável pêlo transporte de oxigênio.

Essa vitamina pode ser encontrada no arroz selvagem, amêndoas, leite, iogurte, ovos, espinafre e na soja. Mas como já dissemos, antes de qualquer mudança, especialmente em animais idosos, procure um profissional especializado.

B3 – Para melhora da circulação dos animais

Um dos principais benefícios da B3, ou Niacina, é promover o aumento do colesterol bom, o HDL. Quanto maior for o índice deste colesterol, menor o do colesterol ruim no sangue.

Estudos também comprovam que ela pode gerar conforto térmico em animais, promovendo a vasodilatação periférica, melhorando assim a troca de temperatura do animal. Para regiões quentes como o Brasil, em que o calor pode ser especilamente intenso, é interessante para animais de pelagem mais espessa, por exemplo.

Ela pode ser encontrada nas leveduras, carne vermelha, leite, ovos, feijão e vegetais verdes.

B5 – Para uma pele mais saudável

A vitamina B5 pode ser encontrada em quase todas as fontes nutricionais.

Elém de quebrar gordura e carboidratos para a produção de energia, ajudando seu amigo a se sentir mais enérgico, é responsável pela produção de hormônios relacionados à libido e estresse.

É comprovada a participação da vitamina B5 na saúde da pele, redução de vermelhidões, manchas e enfermidades.

B6 – Para doenças inflamatórias

Junto com a vitamina B12, a B6, ou Piridoxina, ajuda a regular o nível do aminoácido homocisteína, relacionado às doenças cardíacas.

É uma vitamina muito ligada aos padrões do humor e do sono, pois ajuda na produção de cerotonina, melatonina e noradrenalina. 

A B6 também ajuda na redução dos processos inflamatórios, em doenças como artrite e doenças do sistema locomotor.

Pode ser encontrada no frango, peru, atum, salmão, lentilhas queijo, arroz e cenoura.

B7 – Para cães e gatos diabéticos e de reprodução

Devido a sua ação que promove a saúde do pêlo, pele e unhas, a B7, ou biotina, é conhecida como vitamina da beleza.

Ela também pode ajudar os animais diabéticos no controle dos níveis de glicose no sangue. É uma vitamina imprescindível nas gestações, por se de vital importância para o crescimento do feto.

Ela é encontrada na cevada, no fígado, leveduras, carne de porco, frango, peixe, batatas, couve-flor, gema do ovo e nozes.

B12 – A para todos

Essa vitamina joga em todas as posições, fundamental para produção de células vermelhas, e no auxílio do ferro em criar as proteínas que transportam o oxigênio, as hemoglobinas.

Essa vitamina somente é encontrada nos produtos de origem animal o que não a deixa disponível a todos os animais, aumentado a importância de suplementos vitamínicos para garantir a sáude do seu animalzinho.

Com estas informações, fica fácil entender a importância de bons suplementos vitamínicos do para cães e gatos, especialmente para os idosos, com problemas de pelo, estressados e fêmeas em gestação. Procure sempre a orientação de um médico especializado, mas esteja sempre informado sobre quais podem ser as necessidades do seu amigo.

Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Allan Rômulo
Allan Rômulo

Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.

Mais artigos deste autor
Leia Também
Probiótico para cavalos: tipos, benefícios e como usar
Probiótico para cavalos: tipos, benefícios e como usar

Muito tem se estudado sobre a utilização de probiótico para cavalos, mas o que de fato existe para o uso nos equinos e que critérios precisam para seu uso? Confira essa e outras dicas neste artigo.

Importância, e como mineralizar os ovinos e os caprinos
Importância, e como mineralizar os ovinos e os caprinos

Os minerais estão presentes em mais de 300 reações enzimáticas e metabólicas do organismo dos animais e nos pequenos ruminantes isso se faz ainda mais importante. Saiba como...

Gostou deste post? Deixe seu comentário