Suplementos para cavalos de vaquejada

Suplementos para cavalos de vaquejada

O que é vaquejada?


Oriunda no Nordeste brasileiro a vaquejada vem movimentando milhões e arrebanhando inúmeros novos participantes, reconhecida em 2016 como uma manifestação cultural ela consiste em dois vaqueiros montados a cavalo que tem como objetivo derrubar um boi, puxando pelo rabo, entre duas faixas de cal delimitadas na pista.

A legalização da Vaqueja divide opiniões, de um lado, o bem-estar de animais submetidos a estresse, tração nas caudas e quedas arriscadas enquanto tentam escapar dos vaqueiros. De outro, uma prática secular que é tradição cultural no Nordeste, gera empregos e movimenta a economia na região.

A Associação Brasileira de Vaquejada - ABVAQ, traz em seu site muitas informações sobre o esporte, você pode conhecer mais sobre a história da vaquejada, os regulamentos, conferir a agenda de eventos e até ranking dos profissionais que se destacam nas provas.

Informações equivalentes assim como a agenda de eventos pelo país também pode ser vista no Portal da Vaquejada, site com conteúdos exclusivos sobre o esporte.

Em se tratando dos cuidados com o animal, em especial com os cavalos de vaquejada, protagonistas na história, trouxemos algumas informações importantes.

Quais alterações o esporte gera no cavalo?


Os cavalos utilizados no esporte da vaquejada são atletas extremamente exigidos, onde pesquisas mostram alterações físicas, bioquímicas e hematológicas decorrente do próprio estresse físico do exercício comum em qualquer outro esporte. A falta de rotina de treinamento que muitas vezes pode ser inadequado para o animal e condição ambiental imprópria que existe em  alguns eventos de vaquejada pode agravar essas alterações e fazer com que o desempenho do cavalo seja comprometido.

Para tanto, como qualquer atleta o cavalo de vaquejada necessita de um acompanhamento médico veterinário, estudo minucioso de sua dieta e treinamentos para que assim possam desempenhar o melhor de sua aptidão.

Que tipo de suplemento pode ser utilizado?


Pela característica do esporte, um cavalo de vaquejada precisa estar apto para estar presente e disposto durante todo o dia no recinto, disponível para competir a qualquer momento de acordo com sua classificação e desempenho na prova. Um aporte de energia através de um suplemento energético é fundamental uma vez que a principal fonte de energia (o volumoso), por vezes não está em condições tão boas para o consumo.

O quarto de milha é uma raça com várias aptidões e tem característica de serem cavalos musculosos,  cuidar da musculatura desses animais é de fundamental importância e garante a performance desses animais durante a vaquejada. Para isso, existem suplementos destinados especificamente para ganho de massa muscular.

Pela troca de alimentos constante, numero de viagens e até mesmo constante utilização de medicações, garantir a saúde intestinal também é primordial nesses animais. Para garantir isso a utilização de aditivos probióticos e prebióticos podem ajudar muito nesse sentido.

Como cada suplemento para vaquejada contribui para meu cavalo?

Existem diversos suplementos no mercado e cada um pode contribuir de diversas maneiras para os cavalos de vaquejada.

Quando potro, além de um volumoso de qualidade, ração e um sal mineral próprio para cavalos, a utilização de um suplemento para potros pode contribuir muito para o desenvolvimento desses animais. Sendo assim, suplementos como o CRESCER proporciona aminoácidos essenciais que dá o aporte para o ganho de massa muscular primordial para esses animais nessa fase e que com o fornecimento adequado pode se tornar bem significativo. Além disso, o CRESCER vem enriquecido por pré e probiótico colaborando assim com a saúde intestinal dos animais. Vem com uma fonte nobre de cálcio (Lithothamnium calcarium) e uma fonte energética a base de óleo de arroz riquíssimo em tocoferóis.

Quando falamos de suplementos energéticos os mesmos podem contribuir muito para o cavalo de vaquejada, pois vai ajudar muito o desempenho dos animais nas provas e evita que ele venha a perder peso. Essa fonte energética pode ser oriunda de melaço como o E-POWER, sendo classificada como uma fonte rápida de energia por conter melaço e óleos essenciais e/ou um suplemento energético a base de óleo de arroz como o GAMARICE, conhecida como energia fria, pois não altera o comportamento do animal e dá o suporte energético ideal para o animal desempenhar seu esporte e evitar que ele perca peso.

Conforme citado anteriormente para musculatura o FORT HORSE vem enriquecido com a proteína do soro do leite que garante o aporte de aminoácidos ideal para animais de alto desempenho atlético. Vem também com vitaminas e minerais que dão o suporte mineral na medida certa, a fim de garantir a hidratação do mesmo durante os treinamentos e a saúde intestinal que o animal precisa para se manter no esporte.

Agora, nada disso é possível se o animal não estiver apto para o aproveitamento dos nutrientes, por isso o aporte com o probiótico para cavalos Pro-SACC pode ser determinante, pois ele ajudará o aproveitamento de tudo que é dado para o animal melhorando a microflora intestinal e promovendo o auxilio na digestibilidade, fazendo com que as mudanças das dietas tenham pouco impacto desempenho e na vida do animal. O animal se tornará mais resistente aos impactos negativos da vermifugações, aos fenos de baixa qualidade, a administração de antibióticos, antinflamatórios e qualquer outra medicação.

Conclusão


Como falamos acima, a Vaquejada divide opiniões, considerado um esporte e patrimônio cultural para a região do nordeste, também desperta o senso crítico de diversas pessoas e organizações protetoras dos animais pelo país. Prezar pela saúde e bem estar dos animais envolvidos na atividade é primordial!

E você, o que acha da vaquejada?
Saiba onde comprar produtos Univittá:
Encontre o revendedor mais próximo.
Univittá Saúde Animal
Univittá Saúde Animal

Somos um grupo criado através da união de duas empresas, Univittá e Pharmacêutica, comprometidas e empenhadas em aplicar conhecimentos técnicos e científicos em benefício da prevenção e da cura de doenças animais, fazendo o novo para gerar soluções.

Mais artigos deste autor
Leia Também
O que considerar na hora de escolher um suplemento para cavalos? Veja 2 fatores importantes!
O que considerar na hora de escolher um suplemento para cavalos? Veja 2 fatores importantes!

Se você busca suplementar o seu cavalo, antes de tudo precisa ter em mente que ele é um animal herbívoro, ou seja, que a presença de volumoso (capim/feno) na dieta é fundamental.

Saiba mais sobre a importância do exercício físico para seu cavalo
Saiba mais sobre a importância do exercício físico para seu cavalo

Nesse artigo falamos sobre o papel do exercício físico na mantença da performance de seu cavalo.

Gostou deste post? Deixe seu comentário