Formar um cavalo campeão, que possa ganhar inúmeros prêmios, é o desejo de muitos criadores e proprietários. Mas o caminho nem sempre é fácil.
É preciso conhecimento da raça, investimento e dedicação. Se esse é o seu desejo, veja neste artigo o que fazer para que seu potro seja um campeão.
Fatores que influenciam para um cavalo campeão
É normal surgirem dúvidas como “meu potro está no tamanho ideal?”, “ele vai crescer até quanto?”, “até qual idade meu cavalo pode crescer?”. E acompanhar a taxa de crescimento dos animais é realmente de fundamental importância para assegurar uma conformação harmoniosa e uma estrutura musculoesquelética consistente, que proporcione ao animal um desempenho excelente.
Fatores ambientais e genéticos também ajudam a determinar de forma gradual o potencial atlético do animal. A avaliação do desenvolvimento de animais jovens tem sido baseada, principalmente, em características como:
- Idade;
- Peso corporal;
- Altura da cernelha;
- Ganho médio diário de peso corporal.
Embora a velocidade de crescimento tenha uma base genética, a manifestação do potencial de desenvolvimento está baseada no aporte nutricional.
É por isso que estudos de características como altura de cernelha e peso corporal são de grande relevância — bem como de outros fatores que possam afetar o desenvolvimento de potros criados no Brasil, como a base genética.
Como avaliar o desenvolvimento dos potros
A avaliação de desenvolvimento dos potros deve ser realizada mensalmente. Estudos indicam que a média de peso ao nascimento é de 10% do peso do animal adulto e que, aos 18 meses, o potro já tem 79% do peso corporal.
Como exemplos, vamos citar um Puro Sangue Inglês.
- Peso corporal médio ao nascimento: 52 kg nos machos e 49 kg nas fêmeas.
- Peso corporal aos 18 meses: média de 442 kg nos machos e 400 kg nas fêmeas.
É possível ajudar meu potro a crescer?
A resposta para essa pergunta é “sim”, com a ajuda de suplementos. O CRESCER foi desenvolvido para auxiliar o crescimento de potros, mantendo o equilíbrio corpóreo esquelético e muscular.
É indicado para todos os equídeos em desenvolvimento, mas principalmente para aqueles com atraso ou déficit do crescimento ou os que estão com perda de massa muscular.
O CRESCER é composto por BCAA, sigla para leucina, isoleucina e valina, cadeia de aminoácidos essenciais para os equídeos. Eles constituem cerca de 35% dos músculos estriados dos cavalos, ajudando a diminuir a destruição de proteínas intracelulares para o uso de energia e a construir massa muscular magra.
Como a quantidade e a qualidade das proteínas corporais precisam ser adequadas nos tecidos (fibras musculares, epitélio intestinal, pele, etc.) para que o animal possa crescer e se desenvolver, muitos profissionais defendem a suplementação desses aminoácidos. É a partir deles, presentes em todos os tecidos e em todos os líquidos do organismo, que a síntese proteica é realizada.
Quais são os benefícios do CRESCER
O teor em aminoácidos essenciais reflete na qualidade das proteínas dietéticas, que é substancialmente melhorada com uma suplementação de lisina à alimentação. A lisina no CRESCER garante que o crescimento de potros desmamados passe de 370 g/dia para 730 g/dia quando há incremento do suplemento à ração.
Além disso, analisando a influência da cultura de Saccharomyces cerevisiae (presente no CRESCER) na digestibilidade e na taxa de passagem de alimentos em cavalos alimentados com concentrado e volumoso em proporções iguais, estudos concluem que a suplementação com levedura melhora a digestibilidade e, consequentemente, a conversão alimentar.
Com isso, a suplementação dos equinos resulta em uma melhor condição corporal, além de otimizar processos tanto produtivos quanto reprodutivos e em reduzir transtornos metabólicos como cólicas e laminites.
Para aumentar a segurança e garantir o desenvolvimento dos animais, incluímos na formulação o MOS (mananoligossacarídeos), aditivo prebiótico que desempenha excepcional função de adsorção de micotoxina, minimizando a ação dos fungos que são responsáveis por uma perda de aproximadamente 35% da produtividade e que acarretam em baixas que vão desde as taxas reprodutivas até o desempenho atlético.
Medico Veterinário, empresário fundador da Univittá Saúde Animal, pós graduado em administração de empresas pela FGV. Formulador e desenvolvedor de tecnologias para nutrição animal, com experiência em marketing veterinário e venda de produtos de conceito.
Mais artigos deste autorSe você busca suplementar o seu cavalo, antes de tudo precisa ter em mente que ele é um animal herbívoro, ou seja, que a presença de volumoso (capim/feno) na dieta é fundamental.
Nesse artigo falamos sobre o papel do exercício físico na mantença da performance de seu cavalo.
Gostou deste post? Deixe seu comentário